Como alugar mais seu imóvel , gastando pouco ?

Renato-Soares0
Level 1
Pindamonhangaba, Brazil

Como alugar mais seu imóvel , gastando pouco ?

Como aumentar a locação do seu imóvel, investindo pouco e ter resultados como nunca teve  

  

Olá meu nome é Renato Soares **[Sobrenome removido por motivos de segurança - Diretrizes da Central da Comunidade]**

 

 Sou usuário do “Aibnb” já há alguns anos, e ultimamente tenho ficado em espaços lindos por   

indicação de outros hospedados e normalmente me surpreendo com   

os espaços de tão agradáveis, aconchegantes e bonitos, porém   

quando vou ver as imagens que o anfitrião disponibiliza na plataforma    

não são tão atrativas e não convencem ao hospedado se interessar pelo imóvel.    

Decidi então ajudar aos anfitriões realizando verdadeiros ensaios dos espaços    

disponíveis para locações, e claro o resultado veio de imediato, logo   

após a troca das fotos como esperávamos a procura e as locações aumentaram.    

Já são 10 anos fotografo arquitetura profissionalmente e vou dar uma mãozinha aqui   

aos anfitriões para que possam ter melhores imagens dos seus imóveis    

e consequentemente alugar mais e melhor;   

São dicas simples, porém que poucos tem feito uso.   

1- Pense como um interessado(hóspede)quando for fazer as fotos do imóvel   

 , o que é importante quando da decisão de fechar ou não a locação?   

2- Fotografe em horários que a luz natural é mais adequada, normalmente antes   

das 9:00 ou após as 15:00, assim a luz entra de forma lateral nas janelas sendo   

difundidas pelas cortinas atuando no ambiente de forma uniforme.   

3 - Dê preferência a cortinas de cores claras, as coloridas transformam a cor da luz   

refletidas nos objetos, paredes e moveis.   

4 - Mantenha a linha do horizonte quando fotografar, não deixando que o celular   

ou a câmera fotográfica fiquem desnivelados quanto ao chão ou teto do imóvel    

, é interessante fazer algumas imagens de ângulos inferiores por exemplo piscinas, jacuzzis,  

campo de futebol etc. ...   

5 - Fotografe no modo paisagem (horizontal) sim ainda tem anfitrião que faz as fotos   

com o celular em pé (vertical) não trazendo quase nenhuma informação ao interessado.    

6 - Alguns aplicativos (APPs) gratuitos podem facilitar sua vida quanto a ter uma   

boa câmera de celular. As câmeras dos celulares da Apple e seus softwares são bem desenvolvidos    

e atendem bem, os usuários de Android que as vezes dependendo do celular que tem, precisam    

baixar outras câmeras e uma boa dica é a " Câmara HD - Melhor câmera com filtros e panoramas "    

que está disponível no "Play Store " e o melhor gratuitamente.   

7- A maioria dos aparelhos fazem regulagem de brilho e contraste de acordo com o local que você   

toca na tela antes do "click ", opte por tocar nos locais da cena onde esteja os tons   

médios, se clicar em um local onde haja muita luz a foto ficara escura, se tocar em   

um local onde haja pouca luz a cena ficara com brilho demais.    

8 - Use um App para editar as fotos, alguns pagos como "Lightroon CC" ou gratuitos   

com " Snapseed"atendem muito bem e podem deixar suas imagens ainda mais interessantes.    

9 - Use a "regra dos terços " alguns celulares disponibilizam esta grade que se parece   

como um jogo da velha, e a dica é deixar os objetos ou ponto de interesse das imagens   

em um dos pontos de cruzamento das linhas dando preferência por deixar o mais   

importante da cena (objeto de decoração ou alguns outros detalhes   

como uma lareira, banheira ...etc. .. ) no cruzamento das linhas do quadrante superior    

direito ou próximo dela, este ponto ainda é conhecido também como Racio de Fibonacci,  

Ponto de Ouro ao ainda   Proporção Aurea.  

10 - Fotografe ângulos superiores dos ambientes, hoje com os  

" paus de Selfie" isto ficou mais fácil e cômodo,   

basta colocar o celular no canto superior de uma das paredes   

dando preferência ao angulo que o cômodo todo apareça e com uma boa situação   

de entrada da luz, faça vários testes até fazer a melhor imagem   

11 - Tendo a oportunidade fotografe o imóvel de fora seja da sacada de um prédio em frente,   

drone, ou mesmo algo que seja mais alto que o imóvel, isso valoriza muito   

principalmente se a fachada for bem estruturada    

12 - Quando fotografar em dias nublados, aproveite para ter as paisagens da janela, é uma  

das coisas que nós hospedes vimos primeiro " o que vejo da janela ou da sacada deste imovèl  "    

13- Ao definir as fotos que irão compor o perfil na plataforma, pergunte a outras pessoas o que   

acham da imagem, pergunte a anfitriões mais experientes sobre qual opção usariam, isso   

ajuda a ser mais assertivo nas postagens de imagens da plataforma    

14- Atualize as fotos sempre que possível, seja após uma benfeitoria, após um dia de limpeza  

e organização ou mesmo em dias que se tem uma luz diferente e bonita entrando pela janela    

15- Sempre que possível ao fotografar, deixe o celular ou a câmera em um suporte, tripé ou  

mesmo apoiado em algo. Isso irá garantir mais qualidade a imagem e nitidez nos detalhes.   

16 - Use o temporizador da câmera ou celular, isso evitara vibrações nos aparelhos (inclusive a   

vibração da própria mão ao apertar a tela para o disparo) deixando as imagens borradas ou  

desfocadas. Uma outra dica quando quiser fotografar a noite é regular o celular ou a câmera   

de forma manual através das configurações para que a velocidade do obturador da câmera   

seja bem baixa* abaixo de 1/10), assim mesmo a noite a câmera irá captar luzes que em um  

click normal não aparecem, isso indico quando por exemplo tiver um barzinho no apartamento,  

casa que seja bem iluminada ou mesmo alguma decoração com LEDs ou luzes quentes de "spots"   

17 - Use o foco pontual das câmeras ou celulares, quando a cena está pronta na tela, basta  

clicar em algum ponto da tela que tenha maior interesse, assim o celular entendera que o ponto   

de foco que ele disponibiliza é naquele local que deverá estar não desfocando o primeiro plano  

por exemplo dando foco no fundo.   

18 - Faça várias fotos do mesmo ambiente e não somente uma, assim terá várias opções para   

decidir qual mostra melhor o imóvel    

19 - Quando usando câmeras fotográficas semiprofissionais ou profissionais opte pelas lentes   

grandes angulares como 18 mm, 20 mm ou até 24 mm, assim terá uma quantidade maior   

de informação dentro da sua imagem, dando preferência as pequenas aberturas (acima de F-5.6) e   

ISOs mais baixos, abaixo de ISO 400 nas velocidades abaixo de 1/60, mas se não tiver câmera e   

for usar um celular, alguns celulares dispões da função foto panorâmica que é a construção  

de uma foto com angulo aberto movimentando o celular da esquerda para direita e no fim terá   

uma imagem mais aberta do que a imagem normal do celular, depois basta abrir a imagem no APP  

de edição e fazer o corte necessário.    

20 – Caso queira tirar dúvidas quanto a fotografia ou não queira perder tempo, e se preocupar com  

todos estes detalhes e mais alguns que a fotografia de arquitetura implica, conte comigo para deixar  

seu espaço ainda mais interessante, estou à disposição aqui.   

   

Renato Soares

Fotografo profissional desde 2008   

 

6 Respostas 6
Mário28
Level 10
Brasília, BR

Muito obrigado pela preciosa postagem, @Renato-Soares0 , e pela generosidade de se colocar à disposição para tirar dúvidas! Eu li ponto a ponto seu texto e fiquei refletindo sobre o quanto errei ao fazer as fotos do meu imóvel rsrsr... A começar pelas melhorias que fiz de uns tempos para cá e que não constam das fotos; do formato (vertical) da imagem etc... Apesar de ser possível eu mesmo fazer fotos melhores, assim que eu tiver condições quero chamar um profissional para tirá-las. Espero achar um competente com vc. Abraço!

Renato-Soares0
Level 1
Pindamonhangaba, Brazil

Que legal que as dicas foram uteis @Mario0 estou a disposição . Sempre estou passando por Brasilia DF só combinar uma data e posso te ajudar ai se quiser... 

J-Renato0
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

@Renato-Soares0 

Obrigado pelas excelentes dicas. O Airbnb também fornece dicas, mas você foi além em vários pontos.

Gostei das sugestões de aplicativos e inúmeras ideias dadas para fotografar.

Que bom que as dicas te ajudaram @J-Renato0  

Beatriz98
Level 10
São Paulo, Brazil

@Renato-Soares0 , agradeço as ótimas dicas ! 

Beatriz
Marcia186
Level 2
João Pessoa, Brazil

As definições de generosidade foram atualizadas com êxito!

Dicas maravilhosas.

Obrigada!

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias