Cancelamento de casamento é causa de cancelamento por Força Maior?

Ester349
Level 2
Ouro Preto, Brazil

Cancelamento de casamento é causa de cancelamento por Força Maior?

Olá! Sou anfitriã e ia receber uma hóspede que viria como convidada de um casamento. Ontem ela cancelou a reserva e me informou no chat do aplicativo que o evento tinha sido cancelado (a hospedagem ia iniciar hoje). Recebi o e-mail do AirBnb que meu reembolso estava previsto. Na sequência recebo mensagem do suporte AirBnb que o cancelamento dela ia ser analisado como cancelamento por Força Maior. Mandei todas as evidências da minha conversa com a hóspede que se tratava de um casamento cancelado. Recebo hoje a confirmação que a hóspede recebeu o reembolso e eu não tenho direto a nada. Já liguei várias vezes, agora estou tentando que alguém reavalie meu caso. Alguém já passou por algo parecido e que possa me dar uma luz? 

5 Respostas 5
Ricardo85
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

@Ester349 

 

Está explícito na política de força maior que o seu hóspede não tem direito a reembolso.

 

"...

cancelamento ou reagendamento de um evento para o qual a reserva foi feita

..."

 

 

https://www.airbnb.com.br/help/article/1320/pol%C3%ADtica-de-causas-de-for%C3%A7a-maior

 
Quais eventos são cobertos

 

Esta Política usa o termo "Evento" para se referir às seguintes situações que ocorrem após a reserva, são imprevistas no momento da reserva e impedem ou proíbem legalmente a conclusão da reserva.

Alterações nos requisitos de viagem do governo. Mudanças inesperadas nos requisitos de visto ou passaporte impostos por um órgão governamental que impedem a viagem para o destino. Isso não inclui documentos de viagem perdidos ou expirados ou outras situações pessoais relacionadas à autorização de viagem de um hóspede.

Emergências e epidemias declaradas. Emergências locais ou nacionais, epidemias, pandemias e emergências de saúde pública declaradas pelo governo. Isso não inclui doenças endêmicas ou comumente já associadas a uma região, como malária na Tailândia ou dengue no Havaí.

Restrições de viagem do governo. Restrições de viagem impostas por um órgão governamental que impedem ou proíbem viajar para, ficar ou retornar do local da Acomodação. Isso não inclui alertas de viagem não vinculativos e orientações governamentais semelhantes.

Ações militares e outras hostilidades. Atos de guerra, hostilidades, invasões, guerra civil, terrorismo, explosões, bombardeios, rebeliões, revoltas, desordem civil e agitação civil.

Desastres naturais. Desastres naturais, casos fortuitos, interrupções em larga escala de utilidades essenciais, erupções vulcânicas, tsunamis e outros eventos climáticos graves e anormais. Não estão incluídas condições climáticas ou naturais comuns o suficiente para serem previsíveis nesse local, como furacões que ocorrem durante a temporada de furacões na Flórida.

 
O que não é coberto

 

Todo o resto. Esta Política só permite cancelamentos no caso dos Eventos descritos acima. Todo o resto está excluído. Exemplos de situações para as quais esta Política não permite cancelamentos incluem: doença, doença ou lesão inesperada; obrigações governamentais, como dever de júri, aparições em tribunais ou deveres militares; alertas de viagem ou outras orientações governamentais (que ficam aquém de uma restrição ou proibição de viagem); cancelamento ou reagendamento de um evento para o qual a reserva foi feita; e interrupções de transporte não relacionadas a um evento coberto, como fechamentos de estradas, assim como cancelamentos de voos, trens, ônibus e balsas. Se você cancelar uma reserva nesses casos, o valor do reembolso será determinado pela política de cancelamento aplicável à reserva.

 

 

 

Ricardo

 

 

 

Se você achou esta resposta útil não deixe de dar um "Like".

Meu Perfil.

Coloque "@Ricardo". Assim eu recebo uma notificação.

Pois é, mas teve reembolso integral. Questionei a atendente qual documentação seria possível ela ter apresentado nesse caso para caracterizar cancelamento de casamento como força maior, mas ela disse que eu não posso ter acesso aos dados da outra parte é nada me seria dito. Que a documentação enviada foi aceita, reembolso efetivado ao hóspede e para mim nada cabia.

 

Ester349
Level 2
Ouro Preto, Brazil

 a cidade está em onda verde de pandemia, turismo liberado, eventos não estão proibidos. Se um cancelamento de um evento nesse cenário poderia ser caracterizado como força maior? 

Ester349
Level 2
Ouro Preto, Brazil

Olha só.. O cancelamento do hóspede transformado em cancelamento pelo AirBnb como força maior 

20210924_140749.jpg

20210924_140841.jpg

May
Former Community Manager
Former Community Manager
London, United Kingdom

@Ester349 insista no suporte e peça para eles explicarem o que ocorreu. 

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias