Calendário bloqueado pelo Airbnb com anotação "INDISPONÍVEL PARA PEDIDOS"

Henrique91
Level 2
Goiânia, Brazil

Calendário bloqueado pelo Airbnb com anotação "INDISPONÍVEL PARA PEDIDOS"

Hoje fui surpreendido com o bloqueio do meu calendário, com anotação de "INDISPONÍVEL PARA PEDIDOS", no período de 10/06 a 10/07.

 

Já tentei tornar o período disponível para reservas, mas não consigo. Aparentemente o bloqueio foi realizado pelo próprio Airbnb, sem qualquer esclarecimento a respeito do motivo.

 

Estou em Goiás e aqui não há qualquer Decisão judicial que impeça hospedagens. Além disso, estou atuando completamente de acordo com o Decreto do Governador, que estabeleceu critérios específicos para hospedagem em tempos de pandemia de COVID-19.

 

O Airbnb suspedeu todos atendimentos por telefone e o suporte não responde minha mensagem enviada pelo site...

 

Estou de mãos  completamente atadas.

 

Sinto-me desrespeitado e estou experimentando prejuízo com a manutenção de imóvel que não posso locar...

 

Se alguém tiver alguma sugestão para resolver o problema, ficarei grato.

26 Respostas 26
May
Former Community Manager
Former Community Manager
London, United Kingdom

@Henrique91 eu sugiro você entrar em contato direto com a equipe de atendimento do Airbnb e questionar o que está acontecendo. Eu dei uma olhada na Central de Recursos do Airbnb para ver se tinha algum comunicado relacionado a bloqueio de calendários no Brasil, mas não encontrei nada.

 

Aqui tem uma lista de formas de entrar em contato com a equipe de atendimento: https://community.withairbnb.com/t5/Dicas-e-Tutoriais/Tutorial-Formas-de-Contato-com-o-Airbnb/m-p/32...

 

Depois volta aqui e conta para a gente o que você souber 😉 Boa sorte!

Boa tarde, May.

 

Obrigado pela sugestão.

 

Já entrei em contato com o suporte e, apesar de já terem me passado algumas informações desencontradas, ainda não esclareceram os verdadeiros motivos deste bloqueio de calendário.

 

Afirmaram, entretanto, que se trata de uma "ordem governamental", sem, contudo, identificar que ordem seria esta, seja por número de ordem ou por autoridade emitente.

 

Agora estou aguardando uma resposta de uma equipe que, segundo disseram, é encarregada de responder questões "sensíveis".

 

Após pesquisa na rede mundial, pude perceber claramente que trata-se de um ato completamente abusivo, vez que realmente não há qualquer ato emanado do Executivo, do Legislativo ou do Judiciário que tenha proibido hospedagem em Goiânia.

 

Espero que, com o diálogo que instaurei, sejam capazes de resolver a questão e evitar prejuízos para os anfitriões.

 

Mais uma vez, obrigado pela sugestão e pelo desejo de boa sorte!

Rodrigo502
Level 2
Goiânia, Brazil

@Henrique91  Também sou de Goiânia e acordei com este bloqueio. Conseguiu alguma posição do Airbnb a respeito disso?

Boa tarde, Rodrigo.

 

Estou em diálogo com eles, mas até agora não tive resposta conclusiva.

 

Alegam apenas que se trata de "ordem governamental", sem especificar qual seja.

 

Tudo aponta para o enfrentamento equivocado de uma recomendação da "Goiás Turismo", feita para que o Airbnb deixasse de atuar em cidades nas quais a atividade hoteleira estivesse proibida.

 

Ora, em Goiânia a atividade de hospedagem não está proibida e, portanto, não há motivos para o bloqueio do calendário de reservas.

 

Verifique a parte final desta notícia:

 

https://www.goias.gov.br/index.php/servico/97-pandemia/121916-presidente-da-goias-turismo-considera-...

 

Assim que tiver uma posição lhe informarei por esta via, okay?

 

Até!

May
Former Community Manager
Former Community Manager
London, United Kingdom

@Henrique91 eu espero que você consiga uma posição deles. Vou verificar se consigo alguma informação por vias internas aqui também.

 

Eu não consigo ler a matéria na integra (não sei se é problema de localização por eu estar em Londres), mas eu achei essa noticia recente na internet vinda do jornal 'O Popular' https://www.opopular.com.br/noticias/economia/plataformas-de-hospedagem-s%C3%A3o-notificadas-em-goi%...

Não sei se ajuda em algo, mas estou compartilhando de qualquer jeito!

Ricardo85
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

@May 

 

Você não consegui ler por que é matéria para assinante. Eu também não tive acesso na íntegra.


Ricardo

 

Se você achou esta resposta útil não deixe de dar um "Like".

Meu Perfil.

Coloque "@Ricardo". Assim eu recebo uma notificação.

Pois então, May.

 

Essa notificação à qual a matéria do O Popular se refere é restrita às cidades turísticas de Goiás, nas quais a atividade de hospedagem está proibida por Decreto Municipal.

 

Em Goiânia, que não é uma cidade turística, não há qualquer Decreto Municipal ou Estadual que proíba a atividade de hospedagem.

 

O que há é o ainda vigente inciso XV, do §1º, do art. 2º, do Decreto nº 9.653, de 19 de abril de 2020, do Governador do Estado de Goiás, que dispõe que os check-ins de hóspedes estão restritos às hipóteses da hospedagem se dar: 1º - para prestação de serviços públicos ou privados considerados essenciais; ou 2º - para fins de tratamento de saúde.

 

No meu caso, estou completamente adequado a este Decreto do Governo de Goiás, tendo feito todos os procedimentos para que o próprio anúncio exponha as restrições e tendo, inclusive, recusado diversas reservas em razão dos motivos de hospedagem serem outros que não os permitidos.

 

Isto eu posso comprovar por meio dos termos de meu anúncio e das consultas que me foram feitas pelo chat do Airbnb.

 

Em suma, não há qualquer motivo para que tenham bloqueado calendários de reserva em Goiânia.

 

Espero que percebam isso.

 

Sobre o tema, verifique esta outra reportagem, publicada em site governamental, que tem conteúdo aberto:

 

https://www.goias.gov.br/index.php/servico/97-pandemia/121916-presidente-da-goias-turismo-considera-...

 

Obrigado!

Henrique91
Level 2
Goiânia, Brazil

Ainda sem qualquer resposta a respeito do bloqueio do calendário.

 

É um total desrespeito ao Anfitrião, que fica impedido de exercer sua atividade, sem qualquer justificativa...

Henrique91
Level 2
Goiânia, Brazil

Vejam esta outra reportagem que fala do caso e esclarece o absurdo perpetrado pelo Airbnb:

 

https://www.jornalopcao.com.br/ultimas-noticias/presidente-da-goias-turismo-considera-prematura-reab...

 

Essa decisão unilateral tomada pelo Airbnb, de suspender as atividades em todo Estado de Goiás, sem fundamento em nenhum ato normativo governamental, é completamente abusiva; e representa óbvia violação ao direito fundamental de propriedade (art. 5º, inciso XXII, da Constituição Federal); direito fundamental da função social da propriedade (art. 5º, inciso XXIII, da Constituição Federal); e livre iniciativa (art. 170, da Constitiução Federal).

 

Não percebem que, ao assim proceder, estão volitivamente provocando prejuízo para anfitriões???

Rodrigo502
Level 2
Goiânia, Brazil

@Henrique91 Complicado... Por ser uma comunidade as pessoas também não entendam o que está acontecendo/ocorreu para o Airbnb tomar esta decisão. Pelo que vi poucos anfitriões estão tentando solucionar esta duvida. Ando recebendo alguns hospedes querendo entender o que está acontecendo das datas estarem bloqueadas.

Henrique91
Level 2
Goiânia, Brazil

Ainda estou sem resposta do Airbnb.

 

O desrespeito continua.

 

A baixa participação da comunidade de anfitriões só revela o amadorismo da maioria, sem excluir a responsabilidade do Airbnb pelo erro.

 

Hoje é o 3° dia de bloqueio injustificado de meu calendário.

 

Contando os dias de prejuízo...

 

Ricardo85
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

@Henrique91 

 

Esta CC não é monitorada por funcionários do Airbnb.

 

Entre em contato direto com eles e verifique o ocorrido.

 

Ricardo

 

Se você achou esta resposta útil não deixe de dar um "Like".

Meu Perfil.

Coloque "@Ricardo". Assim eu recebo uma notificação.

Henrique91
Level 2
Goiânia, Brazil

Como disse anteriormente, o contato já foi feito.

 

Estou sem resposta.

 

Obrigado pela orientação.

Ricardo85
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

@Henrique91 

 

O Airbnb diminui seu quadro de funcionarios em 25% aproximadamente.

 

É de espero que isso afete o atendimento.

 

O ideal é entrar em contato de novo.

 

Mas sinceramente acho que eles não farão muita coisa a respeito.

 

Talvez seja mais indicado você utilizar outras plataformas além do Airbnb.

 

Ricardo

 

Se você achou esta resposta útil não deixe de dar um "Like".

Meu Perfil.

Coloque "@Ricardo". Assim eu recebo uma notificação.

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias