Como a taxa por hóspede adicional é vista pelos usuários?

Alyson48
Level 6
State of Pernambuco, Brazil

Como a taxa por hóspede adicional é vista pelos usuários?

Oi, gente ! bom dia!

há um mês comecei a anunciar meu imóvel de praia e tem dado super certo. A taxa de ocupação do primeiro mês foi bem bacana e já posso começar a ter uma ideia mais precisa dos custos envolvidos em cada diária. 

Como aqui em Porto de Galinhas faz MUITO calor, o ar condicionado é um "must have" e o flat inteiro é climatizado com ar condicionados tipo split. 

 

Por isso passei a adotar a taxa de R$30,00  por hóspede adicional a partir de 4 pessoas (o flat tem capacidade máxima de 8 pessoas) porque entendo que o consumo de energia aumenta significativamente.

 

Minha duvida é, será que é mais palatável para os hóspedes em potencial não verem que há uma taxa extra por hóspede e na verdade esse valor estar embutido no valor da diária? Penso que é mais justo com grupos menores de até 4 pessoas pagar um tanto menos  do que grupos de 8, mas desde que adicionei a taxa tive uma procura menor de consultas e conversões de reservas.

 

Qual a opinião de vocês? 

 

Grato, desde já;.

Alyson Lima
20 Respostas 20
Ricardo85
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

@Alyson48 

 

Paute sua diária no que você acha justo e remunura seu trabalho.

 

Se você for pautar no que o hóspede acha, acabará cobrando R$10,00/dia.

 

Ricardo

 

 

Se você achou esta resposta útil não deixe de dar um "Like".

Meu Perfil.

Coloque "@Ricardo". Assim eu recebo uma notificação.

Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Oi @Alyson48 ,

A taxa de hóspede extra é justamente para vc poder receber grupos menores com valores justos. 
Na verdade vc pode cobrar esse valor considerando não somente o custo da energia elétrica, como tbm os demais custos como gás, faxina, roupa de cama e banho para todos e etc. Até porque já há um entendimento pelo Airbnb e já é prática recorrente cobrar o consumo de energia elétrica em separado (aqui no CC tem discussões a respeito).
Na minha opinião vc teria maior proveito se calculasse a diária para 2 pessoas e cobrasse "taxa para hóspede adicional" além do segundo hóspede. Esse valor pode ser o mesmo "individual" que vc pratica ou um pouco abaixo para se tornar mais atraente; a estratégia cabe a vc.
Seria mais atraente para casais (são os hóspedes mais frequentes) e, neste caso, seriam disponibilizados apenas os quartos e banheiros suficientes para o número de hóspedes reservado, permanecendo os demais fechados (essa informação deverá constar no anúncio).
Se vc cobrar, no valor cheio, todo o custo para sua lotação máxima (8 pessoas), ficará inviável para grupos menores e sua acomodação ficará restrita apenas a grupos grandes que costumam viajar juntos apenas em feriadões ou datas festivas.
Espero ter ajudado.

Alyson48
Level 6
State of Pernambuco, Brazil

Oi, @Denise583 como sempre com comentários muito valiosos!

 

faz todo sentindo em tentar alugar por um menor preço para casais... Andei pensando nessa possibilidade, mas ainda não sabia o que fazer com os outros cômodos da casa, se seria estranho mantê-los fechados durante a estadia. Recentemente tive experiência alugando para 4 pessoas, cada casal em um quarto e notei que também acabaram usando o quarto extra para deixar roupas, malas, etc sobre as camas...

 

Qual seria a melhor forma de deixar isso claro no anuncio? 

 

Essa informação é extremamente valiosa - "todo o custo para sua lotação máxima (8 pessoas), ficará inviável para grupos menores e sua acomodação ficará restrita apenas a grupos grandes que costumam viajar juntos apenas em feriadões ou datas festivas.
Espero ter ajudado"- não havia refletido sobre isso.

 

Já percebo que meu público alvo é composto por famílias com membros adultos, mas de fato reservam mais dentro da janela de feriados e finais de semana, exceto os viajantes de outras regiões do país como Sul e Sudeste que viajam durante as férias. 

 

 

Alyson Lima

@Alyson48, não tem nada de estranho. 

"Sua casa, suas regras" é assim que funciona o Airbnb.

Cada anfitrião cria seu conjunto de regras e o hóspede faz a reserva ciente delas.

Vc não perderá seu público alvo (que talvez só seja seu público no momento pois é a modalidade de estadia que vc oferece), e ainda ganhará outro (que talvez se transforme em seu público mais cativo). 

A melhor formq de deixar isso claro  no anúncio é deixando claro kkk.

Basta dizer no anúncio que serão disponibilizados o número de quartos e camas de acordo com o quantidade de pessoas da reserva, ficando  os demais fechados.

Espero ter ajudado. 

 

Beatriz98
Level 10
São Paulo, Brazil

Boa noite @Alyson48

O seu anúncio é de espaço inteiro , aliás, bem completo e com ótimas fotos . Você  não anuncia aluguel de «  quartos «  então acho um erro  fechar quarto se a reserva for por explo para 4 pessoas.

Pense no risco  de na avaliação o hóspede citar que não encontrou o número X de quartos que o anúncio oferece. Ou - « Éramos  4 e não pudemos usar os 3 quartos anunciados …  Acho que o importante é o que disse o Ricardo , ajustar o preço no que vc acha justo e te remunere . 
Se teu espaço acomoda até 8 pessoas, ótimo começar a cobrança do hóspede extra a partir de 4. 
Já vi anúncios  citando que um comodo encontre -se trancado com objetos pessoais , somente para registro e sem fotos desse cômodo. 
Espero ter contribuído também ! 


Beatriz

Oi @Beatriz98 

Sua colocação não deixa de ser bem interessante. 

Contudo não vejo nenhum problema em fechar cômodos, portas ou gavetas, limitar acessos e etc,  desde que esteja tudo bem claro no anúncio.
Não podemos esquecer que estamos falando de um modelo de hospedagem alternativo, fora dos padrões (na verdade, com padrões próprios).
Qdo num hotel se faz reserva de um quarto triplo, por ex., pagamos o valor da "triplicidade", mesmo que estejamos só. Mas desde o momento que a dinâmica do Airbnb nos permite cobrar pelo número de hóspedes, até individualmente, penso que tudo deve seguir a mesma dinâmica.
Caso contrário caímos naquele limbo que mecionei em outra discussão.
De que vale fazermos parte de um modelo diferenciado se é pra ficar à mercê dos moldes tradicionais? Optamos pelo diferencial justamente pra fugir do tradicional.
No anúncio é necessario informar detalhes da acomodação, visto ser uma contratação à distância, portanto toda e qqr informação é importante. No entanto não é porque no meu espaço caibam 10 pessoas que preciso deixar 10 conjuntos de roupa de cama e banho sempre à disposição, por ex. (mesmo estando marcada esta comodidade).
Se recebo um casal (e serei pago como o valor de uma casal), vejo ser bastante adequado deixar à disposição uma cama de casal, roupa de cama, duas toalhas e etc.

Minha opinião...

Aqui mesmo em Carrancas é uma prática recorrente, visto muitas casas familiares estarem recebendo via Airbnb.
Mas essa é uma questão muito interessante que pode levar à diferentes interpretações. Acredito mesmo que mereça uma discussão mais profunda e uma apuração mais detalhada, assim como sabermos a opinião e experiências dos demais colegas.

Abraços!

 

Fábio98
Level 2
Balneário Camboriú, Brazil

Eu pessoalmente cobro o valor cheio de 5 hospedes (nº max de pessoas que recebo) no meu apartamento, pois, a verdade seja dita... apesar de haverem muitas pessoas super honestas, há sempre aqueles que querem tirar vantagem... ao colocar uma taxa extra por hospedes você corre o risco de chegarem no dia com mais pessoas e dizerem que "não viram" ou "não achei que era importante dizer o nº de pessoas"... fica uma situação bem desconfortável para cobrar porque geralmente quem faz isso, já o faz com más intenções e por este motivo eu adoto um valor fixo para 1 ou 5 pessoas... até porque... geralmente quando são menos hospedes, as pessoas entram em contato comigo, informam esse fato e pedem um desconto... ai mando uma oferta especial... talvez esteja perdendo muitos clientes em potencial, mas, ao mesmo tempo estou evitando problemas dos quais não quero ter que lidar.

Beatriz98
Level 10
São Paulo, Brazil

Olá @Denise583 ,

Um dos quesitos da avaliação que o hóspede responde é->  Exatidão do anúncio " A acomodação foi representada com exatidão no anúncio, com fotos e informações atualizadas ? 

Outra pergunta -> Comodidades - Tudo o que foi prometido no anúncio estava em boas condições de funcionamento? 

 

Se eu alugasse uma acomodação com FOTOS de X quartos , e o mesmo número X de quartos adicionado em CÔMODOS  e ESPAÇO , e não os encontrasse disponíveis, interpretaria não condizer com o anunciado na avaliação .

Não acho que seja  função do anfitrião determinar quem vai dormir com quem para fechar quarto. 

Manter um armário ou gaveta trancada  com itens pessoais, é diferente Denise até porque nos anúncios não marcamos quantas gavetas e armários estão a  disposição .

Roupas de cama e toalhas fazem parte de 'comodidades" , se o anúncio oferece, entendo que não há problema se o anfitrião  limitar um jogo de lençol por cama e uma toalha por hóspede ... é diferente de disponibilizar os quartos anunciados.

No exemplo que vc utilizou do hotel , caso você  reserve um quarto de hotel triplo, mesmo sozinha encontrará ali as 3 camas e com lençóis! 

Na minha opinião é um contra senso disponibilizar diferente do anunciado nas configurações do anúncio. Ao criar o anúncio fica claro nas primeiras perguntas que tipo de espaço você está oferecendo : Um lugar INTEIRO , um quarto inteiro ou um quarto compartilhado. 

No meu entendimento, o  preço da diária e o acerto do valor para o hóspede extra  que tem que remunerar o anfitrião independente da acomodação inteira para 8 pessoas por exemplo , receber uma reserva para  2 ,...5 ou 8. 

Abraços!

 

Beatriz

 

 

 

Oi @Beatriz98 

No anúncio é preciso listar o número de quartos, banheiros e etc por se tratar de negociação à distância e vc precisa mostrar a dinâmica do espaço para o caso da lotação total; é a única forma de descrever a acomodação.
Mas se vc deixar bem claro na descrição do anúncio que os quartos serão disponibilizados de acordo com o número de hóspedes reservados, não está incorrendo em inexatidão do anúncio.
Como disse, aqui em Carrancas é prática recorrente.
Tampouco soube ou li de algum caso em que o Airbnb deu razão ao hóspede numa queixa dessa natureza.

Seguindo seu raciocínio, tenho que deixar disponíveis banheiros e quartos descritos no anúncio e que precisam estar arrumadas com roupa de cama e banho (caso ofereça nas comodidades).
Imagina disponibilizar quartos com camas arrumadas, travesseiros, cobertores e toalhas para 10 pessoas, numa reserva para apenas 2; só porque seu anúncio assim o descreve!!!
Qual o propósito de ser permitido cobrar por 1, 2, 3 hóspedes se vc terá a mesma despesa e trabalho que teria para 10???!!!
Pra mim isso é um contrassenso.
No exemplo do hotel, é verdade que o hóspede encontrará ali 3 camas, só que ali ele pagou pelas 3 camas, pois ele pagou por um quarto triplo.
Diferente do Airbnb, um hotel não cobra por hóspede.
Da mesma forma muitas acomodações listam berços, mas nem por isso ele fica montado e arrumado só porque consta no anúncio. O que se faz é trazê-lo e arrumá-lo apenas qdo da reserva de um bebê.
Enfim... é aquilo que falei, é uma questão que suscinta mais de uma interpretação, um exemplo do "Limbo"; sendo assim vejo a necessidade de uma melhor apreciação por parte do Airbnb.

Abraços!

Denise1365
Level 6
State of Santa Catarina, Brazil

Olá @Denise583 eu tive um caso em que o airbnb deu razão à hospede. Eles sempre dão razão ao hospede. Anfitrião que se f…. É  assim que funciona. Eu tinha todo o cuidado de não infringir regras, de respeitar e defender o airbnb. Mas depois dessa eu parei. Não to nem aí mais. Uma picareta quis me aplicar o golpe da reserva pra dois e botar 5. Pirei com ela. Ela tirou uma foto maldosa de um angulo montado e fez uma queixa pro aibnb. Eu mandei sair. Paguei a punição e perdi o dinheiro da reserva. Foi quando procurei por algo semelhante na comunidade. Isso tudo aqui ajuda, mas só quem vive a situação saberá como proceder pra não ficar no prejuízo. Todos os meus hóspedes, ou a grande maioria volta uma ou mais vezes, porque me dedico e respeito. Mas só quando respeitam meu espaço. Aqui não é casa da mãe joana. Eu sei quanto me custou. E me dou bem com todos que respeitam meu espaço profissionalmente.  Somos profissionais, não palhaços. 

Oi  xará @Denise1365 
Gostaria de entender melhor o seu relato.
Independente de cômodos fechados ou abertos, um hóspede não está autorizado a trazer mais hóspedes do que reservou, isto está bem claro nos Termos e Serviços do Airbnb.
E vc diz que, mesmo assim, o Airbnb deu razão ao hóspede.
Explica melhor por gentileza, estes relatos são muito importantes pra CC.
Em relação à questão dos cômodos fechados, como havia dito, é uma questão que precisa de melhor detalhamento e atenção por parte do Airbnb pois dá diferentes interpretações e acaba por levar à diferentes ações no intuito de cobrir as brechas existentes.
Aqui o povo deixa disponível (e devidamente arrumado) os cômodos de acordo com o número de hóspedes, deixando claro na descrição, que os demais sem uso, ficarão fechados.
A estratégia que vc arrumou foi fazer diferentes anúncios para a mesma acomodação, com ofertas diferenciadas de lotação e cômodos.
Ja vi esta prática qdo se oferta um anúncio casa/apto inteiro (acomodação toda à disposição do hóspede) e somente quartos, ou suítes (numa ocupação compartilhada) todis da mesma acomodação, porque entendo serem "modalidades" de espaços diferentes.
É uma estratégia bem interessante, mas será que está dentro das normas, não se corre o risco de sofrer alguma penalidade?
E será que se aplica ao caso em específico que se mostra ligeiramente diferente, na medida que são ocupações de caráter "casa/apt inteiro", porém disponibilizados somente os quartos e banheiros de acordo com o número de hóspedes.
Pode parecer um assunto banal, mas é muito importante que seja melhor definido e configurado para não induzir os anfitriões ao erro.

Abraços!

Denise1365
Level 6
State of Santa Catarina, Brazil

@Denise583 Não fosse permitido não teria a opção de vincular anúncios. Que no meu ponto de vista serve exatamente a este propósito. Autorizado ou não, é uma pratica comum, eles trazem mais pessoas do que está apontado na reserva, e tem vezes que eu descubro e já coloco pra fora. Não espero solução do airbnb. Não tenho nenhum vinculo nem devo satisfação a eles, uma vez que não me respeitam como proprietária e anfitriã. Minhas avaliações falam por si. Não preciso explicar nada. Se eu fosse principiante aí sim. Acho que até poderiam exigir explicações detalhadas mas quer saber, minha cidade tem uma alta demanda por acomodações. Todos os dias recebo propostas e ligações. Não preciso do airbnb. Não vou mais me sujeitar a esta corja de portugueses se achando os bacanas e querendo cagar na cabeça  dos brasileiros. Não são profissionais. Não vivi 54 anos pra passar por isso. Me desculpe amiga mas não vou explicar mais nada. Pra mim já deu dessa discussão inútil.  No mais, tem vários outros app de estadias por temporada. Desejo a todos boa sorte. Encerro aqui minha participação nesta comunidade. Fui. 

Oi, @Denise1365 ,

Essa é uma decisão que só cabe a vc.

No entanto, vc não precisa mostrar sua falta de educação para dizer isso.

Ninguém aqui está lhe destratando.

Também somos anfitriões; assim como vc, estamos no mesmo barco.

Aqui procuramos ajudar uns aos outros. 

PAZ!!!

Denise1365
Level 6
State of Santa Catarina, Brazil

Não fui mau educada, você que é muito sensível. Falei o que eu acho disso tudo.  Deixa de vitimismo queridinha. Expressar opinião agora virou falta de educação, se não vai de encontro ao que outro pensa. Parei heim. Fiquem com Deus. 

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias