CENTRAL DA COMUNIDADE NÃO É OUVIDORIA NEM SAC

Mário28
Level 10
Brasília, BR

CENTRAL DA COMUNIDADE NÃO É OUVIDORIA NEM SAC

É comum usuários (hóspedes e anfitriões) virem à Central da Comunidade para resolver questões individuais que fogem à finalidade primária deste ambiente.

Um olhar superficial nas postagens nos revela reclamações e até pedidos de alteração ou cancelamento de reservas (!), como se a Central da Comunidade fosse uma Ouvidoria, um SAC (serviço de atendimento ao cliente) ou um canal direto entre o hipotético requerente/reclamante  e seu respectivo hóspede ou anfitrião.

O pior é que é praticamente impossível (para a comunidade e para os administradores) responder tantos posts, muitos publicados por quem não se deu ao trabalho de fazer uma simples consulta no menu AJUDA ou no bom e velho site de buscas. Daí um sem-número de postagens sem nenhum comentário ou resposta. Haja colaborador!

Bem, sou novo na plataforma e não ouso falar pela maioria nem pelo Airbnb. Tampouco pretendo censurar, moderar conteúdo ou bancar o chato... Na verdade, gosto muito de ver a comunidade cheia e ATIVA, mas não custa rememorar que este espaço é sobretudo para compartilhar informações e experiências, e não para resolver demandas pessoais que poderiam ser resolvidas com um pouquinho de iniciativa, curiosidade e uma pitada de bom senso.

Imagino a quantas anda o usuário que, por aqui, pediu reembolso ou alteração de sua reserva... É de se indagar.

Fraternais abraços a todos!

 

7 Respostas 7
Siyana-and-Khalam0
Level 10
Imbituba, Brazil

Sim, acompanhando o menu Ajuda percebo que muitas pessoas realmente não compreendem o que é a Comunidade e seu objetivo, e que se frustam ainda mais ao não receber um retorno a perguntas que não são possíveis de responder por aqui.

Mas muitas trocas são super frutíferas.
Gosto bastante de ler, especialmente o menu Hospegadem, que sinto que pode aprofundar vários assuntos que são bem importantes aos anfitriões.

Abraço a todos

Siyana
Beatriz98
Level 10
São Paulo, Brazil

Bom dia @Mário28 !

Percebe - se pelas perguntas repetitivas a real necessidade de um  direcionamento do Airbnb de um questionário com 10 perguntas e respostas multipla escolha que o anfitrião iniciante fosse obrigado a responder ou dar um aceite antes de começar a hospedar.Já sugeri isso no feedback 

Fico imaginando uma primeira reserva de um hóspede  iniciante em um espaço de um iniciante anfitrião que não entendeu nada de como funciona essa plataforma...Imagino a má impressão! Existem  muitos erros  tbm nos anúncios, erros primários.

 Todos os dias dedico algum tempo para ajudar, aliás aprendi muito aqui participando , mas falta por parte do Airbnb , pelo menos aqui no Brasil eu acho , uma explicação mais “pedagógica “ de como funcionam as ferramentas da plataforma! 

Abraço! 

Beatriz

Concordo com a @Beatriz98 

Pelas perguntas percebe-se que alguns novos anfitriões começam a hospedar sem a menor noção de como funciona o Airbnb, e isso pode ser resolvido com um passo a passo onde o anfitrião novo tenha que ler aguns tutoriais  antes de publicar seu anúncio.

Siyana
Laurent427
Level 1
Rio de Janeiro, Brazil

Era preciso Airbnb colocar um fale conosco bem visível porque eu tô um tempão procurando e não acho!

May
Former Community Manager
Former Community Manager
London, United Kingdom

@Laurent427 

Aqui tem um tutorial feito pela comunidade explicando as formas de entrar em contato com o Suporte/Atendimento ao Cliente do Airbnb. Espero que ajude.

Laurent427
Level 1
Rio de Janeiro, Brazil

obrigado!

 

Percorri 12h de viagem de SP a Joinville, tive problemas no check in ( lugar estava sujo, entrei no Apto atrasado, pois o anfitrião que iria me receber viajou e levou a chave do apto e TAG do prédio.

Eu , não tive chave, queriam que eu ficasse no apto sem chave, correndo risco de deixar minhas coisas lá.
Em resumo o Airbnb prometeu auxílio, cancelou minha estadia e ao exigir meu direito de ter uma estadia no mesmo perfil (espaço inteiro com piscina) o Airbnb exigiu pagamento de uma diferença.
Tive danos materiais e morais e não me propus pagar a diferença. Não tive apoio da plataforma e tive q me virar para conseguir outra hospedagem. Perdi o dia 28/12 das 13:40 as 19:30 h com vários contatos a central sem resolução.
Período de viagem de 28/12 a 01/01

Não aplicaram direito do consumidor.
Estou verificando outros meios.

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias