Prezados, boa noite! Recentemente minha mãe alugou uma casa ...
Última resposta
Prezados, boa noite! Recentemente minha mãe alugou uma casa pela plataforma para 3/4 diárias em Itaparica. Ao se deparar com ...
Última resposta
Olá pessoal, sou host há algum tempo, e pela primeira vez enfrento uma situação complexa!
O hóspede confirmou a reserva e foi cobrado em dólares, o que resultou numa tarifa bastante superior (IOF, cambio etc).
Entrei em contato com o AirBnb que me informou o seguinte: "quando uma transação internacional passa o limite de $3000, o pagamento é automaticamente cobrado em USD e não em Reais"
Antes de me responder por e-mail a pessoa do AirBnb havia me telefonado, eu perguntei se sempre foi assim e ela me disse que sim, mas, isto nunca me aconteceu antes! (com nenhum outro hóspede, que, pelo tempo de estadia poderia eventualmente ter atingido tal valor).
Vocês conheciam esta regra? Sabem em que seção do site a encontro?
Obrigada!
Oi @Melissa148
A única coisa que eu sei é que o hósdeve deve fechar a reserva sempre pelo site, e não pelo app. No app eles cobram IOF e já ouvi dizer que quando a reserva é fechada pelo app eles cobram em dólares. Talvez seja isso..
Bárbara
Agora é que não entendi mais nada... Tem diferença de pagar no site ou no Aplicativo?
Oi @Claudio38
Tem sim! Quem paga pelo app paga IOF e ainda tem essa questão (que eu não tenho certeza) de alguns hóspedes serem cobrados em dólar. Confesso que eu não gosto do app, só uso para responder consultas quando estou na rua...de resto só uso o site. E, como hóspede, também acho muito melhor pesquisar e fechar tudo pelo site (não recomendo o app pra ninguém).
Abraços
Bárbara
Oi @Bárbara5, o que está "me atormentando" neste caso, conforme coloquei, é que o airbnb está me dizendo que existe sim esta regra... ou seja, não tem nada a ver com app ou site, mas eu não consigo localiza-la em lugar nenhum... e vai além, a diferença de valor entre o que meu hóspede supostamente pagaria e o que pagou não é "só" o IOF.
Ele estava ciente desta diferença, eu informo sempre, e isto é fácil de localizar, ao contrário deste suposto limite de 3mil dólares...
Quero saber se mais alguém conhece ou já passou por isto para que eu possa dar o devido suporte ao meu hospede!
🙂
Oi Melissa,
Fiz uma reserva superior a 3mil reais e isso aconteceu, foi revertida para dolar e me cobraram IOF.
No final, no fechamento da fatura, o valor cobrado no cartão foi 600 reais superior ao cobrado pelo anfitrião.
Fiz uma reclamação no Reclame aqui, pq não é fácil falar com o Airbnb, pois acho até injusto com vocês anfitriões, pois a reserva torna-se desinteressante quando cobrada em dolar para uma hospedagem no Brasil!
Eles entraram em contato e fizeram o estorno do valor no meu cartão. Como consumidora, caso não isso não ocorresse, não teria dúvidas em pedir o meu ressarcimento no Juizado de Pequenas Causas. Vejo que isso está ocorrendo com muita gente, não podemos aceitar...
Tenho certeza que o valor a mais tb não vai para o anfitrião.
O detalhe é que eu estava usando o computador e não o aplicativo, como alguns citam que é o problema.
oi @Michelly0, muito obrigada pela contribuição!!!!!!!!!!!!!
o hóspede já veio e já foi... mas, bom saber disso viu!
obrigada mesmo! (e, você tem razão, nada, nadinha vem para o anfitrião!)
Acabei de ter um problema parecido.
Tive um reserva cancelada (esta havia sido cobrada em reais ). No mesmo dia do cancelamento fiz outra reserva utilizando o crédito resultando do cancelamento! Foi apresentada a diferença de R$44,00 já que a reserva atual era um pouquinho mais cara! Entretanto me cobraram o valor cheio e ainda em dólar!! Gerando IOF e difernça de cambío! R$44,00 se tornaram R$1200,00! E apesar de imediatamente ter reclamado! Nada de solução! Viajo daqui a 2 dias! Fui cobrada da nova reserva e não recebi o estorno da anterior! Minhas viagem já esta prejudicada!
Nenhum hóspede me disse isso.
Também já fiz reservas pelo app como viajante e a cobrança foi em reais.
Mas o que já vi foi variação do meu preço com uma explicação do airbnb que era por causa do câmbio. Minha taxa de limpeza está sempre uns 2 ou 3 reais a mais ou a menos.
Mas não sei ajudar nesse caso...
Hospedo há um ano, mas nunca tive um valor tão alto. De qualquer forma, se existe essa regra de conversão para dólares em valores altos, ela deveria estar escrita em algum lugar do site. É o caso de reclamar com o AirBnb se não estiver.
De qq forma, a reclamação fica mais forte se for feita pelo diretamente pelo seu hóspede.
Ainda: e se o cartão não for internacional, o pagamento não pode ser convertido para dólar, e aí como fica essa regra? Mesma pergunta pra pagamento em boleto (que é aceito no Brasil).
Vale a investigação.
@Charles96, seu ponto é perfeito!!!
nao tinha me ocorrido isto, ao telefone a atendente me disse que toda transação Airbnb é uma transferência internacional e que esta regra está clara.
A parte de estar clara, não está, ademais, não tinha me ocorrido, mas, não, se o Airbnb faz como vc bem lembrou, transações com cartões nacionais e boletos... faz também transações nacionais!!!
Melissa, se vc descobrir o que aconteceu, posta aqui na comunidade.
resposta dada pelo Airbnb:
"infelizmente esta informação não esta no site do Airbnb, pois nao é uma lei por parte do Airbnb, mas sim do Brasil.
O cartão de credito não tem relevância, pois vai ser sempre uma transação internacional, poi o Airbnb é uma companhia dos estados Unidos.
A pagamento por boleto também não pode exceder os $3000, senão é automaticamente cobrado em USD."
perguntei então: Como é gerado um boleto em dólares?
resposta:
"Se a reserva for mais de $3000, não dá para gerar um boleto.
Como informei estes não são termos feitos pelo Airbnb, mas sim pelo governo brasileiro."
Ou seja... sigo na mesma...
Aguardarei que o hóspede consiga ter respostas melhores que as minhas...
Obrigado por postar a resposta do AirBnb Melissa.
Questões como essas de esclarecimento das regras de pagamento precisam ficar muito claras, pois afinal, o primeiro motivo que faz os hóspedes procurarem o AirBnb é para diminuir seus custos.
E os anfitriões são contactados em primeiro lugar.
Em suma, é do interesse de todos.
O fato de ser uma regra aplicável somente ao Brasil só reforça a importância do AirBnb trabalhar para melhorar a comunicação.
Abraços,
Charles