Ajuda com gestão de imóveis de terceiros na plataforma.

Respondido!
Alyson48
Level 6
State of Pernambuco, Brazil

Ajuda com gestão de imóveis de terceiros na plataforma.

Olá todos e todas,

atualmente tem um anúncio de imóvel da família então recebo os valores direto na conta e é tudo muito simples.

 

recentemente recebi uma proposta para administrar outros imóveis no mesmo condomínio, o que seria muito fácil porque já tenho uma logística enxuta com o meu próprio imóvel, com equipe de limpeza, gestão de enxoval, fotos do local, páginas no instagram etc.

 

Gostaria de saber se os companheiros aqui que fazem gestão de imóveis de terceiros como fazem com o pagamento. Recebem direto na conta e repassam os valores ou cadastram os detalhes de pagamento do proprietário e recebem uma comissão em cima desse valor? 

 

Agradeço, desde já as respostas 

Alyson Lima
1 Melhor Resposta

Olá @Alyson48 eu administro alguns imóveis de terceiros e o ideal é vc cadastrar os dados deles como recebedores da porcentagem acordada. No próprio site vc consegue cadastrar por porcentagem, quanto cada 1 vai receber. Só fique atento pois a taxa de limpeza tbem entra nessa conta, da mesma forma que o airbnb tira porcentagem sobre ela, a sua comissão tbem será descontada dela. 

Cadastrar os dados dos proprietários é até uma segurança pra vc por conta do valor movimentado em conta e importante pra quando vcs fizerem a declaração de imposto de renda. Ao cadastrar os dados do proprietário, peça sempre o endereço o qual ele entregou o comprovante de renda, quando abriu essa conta, pois esses dados são verificados com o Banco Central e o endereço que consta no BC é o primeiro comprovante de residência que enviaram ao abrir a conta, mesmo.que tenham mudado no banco o endereço de correspondência. Lembrando que demoram uns 2 ou 3 dias para essa confirmação, o ideal é que vc cadastre os dados do proprietário assim que montar os anúncios. 

Boa sorte e bem vindo ao time de anfitriões profissionais!!!!!

Exibir Melhor Resposta no post original

19 Respostas 19

Olá @Alyson48 eu administro alguns imóveis de terceiros e o ideal é vc cadastrar os dados deles como recebedores da porcentagem acordada. No próprio site vc consegue cadastrar por porcentagem, quanto cada 1 vai receber. Só fique atento pois a taxa de limpeza tbem entra nessa conta, da mesma forma que o airbnb tira porcentagem sobre ela, a sua comissão tbem será descontada dela. 

Cadastrar os dados dos proprietários é até uma segurança pra vc por conta do valor movimentado em conta e importante pra quando vcs fizerem a declaração de imposto de renda. Ao cadastrar os dados do proprietário, peça sempre o endereço o qual ele entregou o comprovante de renda, quando abriu essa conta, pois esses dados são verificados com o Banco Central e o endereço que consta no BC é o primeiro comprovante de residência que enviaram ao abrir a conta, mesmo.que tenham mudado no banco o endereço de correspondência. Lembrando que demoram uns 2 ou 3 dias para essa confirmação, o ideal é que vc cadastre os dados do proprietário assim que montar os anúncios. 

Boa sorte e bem vindo ao time de anfitriões profissionais!!!!!

Oi @Ayla316 ! Tudo bom? 

Estou gerenciando outros imóveis também, mas ainda não encontrei uma solução fácil para essa divisão de percentual da taxa de limpeza. Teria alguma sugestão?

@Máira0 a solução perfeita seria o airbnb não sobretaxar uma taxa, mas ainda não vejo a luz no fim do túnel.  Então o correto é acho que mais fácil é vc já calcular o valor que o airbnb paga pra vc, referente a taxa de limpeza e:

 

Ou acrescentar esse valor sobre a taxa de limpeza é explicar para o proprietário (faço isso em algusn)

Ou, como a taxa de limpeza é um valor fixo (nos meus é assim) já sei que no imóvel X recebo a mais 27,80 a cada limpeza- por exemplo- e aí restituir o proprietário,

Ou ainda vc fazer os pagamentos de todas as limpezas do mês e pedir restituição para o proprietário no fim do mês.  

De toda forma terá que fazer conta ...

 

Quando é um valor pequeno, quando tem margem pra acrescentar no valor da limpeza e quando o proprietário entende e não se importa, o mais fácil é a 1ª opção.  

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Obrigada pela informação @Ayla316 ( e feliz de te ver de volta por aqui 😊)

Vou marcar também o @Ricardo85 e a @Gabriela1154 quem também gerenciam outros imóveis de terceiros. 

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Muito trabalho, graças a Feus. Acaba não sobrando muito tempo pra interagir aqui. Mas achando que posso ajudar, pode me marcar... 

oi @Ayla316 . sou nova por aqui e estou me informando. onde vc atua? pode me dar umas dicas? 

Olá @Renata562 , seja bem vinda! Atuo na região da Baixada Santista, Litoral Norte de SP e Interior de SP. Estou à disposição, qualquer coisa me chame no privado. Basta clicar na minha foto e depois no botão enviar mensagem e podemos conversar. Se eu puder ajudar em algo ou orientar de alguma forma, fico feliz em ajudar. Ao começar a alugar pelo Airbnb,  tive uma mentora que me ajudou bastante e sempre que possível, faço o mesmo com prazer. 

Conhecimento compartilhado é conhecimento multiplicado!!!! 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Pode deixar querida @Ayla316 , te marco sim!

E fico feliz que esteja bastante ocupada com o trabalho (no bom sentido claro 😅)

 

Você tem muito conhecimento e experiência para dividir com a gente aqui na CC, sempre muito embasada e pronta para trocar ideias com a gente 😊

 

 

 

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

@Laura  Laurita, amore! Eu amo ensinar (já lecionei), partilhar, dividir, discutir (da melhor maneira possível e com respeito), amo até não concordar e que não concordem comigo, acho que só assim aprendemos, só assim temos a oportunidade valiosa de entender o outro, de fazer com que o outro nos entenda, perceber o que nunca perceberíamos de maneira espontânea. Acho a CC valiosíssima, uma pena não conseguir me dedicar mais ativamente.

 

Estudando, trabalhando, implementando processos e tentando me profissionalizar cada vez mais, delegando, fechando parcerias pra nessa temporada Primavera/verão, poder focar no que importa, onde sou mais necessária e onde desempenho as funções que mais amo. 

 

Rezando pra ser uma temporada linda, tranquila e repleta da boa e velha hospitalidade, que tanto o Brasileiro tem fama. 

Que seja uma temporada *Maravilhosa* pra todos!!! 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Você é realmente uma compartilhadora nata de conhecimento @Ayla316 !

 

Vejo aqui muitos anfitriões que já lecionaram ( exemplo maior é a @Denise583 que foi professora durante muitos anos 🥰)

 

Parece que quanto mais a gente ensina mais a gente aprende não é mesmo?

 

Pelo visto você está com a corda toda, já de olho em 2023 (e lá vamos nós com os comentários de que o ano já está acabando, como pode isso, passou tão rápido ...😂

Quais são as áreas que você quer focar mais por enquanto?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Atendimento ao cliente (hóspedes) e hospitalidade; atendimento ao cliente (relacionamento com proprietários);  coleta e análise de dados e tbem na própria administração do imóvel, focando na rentabilidade dos imóveis, comparada às locações tradicionais.

Mas faço muito mais que isso ... e me falta tempo, pra dar conta de tudo.... ah o tempo!

Sim, ele voa e o fim do ano já está batendo à nossa porta ... 

Sigamos rumo à um 2023, repleto de boas realizações... 🍀🙌

 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Pelo oque você mencionou então parece que você quer cuidar bem mais da parte estratégica do negócio @Ayla316 , e tem que ter muito tempo mesmo pra liderar e gerenciar tudo, mas tenho certeza de que você vai conseguir com muito sucesso!

 

Alguma meta para alcançar em 2023 (ainda sem acreditar que faltam 2 meses só pro fim do ano 😅)?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Raphael370
Level 1
Rio de Janeiro, Brazil

Olá, Ayla! Estou procurando uma empresa que gerencie 20 flats em Queimados - RJ. Você atua nessa área?

Ricardo85
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

@Alyson48 

 

Em meu modelo de negócio eu oriento o proprietário do imóvel a criar a conta/anúncio no Airbnb. Assim, ele se torna o "Admin do Anúncio", que é diferente de ser o "Anfitrião principal".

 

É o "Admin do Anúncio" quem recebe os valores das diárias - é possível redirecionar estes pagamentos, mas o Airbnb limite a duas contas apenas. Então, um conta já é utilizada para a conta do proprietário, sobrando apenas uma outra conta para o rateio, e como além do co-anfitrião exitem outros atores a serem remunerados, o total de 2 contas se mostra insuficiente.

 

Em meu regime de parceria, o proprietário recebe todo os valores auferidos no Airbnb (diárias, taxas de limpeza, etc.) - isso dá mais segurança/transparência ao proprietário, pois ele está vendo quais valores de fato estão sendo creditados na sua própria conta, e não na conta de terceiros.

 

Na sequencia, eu envia o PIX das contas a serem remuneradas (co-anfitrião, limpeza, lavandeira, etc.)

 

Se eu optasse por receber todos estes valores, eu teria uma movimentação bancária que poderia ser incompatível com meus rendimentos, o que traria problemas junto a Receita Federal.

 

Espero tê-lo ajudado.

 

Ricardo

 

Se você achou esta resposta útil não deixe de dar um "Like".

Meu Perfil.

Coloque "@Ricardo". Assim eu recebo uma notificação.

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias