Alteração de reserva em cima da hora

Sergio141
Level 2
Curitiba, Brazil

Alteração de reserva em cima da hora

Acabo de receber um pedido de alteração de reserva que tinha check in previsto para daqui a cerca de 36h. Pela política de cancelamento que escolhi, cancelamentos só podem ser feitos com o mínimo de 5 dias de antecedência.
1. O hóspede consegue adiar agora, cancelar depois (5 dias antes da nova data) e receber reembolso (driblando, assim, a política de cancelamento que escolhi)?
2. Não seria o caso de haver ao menos uma taxa de alteração, pois dificilmente em tão pouco tempo vou conseguir compartilhar o quarto de novo? Ou seja: na prática a chance do anfitrião perder é quase tão grande quanto se o hóspede estivesse cancelando, em vez de apenas alterando.

Att.

5 Respostas 5
Ricardo85
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

@Sergio141

 

"Acabo de receber um pedido de alteração de reserva que tinha check in previsto para daqui a cerca de 36h. Pela política de cancelamento que escolhi, cancelamentos só podem ser feitos com o mínimo de 5 dias de antecedência."

 

Cancelamentos podem ser feitos a qualquer instante. Dependendo do momento em que o cancelamento é feito a multa aplicada pode variar.

 

Não esqueça que enquanto o seu espaço estava reservado para ele, seu anúncio não aparecia nos resultados das buscas. E cancelar tão perto assim do check-in e achar que não sofrerá alguma penalidade... É ruim, hein?

 

"1. O hóspede consegue adiar agora, cancelar depois (5 dias antes da nova data) e receber reembolso (driblando, assim, a política de cancelamento que escolhi)?"

 

Sim, isso é possível. Mas toda alteração de reserva tem que ter a concordância de ambas as partes. Se você acha que o Hóspede está agindo de má-fe, basta não concordar com a alteração. Simples assim. ;o)

 

"2. Não seria o caso de haver ao menos uma taxa de alteração, pois dificilmente em tão pouco tempo vou conseguir compartilhar o quarto de novo? Ou seja: na prática a chance do anfitrião perder é quase tão grande quanto se o hóspede estivesse cancelando, em vez de apenas alterando."

 

Sinceramente, não vejo necessidade de mais uma Taxa no Airbnb. Basta não aceitar a alteração se você desconfiar que o Hóspede esteja agindo de má-fé.

 

Já aconteceu algo semelhente no Carnaval de 2017. A reserva tinha sido confirmada com 2 meses de antecedência. Com 15 dias para o check-in o Hóspede queria trocar de data. Toda justificativa que dava eu contra argumentava. Depois de 3 justificativas diferentes ele viu que não rolar a alteração.

 

Ricardo

 

 

Se você achou esta resposta útil não deixe de dar um "Like".

Meu Perfil.

Coloque "@Ricardo". Assim eu recebo uma notificação.

Oi, Ricardo. Obrigado pela resposta esclarecendo que existe essa brecha para evitar o cancelamento sem devolução do que foi pago.

 

Infelizmente "achar que o hóspede está agindo de má fé" é subjetivo demais. Não estou aqui para fazer julgamentos. Seguindo esse raciocínio, não precisaria dessa política de cancelamento pré-estabelecida.

 

Contratos existem para dar segurança e garantias às partes, e é a isso que me refiro: brecha no contrato.

 

Prefiro mais uma regra clara do app, com a qual ambas as partes também concordariam antecipadamente. 

 

Em um caso como esse, minha sugestão seria: pode adiar a data de estadia, sim. Mas mantendo os prazos previstos no ato da reserva. Fechando as portas pra malandragem. Sem necessidade de achismo por parte do anfitrião. Sem a possibilidade de adiar "no pacote" o prazo de cancelamento sem penalização. Abs.

Letícia51
Level 2
State of Goiás, Brazil

Concordo com o @Sergio141 sobre esse detalhe da alteração ser um ponto falho na política do Airbnb.

Vim à Central justamente para ler a respeito disso.

Tive um pedido de alteração por hóspedes 02 horas antes do check in. Delcararam questao de saúde e não acredito que tenha sido má fé.

Aceitei a alteração da data da viagem para manter a reputação e ser gentil com os hóspedes.

 

Vários pontos negativos para mims: eles alteraram para uma data mais barata, é alta temporada e certamente teria alugado pra outra pessoa caso o calendário estivesse disponível, perdi o valor da limpeza (pois a casa já estava pronta, na próxima data terei que gastar de novo com limpeza antes do check in).

 

Letícia51
Level 2
State of Goiás, Brazil

Além disso, caso eles cancelassem hoje, entraria na política de não reembolso. Mas eles podem "driblar", como bem o @Sergio141  falou, cancelando a próxima.

Celso54
Level 2
Atibaia, Brazil

A alteração de data poderia ter o mesmo prazo que o cancelamento, da maneira que está  o hospede altera a data 1 ou 2 dias antes do check-in  e depois cancela,  e o anfitrião que fica no  prejuizo

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias