Check in and check out

Respondido!
Roberta420
Level 3
Paraty, Brazil

Check in and check out

Tenho tido alguns inconvenientes com check-in e check-out. As pessoas nao tem respeitado os horarios. Na maioria das vezes o problema é com o check-out. Eu sei que minha hospedagem é uma delícia e que as pessoas (as pessoas brasileiras) nao querem ir embora... Mas regras sao regras e eu, quando comecei a notar isso, passei a mandar mensagens pessoais para os hospedes antes do check-in, pedindo que fiquem atentos e respeitem os horarios. Nesse momento, por exemlo, estou esperando há 90 minutos e os hospedes nao saem. No mes passado tive um atraso de CINCO horas!!! Já deixei claro e nao quero ser grosseira a ponto de cobrar, acho uma mesquinharia. Nao quero cobrar horas a mais, quero quecumpram horarios. É possível que o airbnb ampare no sentido de reforcar que os horarios devem ser cumpridos.  Voces podem me dar uma luz com isso?

Melhor Resposta
Ricardo85
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

@Roberta420

Sugestão: quando você enviar a mensagem pedindo que eles "fiquem atento e respeitem os horários" junte o sequinte item dos Termos de Uso do Airbnb, que eles LERAM e CONCORDARAM:

"8.2.2 Você concorda em deixar a Acomodação o mais tardar na hora de checkout especificada pelo Anfitrião no Anúncio ou em outro horário mutuamente acordado entre você e o Anfitrião. Caso você permaneça além do período acordado para o checkout sem o consentimento do Anfitrião (“Estadia Prolongada”), você não terá mais licença para permanecer na Acomodação, e o Anfitrião terá o direito de requisitar sua saída da forma condizente com a legislação aplicável. Além disso, você concorda em pagar, se solicitado pelo Anfitrião, para cada período de 24h (vinte e quatro horas) (ou qualquer período a este relacionado) que você permanecer em Estadia Prolongada, uma taxa adicional por noite de até duas vezes a média da Taxa de Anúncio por noite originalmente paga por você para cobrir o inconveniente sofrido pelo Anfitrião, somando-se a esse valor todas as Taxas do Hóspede, Impostos e quaisquer gastos legais incorridos pelo Anfitrião para fazer você deixar o local (coletivamente, “Taxas de Estadia Prolongada”). As Taxas de Estadia Prolongada por checkouts em atraso na data de checkout que não impactem em reservas posteriores, podem ser limitadas aos custos adicionais incorridos pelo Anfitrião como resultado da referida Estadia Prolongada. Se você incorrer em uma Estadia Prolongada em uma Acomodação, você autoriza a Airbnb (através da Airbnb Payments) a lhe fazer uma cobrança para receber Taxas de Estadia Prolongada. Um Depósito de Segurança, se exigido pelo Anfitrião, pode ser aplicado a quaisquer Taxas de Estadia Prolongada devido à Estadia Prolongada de um Hóspede."

Ricardo

Se você achou esta resposta útil não deixe de dar um "Like".

Meu Perfil.

Coloque "@Ricardo". Assim eu recebo uma notificação.

Exibir Melhor Resposta no post original

31 Respostas 31
Ricardo85
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

@Roberta420

Sugestão: quando você enviar a mensagem pedindo que eles "fiquem atento e respeitem os horários" junte o sequinte item dos Termos de Uso do Airbnb, que eles LERAM e CONCORDARAM:

"8.2.2 Você concorda em deixar a Acomodação o mais tardar na hora de checkout especificada pelo Anfitrião no Anúncio ou em outro horário mutuamente acordado entre você e o Anfitrião. Caso você permaneça além do período acordado para o checkout sem o consentimento do Anfitrião (“Estadia Prolongada”), você não terá mais licença para permanecer na Acomodação, e o Anfitrião terá o direito de requisitar sua saída da forma condizente com a legislação aplicável. Além disso, você concorda em pagar, se solicitado pelo Anfitrião, para cada período de 24h (vinte e quatro horas) (ou qualquer período a este relacionado) que você permanecer em Estadia Prolongada, uma taxa adicional por noite de até duas vezes a média da Taxa de Anúncio por noite originalmente paga por você para cobrir o inconveniente sofrido pelo Anfitrião, somando-se a esse valor todas as Taxas do Hóspede, Impostos e quaisquer gastos legais incorridos pelo Anfitrião para fazer você deixar o local (coletivamente, “Taxas de Estadia Prolongada”). As Taxas de Estadia Prolongada por checkouts em atraso na data de checkout que não impactem em reservas posteriores, podem ser limitadas aos custos adicionais incorridos pelo Anfitrião como resultado da referida Estadia Prolongada. Se você incorrer em uma Estadia Prolongada em uma Acomodação, você autoriza a Airbnb (através da Airbnb Payments) a lhe fazer uma cobrança para receber Taxas de Estadia Prolongada. Um Depósito de Segurança, se exigido pelo Anfitrião, pode ser aplicado a quaisquer Taxas de Estadia Prolongada devido à Estadia Prolongada de um Hóspede."

Ricardo

Meu Perfil.

Ok. Obrigada.

Mas...

Se eu decidir fazer uma cobranca por estadia prolongada isso pode ser alvo de avaliacao negativa pelo hóspede? 

O simples fato de ele estar além do período estipulado pelo anuncio já me dá requisitos para fazer a cobranca de estadia prolongada ? Ou há algum passo a mais que precisa ser dado para isso?

Por exemplo, ele está duas horas atrasado e eu já posso solicitar estadia prolongada?

Gladis3
Level 10
Rio Grande do Sul, Brazil

Roberta, boa tarde. 

Tenho reservas quase sempre seguidas umas das outras, mas nunca tive de enfrentar esse problema. 

Recentemente a hospede me solicitou fazer o check out as 14h00, ao que respondi imediatamente que não seria possível, pois as 15h00 estaria chegando hospedes e a minha ajudante entraria no apartamento ao meio dia (horário estipulado para o check out) para iniciar a limpeza. 

Elas entenderam e aceitaram na boa.

Sugiro que você coloque entre as suas regras da casa uma observação que será cobrado um valor X por hora de atraso no check out. 

Acredito que isso iniba o hospede a permanecer mais tempo do que o limite permitido para a saída. 

Boa sorte!

Gladis

obrigada Gladis!

Já fiz uma mensagem padrao, alertando sobre o item 8.2.2 e fazendo uma observacao de cobranca adicional.

Agora, antes do check in mando essa mensagem para os hóspedes, e fica registrado no chat. Mais uma garantia de que foi tudo avisado.

Um abraco!

Ricardo85
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

@Roberta420

A grande verdade é que ninguém lê os Termos. Mas você pode cobrar sim e eles não podem reclamar por que esta é a regra. Agora, você precisa ter tudo isso documentado no chat da plataforma para caso você peça a intermediação do Airbnb eles tenham ciência do ocorrido.

Sobre a avaliação negativa: sim, eles podem fazer isso por qualquer motivo. Mas acontece que se você provar ao Airbnb que a avaliação feita foi uma forma de retaliação você pode pedir que a removam de seu perfi.

Ricardo

Meu Perfil.

Meu problema é ao contrário... 

querem entrar 10 hs antes do previsto para aproveitar “2 dias inteiros” ao invés de 1 noite(24hs). Complicado. Querem pagar apenas 1diaria. Gostaria que tivesse opção de diária extendida.

Luana130
Level 10
State of Bahia, Brazil

Tive alguns assim também... Agora mesmo estou com uma hóspede que fez uma reserva para uma data futura, entrando no dia 20 (check-in 15:00), me mandou uma mensagem dizendo que precisa fazer o check-in mais cedo por conta do vôo dela que chegava 1 da manhã do dia 20, ela queria vir direto do aeroporto. Eu expliquei que isso seria uma noite a mais e que ela teria  que acrescentar uma noite na diária. Não gostou nem um pouco, reclamou e disse que não entendia porque tinha que pagar a mais. Não fez nenhuma modificação na reserva, está querendo que eu reconsidere. Sinceramente, é cada uma que me aparece.... 

Alyson48
Level 6
State of Pernambuco, Brazil

Já tive hóspedes com essa postura também @Luana130 . Engraçado que JAMAIS questionariam se fosse um hotel ou pousada, hospedagens que cobram bem mais caro e não são nada flexíveis com horários de check in e check out. 

Meu imóvel aluga mais durante os finais de semana, portanto sempre recebo pedidos de de check out ou check in flexíveis e geralmente os atendo porque é raro ter reservas seguidas, mas tem gente que sempre quer abusar. 

Alyson Lima

@Ricardo85 Não achei mais esta cláusula nos termos de serviço, me parece que foi atualizada. Consegue me confirmar, por favor? Obrigada!

Ricardo85
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

@Adriana1116 

Sim, o Tos foi atualizado em 10/02/2022.

O antigo item 8.2.2 aparece agora no item 2.3:

"...

2.3 Reservas de Acomodações. A Reserva de uma Acomodação é uma licença limitada para entrar, ocupar e usar a Acomodação. O Anfitrião mantém o direito de entrar na Acomodação durante a estadia, na medida em que seja (i) razoavelmente necessário, (ii) permitido por seu contrato ou acordo com o Anfitrião e (iii) consistente com a legislação aplicável. Se você permanecer no local após a data de checkout, o Anfitrião tem o direito de exigir sua saída, de acordo com a legislação local, inclusive impondo penalidades razoáveis pela permanência além do estabelecido. Você não pode exceder o número máximo permitido de Hóspedes.

..."

Fonte: https://www.airbnb.com.br/help/article/2908/termos-de-servi%C3%A7o#2

Ricardo

Meu Perfil.

@Ricardo85  Muitíssimo obrigada pelas informações e esclarecimentos aqui apresentados. Estão sendo de muito valia, para mim, como para os demais anfitriões da comunidade Airbnb. Infelizmente tem ocorrido muitos abusos, de hóspedes que não respeitam os horários de check-in e check-out, pedem sempre que nós anfitriões façam algum tipo de concessão, no sentido de flexibilizar horários, e ainda, que tragam hóspedes adicionais : fazem reserva para apenas 1 pessoa, mas vem com 4, ou fazem a reserva para 4 mas vem com 5, e acham que temos a obrigação de aceitar toda sorte de abusos, por sermos anfitriões do Airbnb. E quando contrariados, fazem avaliações injustas, infundadas, mentirosas, de má fé para prejudicar injustamente o anfitrião. Infelizmente há esses espertos que só querem levar vantagem em tudo, principalmente esses que pedem descontos, e não satisfeitos, tem a cara de pau de nos fazer de idiotas. Desculpe o desabafo, é por essa e por outras que estou revendo as regras da casa e as descrições do anúncio, pois não vou mais tolerar esses abusos!!!!!

Alyson48
Level 6
State of Pernambuco, Brazil

Aprendi a FUGIR de quem pede desconto @Elizabeth611  ! já começa pedindo, vai acabar PEDINDO MAIS E MAIS

Alyson Lima
Elizabeth611
Level 8
Rio de Janeiro, Brazil

Boa noite, @Alyson48 .

Pois é. Começam pedindo descontos, que a gente abra exceções, vão pedindo mais e mais, e quando contrariados, fazem chantagens, inventam mentiras, e são capazes até de pedir reembolso, por algo que supostamente não esteja funcionando. E na maioria das vezes quando saem deixam a casa imunda. Estou fugindo também. 

@Elizabeth611  Tive uma que começou chorando por desconto e no final levou até papel higiêncio e papel toalha que eu deixo de sobra. Pediu pra estender a hospedagem por mais uma hora, acabou ficando mais duas e deixou a casa toda suja de areia, não se deu ao trabalho de passar uma vassoura. 

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias