Como avaliar negativamente um hóspede

Respondido!
André309
Level 2
Florianópolis, Brazil

Como avaliar negativamente um hóspede

Olá comunidade! Já estou na minha 12º hospedagem pelo Airbnb como Anfitrião e na maioria das vezes tenho recebido pessoas bacanas. Contudo, estou tendo bastante desconforto com dois rapazes que estão hospedados atualmente. Não sei como proceder com a avaliação deles, se deixo no comentário público todos os fatos que me deixaram bastante incomodado e por quebrarem acordos sociais mínimos. No caso, no primeiro dia os dois começaram a discutir entre si dentro do quarto com a porta aberta, foi bastante desagradável. Eles estão em sua segunda hospedagem. Deixo claro em meu anúncio que gostaria de receber pessoas educadas, gentis e organizadas. A falta de bom senso segue. Em um dia que estava chegando a noite, como minha garagem tem um portão mecânico, faz um barulho para abri-la e eu guardar o carro. Ao subir as escadas e entrar no sobrado, um dos hóspedes estava apenas de roupa íntima na cozinha lavando louças, fiquei bastante constrangido com a situação por ser uma área de uso comum e o hóspede ter a falta de bom senso em perceber que não está em sua casa. Outra situação foi a utilização da cozinha para fazer um churrasco no forno. A casa já fazem dois dias que está com cheiro insuportável de gordura e também a louça que eles utilizaram, que permaneu no escorredor, ficou mal lavada e com cheiro de gordura. Estou bem incomodado com toda a situação. O banheiro  e as outras áreas da casa não recebem o mínimo de cuidado com a limpeza. Deixo claro que para hospedagens maiores é necessário auxiliar na limpeza. O box do banheiro fica sempre cheio de areia, bastante desagradável. Também deixaram coisas jogadas pela cozinha no chão atrapalhando a circulação e por mais que eu tivesse pedido no primeiro dia para ser utilizado o armário para guardá-las, pois havia espaço, eles desconsideraram e mantiveram no lugar. Outro dia chego e a pia está cheia de louça, algo que está claramente descrito nas minhas regras. Minha dúvida é: como fazer e se devo escrever tudo isso no comentário público. Obviamente eles podem dar um feedback abaixo caso discordem. Também questiono se é possível eles alterarem a quantidade de estrelas após me avaliarem e terem acesso aos meus comentários? Como forma de retaliação por eu ter feito uma avaliação negativa, eles quererem fazer o mesmo. Todas as minhas outras avaliação são super positivas, sempre 5 estrelas na experiência geral. Tenho evitado de ficar dentro de casa, está muito desconfortável, não vejo a hora de irem embora. Realmente, algo que me deixou desequilibrado e bastante chateado.

Melhor Resposta
J-Renato0
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

@André309 

Se são maus hóspedes, é bom que você avise os demais anfitriões através da avaliação. Seria um deserviço deixar isto passar sem uma avaliação justa.

1- Eles não podem mudar o comentário depois que ambos escreverem seus comentários. 

2- Sugiro que faça um comentário sútil e curto do tipo "Lamentavelmente não posso recomenda-los de forma alguma".  

Se for explicar tudo, pode ficar enfadonho e virar "bate-boca" ou "baixaria" em função do que você reportou.

E quanto ao critério de estrelas, atribua as estrelas de forma severa e justa. E também marque o "polegar para baixo" para não recomendar.

Exibir Melhor Resposta no post original

9 Respostas 9
Ricardo85
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

@André309 

Seja educado e honesto em sua avaliação pública.

Uma vez a avaliação tenha se tornada pública não é possível manterá-lá.

Ricardo

Se você achou esta resposta útil não deixe de dar um "Like".

Meu Perfil.

Coloque "@Ricardo". Assim eu recebo uma notificação.

André309
Level 2
Florianópolis, Brazil

Pois então @Ricardo85 como fazer isso?  Estava pensando em cobrar uma taxa extra para a limpeza, algo que não cobro. Vi que há uma opção de solicitar dinheiro após o check out. Iria não falar nada neste momento e depois informar todas essas coisas para evitar de receber uma avaliação negativa como retaliação.

J-Renato0
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

@André309 

Se são maus hóspedes, é bom que você avise os demais anfitriões através da avaliação. Seria um deserviço deixar isto passar sem uma avaliação justa.

1- Eles não podem mudar o comentário depois que ambos escreverem seus comentários. 

2- Sugiro que faça um comentário sútil e curto do tipo "Lamentavelmente não posso recomenda-los de forma alguma".  

Se for explicar tudo, pode ficar enfadonho e virar "bate-boca" ou "baixaria" em função do que você reportou.

E quanto ao critério de estrelas, atribua as estrelas de forma severa e justa. E também marque o "polegar para baixo" para não recomendar.

Mário28
Level 10
Brasília, BR

@André309 Concordo com os amigos acima. Seja educado e franco em sua avaliação pública, pois ela servirá para que outros anfitriões não passem pelo mesmo. No mais, não deixe que esse mau comportamento influencie no seu bom tratamento para com eles. Esse tipo de gente, se recebe uma represália, tende a te avaliar mal. Ai o prejuízo acaba sendo maior, ao receber uma avaliação negativa... Sucesso pra ti!

Mário28
Level 10
Brasília, BR

Sobre o seu questionamento "é possível eles alterarem a quantidade de estrelas após me avaliarem e terem acesso aos meus comentários?", não é possível que eles façam alguma retaliação posterior à sua avaliação. O hospede somente acessa a avaliação do anfitrião depois que ele (o anfitrião) o avalia, e vice-versa. Feitas as avaliações mútuas, não é possível alterar a avaliação. Abraço!

André309
Level 2
Florianópolis, Brazil

@Ricardo85 @J-Renato0 @Mário28 

Amigos escrevi desta forma o comentário público, acredito que coloquei mais detalhes, mas enfim, pensei em não ser tão vago para os próximos anfitriões terem ciência do ocorrido:

Acredito que a melhor escolha de hospedagem para Eduardo e Arthur seja a modalidade "hotel", pois teriam maior liberdade durante suas estadias. Lamentavelmente, algumas situações me deixaram bastante desconfortável em hospedá-los. Quanto ao comportamento me senti bastante constrangido ao presenciar uma discussão entre ambos durante a hospedagem; um deles circular apenas de roupas íntimas em áreas comuns de uso na casa; e, também, mesmo eu indicando um local adequado para guardar mantimentos na cozinha, manterem bolsas e sacolas no chão do ambiente, que dificultaram a circulação e uso da bancada de refeições. Quanto à limpeza, algumas vezes foi deixada bastante louça suja na pia; após realizarem um churrasco no forno, a casa inteira ficou impregnada com um cheiro insuportável de gordura de costela assada que ficou por dias, exigindo que eu contratasse uma diarista para me auxiliar em uma "limpeza mais pesada", algo que não estava incluso, pois não cobro taxa de limpeza em minhas hospedagens; por fim, o box do banheiro estava sempre com um excesso de areia que os hóspedes não higienizavam. Já quanto a comunição, durante o processo de check-out antecipado, Arthur não avisou com antecedência o horário de saída na terça-feira de carnaval, fazendo-o apenas com 1 hora de antecedência e no período da noite, fora do horário que estabeleço para este fim. Tive de sair de meu trabalho antecipadamente e me senti constragido na chegada da residência, como se fosse minha responsabilidade não estar no horário que eles gostariam de sair, sendo que não me foi respondido precisamente o horário de saída via whatsapp, no início da tarde.

Mário28
Level 10
Brasília, BR

Caro @André309 , que situação! Espero que esse passe a ser um caso isolado em suas hospedagens. Lendo o seu texto, lembrei-me da minha decisão de bloquear as datas no feriado de carnaval, decisão da qual não me arrependo e pretendo repetir no ano que vem. Imagino seu desgosto de ter pessoas assim hospedadas em seu ambiente. Sua avaliação ajudará muitos colegas! Obrigado e um abraço!

Valéria26
Level 1
State of São Paulo, Brazil

Comigo hoje está acontecendo algo que nunca houve antes.

Hospedo um homem de 49 anos por uma noite e minha casa e sobrado. Quando meu marido sai do quarto ao lado do hóspede, dá de cara com o mesmo completamente nú, saindo do banheiro .direção ao quarto. Meu marido ficou chocado e decepcionado. Realmente trata-se de alguém muito sem princípios.

Iris593
Level 2
Rio de Janeiro, Brazil

@André309 ontem, recebi dois hóspedes...eles chegaram de madrugada...sendo que o horário do check-in é as 15 h. Até aí tudo bem...pois sou bastante compreensiva em relação à chegada do hóspede.  Mas, o problema é  que  eles são muito barulhentos...ficaram batendo portas de armários,  arrastando coisas...não dava nem pra entender o que eles estavam fazendo...e o falatório alto...a televisão no volume super alto...nossa!!! Pensei...vão destruir minha casa. Aí, liguei e pedi educadamente que respeitassem a Lei do silencio...pois no bairro, os moradores prezam por isso...e param baixarem o volume da TV e não bater porta e nem arrastar objetos.  E assim eles fizeram.  Foram dormir. Se você é muito simpático...o hóspede pode achar que vc é bobo. Mas, eu sou muito simpática e deixo bem claro que se tiver que falar eu vou falar. A gente tem que saber se impôr sem ser mal educado pra não perder a razão.  E com muito sorriso no rosto e uma olhada bem dentro da cara do hóspede mostrar quem tá no controle.  No caso, eu estou no controle.  Somos anfitriões...não serviçais. 

Mais ferramentas para ajudar você a atingir suas metas

Central de Recursos

Confira nossos guias de hospitalidade e descubra como gerenciar seu anúncio e expandir seus negócios.