Comentários Injustos

Joana5
Level 2
Porto, Portugal

Comentários Injustos

Olá Comunidade,

 

Espero que me possam ajudar nesta questão:

 

Penso que todos os anfitriões podem concordar que a grande maioria dos hóspedes não leêm em condições a casa que reservam e depois isso reflete nos comentários. Não sabem o que está incluído nem pelo que estão a pagar e depois na hora ficam chateados por não estarem "informados". Já me aconteceu muitas vezes e sei que não há nada a fazer quanto a isso, as pessoas são mesmo assim.

 

No entanto, recebi um comentário muito muito injusto, de um hóspede que nunca me respondeu a mensagens, que passei semanas a tentar contactar para saber mais informações sobre o grupo e sobre a chegada e no final, recebo três estrelas porque "fui dificil de contactar" - é o cúmulo. Queixou-se também que havia uma festa a decorrer na cidade (Queima das Fitas/Festa Académica do Porto) e que não estava informado disso (suponho que ele ache que isso é culpa minha também!).

 

Há maneira de o Airbnb actuar, neste caso? Visto que basta acedem às mensagens que enviei ao hóspede para perceber que o comentário é falso e injusto.

 

Obrigada desde já pela ajuda!

11 Respostas 11
Gaby
Administrator
Administrator
London, United Kingdom
Guta0
Level 10
Rio de Janeiro, BR

@Joana5 isso acontece comigo também! Não tenho fogão, ta la escrito, a pessoa chega no apartamento e fala "ué, e o fogão?". Da vontade de rir as vezes.

Eu acho que o melhor que você faz é responder publicamente nos comentários falando que você tentou contato diversas vezes e não teve sucesso. Sobre a festa, vc fica chateada que eles não sabiam e espera que voltem em outra época para conhecer  cidade.

 

Deixa rolar...

J-Renato0
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

Olá @Joana5

Também concordo com a @Guta0, o melhor é explicar com polidez a situação na sua resposta ao comentário e deixar por conta de quem lê comparar com os demais. Você tem bons comentários !

Visitei uma de suas belas acomodações e ví um poster na parede com o tema em letras gritantes - "Go jump in the lake". Sabemos que é uma brincadeira, mas se alguém encontra algum problema na estadia e vê uma placa como aquela a dizer "Vá encher a paciência de outro", que na verdade é o significado figurativo ou idiomático daquele "idiom" ou expressão idomática em inglês, o guest pode ficar meio chateado, ou com prevenção de comunicar o problema 🙂 Ou será que não? 🙂

Cumprimentos!

 

Bárbara5
Level 10
Gramado, Brazil

Oi @Joana5

 

Infelizmente não tem o que fazer, o Airbnb não vai apagar o comentário. Concordo com a @Guta0, responda, de forma educada, ao comentário do hóspede, ressaltando que você tentou o contato com eles diversas vezes, etc e deixa rolar. Eu sei que é difícil, que dá raiva, mas gente chata (e sem noção) sempre vai existir. Não vai ser um comentário (ou avaliação) ruim que vai influenciar os outros.

 

Boa sorte 😉

André15
Level 9
Lisbon, Portugal

Olá @Joana5 e restante comunidade,

 

A grande maioria, ou pelo menos que já está no AL há algum tempo, compreende a sua mensagem.

Comigo aconteceu também um comentário falso que conseguir provar com documentação, perante o site, mas eles não intercederam com o hóspede. Ou seja, ficou tudo na mesma.

Devido à liberdade de expressão, o site não retirará o comentário, por mais injusto que seja. É sempre uma opinião.

 

A melhor resposta que você pode dar é refutando as acusações do hóspede com educação, sem se alongar muito, sem confronto e sem perder a razão. A resposta tem que ser bem pensada (reflectida a frio). Não responda no próprio dia para não se precipitar pois o tema ainda está quente.

 

Não se deixe influenciar por esse comentário. Em breve irá receber outros comentários, que a farão esquecer o primeiro e a deixará mais entusiasmada. Pense que jamais será possivel agrada a todo mundo.

 

Boas estadias,

André

Priscilla---Gabriel0
Level 10
São Paulo, Brazil

@Joana5 - além de fazer uma réplica no comentário, tenho outra sugestão, já que a coisa tem sido recorrente.

se tiver reserva automática, tire. sempre troque msgs com futuros hóspedes, perguntando se ele leu as regras da casa (coloque isso na descrição de seu anúncio tbm) e se há alguma dúvida, pois a casa não oferece XXXX, se for época de festas na cidade ele poderá ouvir barulhos (sugiro dar um par de ear plugs tbm, rá!), e todos os detalhes. somente após essas respostas vc dá o aceite.

acho que vai minimizar muito a dor de cabeça!

boa sorte,

priscilla







Gostou do que leu? Dê uma curtida abaixo.
A resposta te ajudou? Marque como a 'Resposta Mais Útil'.
Eduardo117
Level 3
São Paulo, Brazil

Oi @Joana0, realmente, é osso.

 

Damos um duro danado para oferecer o melhor e o hóspede acaba criticando algo que está fora do nosso controle. Também aconteceu comigo, como deve ter acontecido com a maioria dos locadores. Por exemplo, uma hóspede reclamou de interrupções temporárias no fornecimento de Internet! WTF! Outra confundiu o cheiro da madeira maciça, dos móveis, com sabe-se lá o que. 😞

 

Nunca fiz o papel de hóspede e, com minha experiência acadêmica, sei da dificuldade de se avaliar sem critérios claros e objetivos. Veja, se ficar claro para o hóspede que ele deve comparar o que foi posto à disposição dele com o que foi anunciado, não com a expectativa dele, ou com a experiência que ele teve em Dubai 🙂 , possivelmente, haveria menos injustiças como esta. Apesar de uma hóspede ter criticado que o dormitório parecia maior na foto, mesmo que, para ser o mais realista possível, eu ter usado a distância focal 45 mm, imagine se tivesse usado a lente olho de peixe! 😞

 

O Airbnb poderia fazer uma experiência, a de permitir que o hóspede alterasse o depoimento depois de conversar com o locador, quem sabe. Outra possibilidade é permitir que o locador se justifique quando a crítica for feita em off.

 

O fato é que com o aumento do número de comentários honestos injustiças como esta acabam por diluir.

Ah, sim, seria legar a possibilidade de alterar a nossa avaliação do hóspede.

 

Recebi um grupo de jovens que no check-in e check-out foram de uma educação que contagiou o pessoal de apoio da casa, fiz uma avaliação positiva com esta informação. Ocorre que, quando fui para lá, a vizinhança relatou que eles fizeram uma algazarra franciscana, tipo 24x7, desrespeitando as normas da casa etc. Isto pegou imensamente mal para mim, a ponto de eu questionar se vale a pena a alugar. Mas, o grande problema é que outro proprietário vai alugar para eles fundamentado nesta avaliação, que agora sei, incorreta. 😞

Gaby
Administrator
Administrator
London, United Kingdom

@Joana5 @Eduardo117 @Priscilla---Gabriel0 @André15 @Bárbara5 @J-Renato0

 

A contribuição de vocês é fantástica. Obrigada! : )

-----

 

Por favor consulte as Normas da comunidade

Joana, concordo plenamente. Nós, anfitriões, somos às vezes tratados como "empregados", os hospedes não leem nosso perfil e a descrição do anuncio direito e ao sair fazem critica na avaliação e não podemos nos defender direito pois fica registrado para os proximos hospedes que leram a avaliação de tres estrelas. Reclamam por exemplo que tem favela perto, mas o RJ é cercado de favelas e isso não é culpa do anfitrião.

Marco1389
Level 1
Ponta Delgada, Portugal

Cara Joana, 

Também fico muito triste quando vejo um comentário menos positivo ou mesmo classificações parciais negativas.

Por exemplo, tive uma avaliação geral 4 estrelas em um dos hóspedes que me havia dado 5 estrelas em todos os itens. 

Perguntei educadamente o que poderia ter feito para obter uma avaliação geral de 5 estrelas em vez de 4, como aconteceu. Respondeu-me imediatamente que tinha sido um acidente. 

Liguei para a airnbnb e perguntei se poderia fazer algo! 

O conselho foi de contactar o hospede solicitando que fosse ele, a pedir uma correção da avaliação. 

Foi o que fiz de forma educada. Mas até agora nada. 

Acho que como já disseram acima, o melhor é ser sempre educado e tratar bem os próximos hóspedes. 

Um abraço na alma!

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias