Alugar casa com contrato anual via AirBNB e fora da plataforma? Só que nao!

Respondido!
Ana-Rita5
Level 2
Porto, PT

Alugar casa com contrato anual via AirBNB e fora da plataforma? Só que nao!

Boa tarde

 

Infelizmente, venho dar-vos uma má notícia. As tentativas de fraude em nome do Airbnb ainda continuam, sendo que desta vez fui eu burra..

 

Vi um anuncio para um apartamento, na zona do Porto, a 450€ com todas as despesas incluídas, renovado e mobilado, como novo - um sonho portanto, demasiado bom para ser real.

 

Contactei a proprietária que não hesitou em enviar-me email com o contacto de Whatsapp, ao qual não tardou para me explicar todo o processo.

O nome da senhora, Editta Endrizzi, é de origem alemã, e onde reside de momento. Alega que comprou o apartamento para a sua filha durante os estudos, contudo ela agora estaria de volta a Alemanha permanentemente, daí estar a alugar o imóvel. Alega que está em ótimas condições e bem equipado, como as fotos o demonstram - deixo aqui o link do site no qual encontrei o apartamento <https://www.vivalocal.pt/casas-e-apartamentos-alugar/porto/apartamento-t2-porto/202011082?fbclid=IwA...>.

 

O aluguel mensal seriam de 450€ mensais e incluía todos os serviços públicos - Internet, água, gás, eletricidade, aquecimento0 e tv a cabo).

Pedia antecipadamente o pagamento do primeiro mês (450€) mais uma caução de 900€ pelo que o equipamento era todo novo e queria que fosse bem conservado ... sendo que isto perfaz já 1350€.

 

O aluguel seria pago directamente na conta bancaria da proprietária, todos os meses, sem nenhum custo extra. Isto porque o acordo seria tratado através do Airbnb. Pagaria as taxas por mim, para eu não ter custos adicionais. Alegou que o Airbnb processa aluguéis para pessoas que não o conseguem fazer sozinhas devido à distância.

 

De seguida, explicou-me então os passos que seriam efectuados:

 

- Faríamos a transacção via Airbnb

- Em primeiro lugar, deveria reservar o imóvel por um mês, e depois de fazer a reserva, o Airbnb enviara por email a factura e todos os detalhes sobre a reserva

- Assim que eu recebesse a factura, teria 24h para concluir o pagamento e confirmar a reserva

- Assim que o Airbnb recebesse o pagamento, eles iriam entrar em contacto comigo para agendarem a data de inspecção

- O agente iria entrar em contacto 2-3 dias após o pagamento ser confirmado e só aqui é que me iria apresentar o apartamento e fornecer-me o contrato

- Poderia assinar o contrato por um curto ou longo período de tempo, sendo que o aluguel mensal seria o mesmo (450€, independentemente do tempo)

- Depois de inspeccionar o apartamento, eu teria duas opções:

  1. Ficaria no apartamento e assinaria o contrato. Assim que o fizesse, o Airbnb libertaria o dinheiro para a conta da proprietária
  2. Se não desejasse ficar com o apartamento, o Airbnb reembolsaria o dinheiro novamente em 48h na minha conta

- Ponto interessante: em ultimo lugar pediu-me uma foto do passaporte ou qualquer outro documento oficial, e assim que o tivesse, enviaria-me o link para a reserva.

 

Ora bem, quando insisti para que me enviasse o link do anúncio no site do Airbnb, a sra referiu novamente que necessitaria de algum documento oficial, ao qual respondi que não iria fazê-lo sem ter uma garantia de que isto era valido , ao qual a resposta foi 'Sinto muito então, não podemos continuar'.

 

Sendo que, para quem quer alugar uma casa, não e assim que se procede de forma alguma .. deixo-vos alguns prints da conversa com a proprietária e tenham muita atenção a qualquer tipo de fraude.

 

https://imgur.com/a/0kXrNgF

 

Alguém sabe onde poderei fazer denúncia?

 

Espero que vos tenha ajudado e todos os comentários são bem-vindos, pois é necessário reportar qualquer tipo de abuso!

1 Melhor Resposta
Beatriz98
Level 10
São Paulo, Brazil

@Ana-Rita5 ,

Bem vinda ! 

Não tem como denunciar   sem link . 

Caso tenha o endereço  tente encontra -lo  na busca do airbnb.

Aproximando  o mapa durante a busca  no bairro ou na rua da acomodação, e selecionando nos filtros o que você sabe que  a acomodação oferece, pode ficar mais fácil de encontrar.

Em todos os anúncios, em «  mais informações «  existe a opção de Denúncia. 

Espero ter lhe ajudado ! 

Beatriz

Exibir Melhor Resposta no post original

1 Resposta 1
Beatriz98
Level 10
São Paulo, Brazil

@Ana-Rita5 ,

Bem vinda ! 

Não tem como denunciar   sem link . 

Caso tenha o endereço  tente encontra -lo  na busca do airbnb.

Aproximando  o mapa durante a busca  no bairro ou na rua da acomodação, e selecionando nos filtros o que você sabe que  a acomodação oferece, pode ficar mais fácil de encontrar.

Em todos os anúncios, em «  mais informações «  existe a opção de Denúncia. 

Espero ter lhe ajudado ! 

Beatriz

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias