Cancelamento após check in

Respondido!
Camila146
Level 2
Caraguatatuba, Brazil

Cancelamento após check in

ABoa tarde!  Preciso de uma ajuda de vocês! 

Fizeram uma reserva de 5 dias da casa ( incluindo feriado e fds) 01/05/19 a 05/05após 1 hora +\- do check in a família entrou em contato falando que suas 2 filhas pequenas tiveram alergia / crise de asma, e nos perguntaram como proceder nesse caso, pois acharam que podia ser de algo da casa e queriam procurar outra casa para ficar, sou nova no Airbnb não sei o certo como proceder nesse caso. Alguém me ajuda? Reembolso o dinheiro total, parcial, não reembolso ? 

1 Melhor Resposta
Ricardo85
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

@Camila146 

 

Qual sua política de cancelamento?

 

Se as filhas tinham alguma restrição deveriam ter avisado.

 

O Hóspede tem até 24h para reportar algum problema com a acomodação, mas acho que isso não seria o seu caso.

 

Ricardo

 

Se você achou esta resposta útil não deixe de dar um "Like".

Meu Perfil.

Coloque "@Ricardo". Assim eu recebo uma notificação.

Exibir Melhor Resposta no post original

15 Respostas 15
Ricardo85
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

@Camila146 

 

Qual sua política de cancelamento?

 

Se as filhas tinham alguma restrição deveriam ter avisado.

 

O Hóspede tem até 24h para reportar algum problema com a acomodação, mas acho que isso não seria o seu caso.

 

Ricardo

 

Se você achou esta resposta útil não deixe de dar um "Like".

Meu Perfil.

Coloque "@Ricardo". Assim eu recebo uma notificação.

Camila146
Level 2
Caraguatatuba, Brazil

Boa noite! 

A politica de cancelamento da casa é rigorosa.

Devo pedir para eles entrarem em contato com o airbnb sobre a situação? 

Eles já saíram da casa. 

Ricardo85
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

@Camila146 

 

Se você, como Anfitrião,  entende que não existiu motivos para eles terem ido embora, eu não tomaria nenhuma atitude. Deixaria eles tomarem a iniciativa.

 

Eles são seus primeiros hóspedes?

 

Ricardo

 

Se você achou esta resposta útil não deixe de dar um "Like".

Meu Perfil.

Coloque "@Ricardo". Assim eu recebo uma notificação.

Camila146
Level 2
Caraguatatuba, Brazil

Não,  já aluguei para  aprox. 30 pessoas. 

Eles nem pediram o cancelamento da reserva no site ainda, estou  com receio da avaliação da casa, caso eles não pedem a reserva eles podem avaliar a casa, não pode? 

Rafaela74
Level 2
Curitiba, Brazil

 

Olá boa noite sou anfitriã e estou passando por algo parecido. O hóspede reservou 4 noites, mas ao chegar hoje, depois de fazer o check in,  falou por mensagem que não gostou e simplesmente foi embora deixando as chaves na porta. Fiquei surpresa pois isso foi inédito. Perguntei qual o motivo? Ele me disse que as fotos não condiziam e sem condições de ficar na nossa acomodação (apartamento inteiro). Ficamos chocados com esse fato, pois deixamos impecável o apto e nas mesmas condições das fotos e até com algumas melhorias. Ficamos desconfortável com essa situação e da forma que ele nos reportou. Não cancelou ainda a reserva e me pediu reembolso. Minha política de cancelamento é rIgorosa. Como prosseguir dianote dessa situação? 

Ricardo85
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

@Rafaela74 


Deixa eles tomarem a iniciativa.

 

Como você é SH deve ter comentários que irão contradizer os argumentos dos hóspedes.

 

Ricardo

Se você achou esta resposta útil não deixe de dar um "Like".

Meu Perfil.

Coloque "@Ricardo". Assim eu recebo uma notificação.

Olá @Ricardo85 Obrigada pelo suporte. Estou receosa quanto ao comentário já que eles não cancelaram e concluindo o check out podem fazer um comentário negativo sem justa causa pois a questão foi de gosto e responsabilidade dele antes de reservar o espaço. @Camila146  verifiquei na política de cancelamento "Rigorosa" e diz que se o hóspede cancelar com menos de 7 dias de antecedência ou decidir sair logo depois do check - in, as noites restantes não são reembolsáveis.

Ricardo85
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

@Rafaela74 

 

Se já passaram 7 dias do check-in não há reembolso. Os hóspedes têm até 24h para reportar algum problema.No caso seria que o anúncio não corresponde a acomodação. Geralmente o hóspede entra em contato com o Airbnb e o Airbnb entra em contato com o Anfitrião. Isso ocorreu?

 

Sobre a avaliação negatica: https://www.airbnb.com.br/help/article/548/what-is-airbnb-s-extortion-policy

 

Ricardo

 

Se você achou esta resposta útil não deixe de dar um "Like".

Meu Perfil.

Coloque "@Ricardo". Assim eu recebo uma notificação.

@Ricardo85 já se passaram  24h do check in e não recebi nenhum comunicado do Airbnb. A viagem continuar ativa ainda.

 

Ricardo85
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

@Rafaela74 

 

É responsabilidade do Hóspede notificar o Airbnb.

 

Guarde a mensagem como prova que o Hóspede esteve em sua acomodação e que foi dele a decisão de não permenecer no local.

 

Ricardo

 

Se você achou esta resposta útil não deixe de dar um "Like".

Meu Perfil.

Coloque "@Ricardo". Assim eu recebo uma notificação.

Camila146
Level 2
Caraguatatuba, Brazil

Obrigada pelo suporte @Rafaela74  e @Ricardo85 agora só fica a dúvida do comentario também, que é a mesma duvida sua @Rafaela74 . 

Luciana166
Level 2
Betim, Brazil

Estou passando por algo parecido. Um hóspede pela primeira vez no Airbnb, sem comentários ainda , chegou na minha casa e disse que a esposa não gostou da cama. E que tinha um vazamento no banheiro. Quanto a cama, eu não poderia fazer nada, mas qto ao vazamento, mandei o técnico averiguar... nesse meio tempo, apareceu uma cobra de jardim na piscina, e aproveitamos o técnico para resolver as duas coisas. Tenho tudo fotografado. Daí o hóspede disse que as férias dele estavam horríveis por minha causa. E me pediu full refund. Eu disse que era inviável, etc. nesse meio tempo, por acaso, ó Airbnb o reembolsou sem me avisar, o hóspede saiu da casa desde Terça-feira e meu calendário continua bloqueado! E o Airbnb não me avisou nada!!!!! Isto está dentro das diretrizes da plataforma???? To pasma até agora pelo descaso!

Adenilson-E-Sandra0
Level 2
Cubatão, Brazil

Bom dia!

Sou novo como anfitrião no Airbnb e aluguei minha propriedade somente uma vez, com uma ótima avaliação. Inclusive a hóspede fez uma pequena observação quanto a um pequeno trecho de terra, uma vez que a casa fica na montanha, mas que não foi impeditivo para o acesso e que voltaria novamente, afirmando que foi acima das suas expectativas. Além disso a descrição sobre o trecho de terra, consta  no site.

Também descrevo a propriedade como inadequada à crianças pequenas, por ser alta, podendo ocasionar queda com a possível distração dos responsáveis. 

Porém no segundo aluguel ocorreu um problema com os hóspedes, que descrevo a seguir:

Os hóspedes adentraram a casa e como chegaram fora do horário previsto, pegaram as chaves embaixo do tapete, que foi deixada pelo co-anfitrião, que reside próximo ao local. Chegaram por volta das 18:00hs e às 20:00hs, entraram em contato pelo whatsApp afirmando que não iriam ficar na casa, pois estavam com 2 crianças e 4 mulheres e acharam o local escuro e isolado (estavam em 4 casais e 2 crianças).

Disseram ainda que a casa é ótima, como nas fotos, porém o problema foi o acesso e o "isolamento".

Afirmaram que deixaram as chaves no mesmo local e que fariam o cancelamento pelo site.

Lamentei o fato e ainda falei de um segundo acesso à propriedade, que se dá pela rampa de uma pousada que fica na rua de cima. Que o local é tranquilo, mas que na rua acima tem um condomínio e uma pousada e algumas casas ao redor. Que o sossego e privacidade, além da vista, é justamente o que costuma encantar e agradar os hóspedes, pois embora seja novo no site, já aluguei particular antes. Disse que estava de noite e chovendo e se não achavam melhor passarem a noite na casa e conhecerem melhor os arredores na manhã seguinte, pois chegaram em um local desconhecido já anoitecendo e  com chuva. E que se ainda assim resolvessem não ficar, poderiam fazer o cancelamento pelo site para assim liberarem as noites seguintes para locação e que dessa forma nós os ressarciríamos integralmente, conforme a política de cancelamento do site.

Acontece que eles resolveram não passar a noite e foram procurar outro local, o que é de direito, porém afirmaram que haviam entrado em contato com a Airbnb e que vocês entrariam em contato comigo.

Contudo observei no site que não houve cancelamento. Os dias continuaram bloqueados no calendário.

O meu questionamento é o seguinte: os hóspedes NÃO FIZERAM O CANCELAMENTO no site e o meu calendário continuou bloqueado, inviabilizando a oferta e o possível aluguel da casa, sendo que em um final de semana com feriado prolongado no estado de São Paulo (ponto facultativo dia 8 e 9 feriado).

Os hóspedes entraram na casa dia 4/07 (quinta) e ficariam até dia 7 (domingo), porém saíram na mesma noite afirmando que fariam o cancelamento no site. No dia seguinte (5/07), às 11:30hs, entraram em contato novamente, dizendo  que haviam encontrado outro local para ficarem e que haviam entrado em contato com a Airbnb e que vocês me contatariam para tratar do ressarcimento, perguntando ainda se faríamos o ressarcimento no valor integral. Elogiaram a casa, afirmando que "é muito bonita, que a recomendaria e fariam uma boa avaliação no site", mas que esperam o ressarcimento integral do valor pois estavam com 2 crianças e  "pagaram os olhos da cara" em outro local.

O que eu havia combinado é que faria o ressarcimento integral, se eles cancelassem a data no site, liberando dessa forma, para um possível aluguel, o que não foi feito. Também não sei se entraram em contato com o site, porque até o momento, não recebi nenhum comunicado do Airbnb a esse respeito, ao contrário, fui informado que o pagamento foi realizado e aguardo sua compensação.

Dessa forma, não acho justo eles quererem ser ressarcidos, porque minha política de cancelamento já é flexível, porém eles NÃO CANCELARAM NO SITE e a data, com um feriado prolongado, continuou bloqueada no calendário.

Eu e minha esposa preparamos a casa com todo carinho e cuidado, pagamos a taxa de limpeza e do co-anfitrião. Ficamos com a data bloqueada em um feriado prolongado. Eles pedem a minha compreensão,  mas mesmo eu afirmando que faria o ressarcimento,  não cumpriram o combinado de fazer o cancelamento no site e liberar a data. 

Também não gostei do tom do último comunicado, pois disseram  que "recomendariam a propriedade e fariam uma boa avaliação no site", o que me soou como "moeda de troca".

Ainda assim respondi que faria o ressarcimento conforme a política de cancelamento, após o processo de cancelamento da reserva no site, porém ao que pude ver, ELES NÃO FIZERAM.

Dessa forma gostaria de saber qual a posição do site em relação a esse comportamento dos hóspedes e como procederiam, caso façam uma avaliação injusta, pois dei a eles a chance de procederem o cancelamento e fazer o ressarcimento, arcando com o prejuízo da taxa de limpeza e do co-anfitrião, contudo queria a data disponibilizada no site para o feriado prolongado, o que nem isso tive.

Tenho todas as conversas no whatsApp. Aguardo orientações.

Obrigado, Adenilson.

 

 

 

May
Former Community Manager
Former Community Manager
London, United Kingdom

@Adenilson-E-Sandra0 você precisa entrar em contato com o suporte do Airbnb para falar sobre o ocorrido. Aqui é a comunidade onde anfitriões trocam experiências e ajuda, mas o suporte do Airbnb não participa por aqui.

 

Clique aqui para ler um tutorial com as informações de como entrar em contato com eles. 

 

Espero que você consiga resolver logo essa situação!

 

 

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias