Como declarar no IRPF o valor recebido pelo AIRBNB?

Respondido!
Solange7
Level 1
Rio de Janeiro, Brazil

Como declarar no IRPF o valor recebido pelo AIRBNB?

Gostaria de esclarecer como fazer a declaração de imposto de renda dos valores recebidos pelo AIRBNB.

 

Seria necessário fazer pelo CPF do anfitrião?

 

Obrigada

1 Melhor Resposta
May
Former Community Manager
Former Community Manager
London, United Kingdom

Pessoal, 

 

Imposto de Renda é um assunto muito comentado por aqui e eu separei alguns links que podem ajudar. 

 

IMPORTANTE: vamos deixar claro que a fonte mais segura de informação sobre IR é o próprio conteúdo oferecido pelo governo brasileiro, seja o manual do programa do Carne Leão (recolhimento mensal obrigatório do IR feito pelo contribuinte que recebe rendimentos pagos por pessoas físicas ou vindos do exterior), o Perguntas e Respostas IRPF 2019 ou qualquer outra informação oficial por parte deles

 

Na Central da Ajuda do Airbnb eu encontrei as seguintes orientações:

 

 

Aqui na comunidade temos conteúdos sendo compartilhados pelos anfitriões baseado na experiência deles e que podem te ajudar:

 

 

Boas reservas!

May

 

 

 

 

Exibir Melhor Resposta no post original

164 Respostas 164
Danielle0
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

Oi Solange.

Existem duas maneiras.
Declarar mensalmente pelo carne leão, onde não é necessário CPF ou CNPJ.
Ou
Declarar anualmente usando o CNPJ do Airbnb:
Ache um lugar para ficar Airbnb Brasil Ltda
Cnpj: 14546674/0001-09.

Boa sorte,
Danielle Gross.
Danielle
Gabriel104
Level 2
Rio de Janeiro, Brazil

@Danielle0, o Airbnb não existe no Brasil, como eles podem ter CNPJ?

Oi Gabriel, eles existem sim. O Airbnb tem escritório em São Paulo e CNPJ, por consequência. Abraços!

Vc poderia por favor enviar o endereço e telefone de São Paulo?

- SP: Telefone do Airbnb:  011 3093-2700. Por favor, se voce conseguir alguma informação deles, me retorne. Eu não consegui nenhuma informção.

- RJ: Telefone do Airbnb:  021 3958-5800.

Alguem saberia esclarecer se o valor recebido pelos anfitriões é declarado no IR como sendo recebidos do AIRBNB ou dos hóspedes?

Como obter o CNPJ / CPF deles?

Rodolfo, boa noite!

Sei que já tem muito tempo, mas vc conseguiu o CNPJ da AIRBNB?

Como ficou sua situação?

Luiz38
Level 3
São Paulo, Brazil

***

Boa noite, GaBRIEL. EXISTE EM SÃO PAULO , : Ache um lugar para ficar Airbnb, Brasil , Serviços e  Cadastro. CNPJ :14546.674/0001- 09

Maria Lucia Di Tullio

Carla8
Level 2
Rio de Janeiro, Brazil

oi Danielle, vc sabe se ao declarar o valor recebido como anfitriã no airbnb eu poderia deduzir despesas como limpeza e café da manhã?

Brux0
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

Entao Galera,

 

li atentamente dodas as respostas e tem alguma informacao errada.

 

1) airbnb tem sim cnpj, porem no cnpj dele ele consta basicamente com atividade de corretagem de imovel, processamento de datos etc....... Ou seja, e' um mero intermediario como seria qualquer agencia imobiliaria.  Por esta razao voce esta recebendo o dinheiro dos seus hospedes pessoas fisicas.  Para esta razao voce tem que declarar mensalmente os rendimentos atraves do carne leao.

 

2) Aconselho baixar o manual do carne leao onde esta tudo detalhado claramente.

 

3) Nao se pode generalizar como pagar porque cada caso e' diferente:  1) se voce e' proprietario e uma cosa.  2) se o proprietario por exemplo e' sua avo que deixa voce o usufruto e' outra.  3) se voce e' co host e' outra.  4) se voce aluga um apartamento e subaluga via airbnb e' outra.  5) se voce administra varios apartamentos e' outra.

 

4) a @Danielle0 gross  (lider do clube de anfitrioes do Rio) e @Haydee Wyllie (super host do Rio) acabaram de fazer um encontro no rio sobre isso apos recolher informacoes na RF com dois super-diretores de la.  Ela postara' umas informacoes nos clubes de anfitrioes.  Se voces nao fazem parte aconselho de se cadastrar no Clube de Anfitrioes do Rio, para baixar o PDF da apresentacao.

 

5) Se voce e' proprietario do apartamento que aluga inteiro so pode abater basicamente condominio, IPTU.  Se voce mora no apartmento e aluga quarto pode abater condominio e IPTU de maneira proporcional a area a qual os hospedes tem accesso.  

 

6) No caso voce e' proprietario, voce pega sua renda mensal de airbnb ja descontada do 3% de corretagem deles, desconta iptu, condominio e declara o liquido no carne leao.  Ele faz o calculo do imposto a ser pago, emite darf e voce paga.

 

7) Se voce ainda nao recolheu o carne leaos dos meses de 2016, tem que fazer mes a mes e recolher.  A multa e' de 20% + juros.  Porem a @Danielle0 gross ontem no encontro informou que existe a Denuncia Espontanea (art 138 da lei 5172/1966) pela qual a multa fica excluida.  Porem voce tem que recolher os meses atrasados antes de fazer o IRPF e antes de cair na fiscalizacao.

 

😎 conforme tem faixa de imposto no IRPF, as mesmas faixas tem no carne leao.  Voce paga imposto para cada faixa.  Ou seja se voce super a faixa mais alta de 4664 R$ isso nao significa que voce paga 27,5% sobre o todo o valor.  Voce paga 0% sobre a primeira faixa, 7,5 sobre a segunda, 15 sobre a terceira, 22,5 sobre a quarta e 27,5 % sobre o eccedente acima R$ 4664

 

9) se voce administra imoveis como co-host, voce poderia ser considerado trabalhador autonomo, isso significa que voce pode usar livro caixa para receitas e despesas podendo abater mais despesas.  Porem, tem varias interpretacoes sobre corretor imobiliario, administrador, etc..... se voce faz corretagem deveria ter creci, ja que a lei estabelece isso.  Ou seja, tem que estudar mais aprofundatamente o assunto.

 

10) a RF nao tem accesso a sua conta bancaria ja que existe o sigilo bancario.  Porem, no 2016 saiu uma nova lei pela qual os bancos e qualquer instituicoes financeiras, deverão prestar informações relativas a saldos de qualquer conta de depósito, inclusive de poupança, saldo de cada aplicação financeira e aquisições de moeda estrangeira, quando o montante global movimentado ou o saldo, em cada mês, por tipo de operação financeira, for superior a R$ 2 mil para as pessoas físicas e R$ 6 mil, no caso das pessoas jurídicas.  Isso nao significa que elas vao repassar o extrato da sua conta, pois seria ilegal, mas que iriam enviar uma alerta quando o saldo o movimentacao for superior a R$ 2000.  Se os fiscais acharam as alertas nao batem com o padrao de vida do contribuintes irao colocar na malha fina.

 

11) mesmo a receita sendo isenta por ser abaixo do limite da primeira faixa, voces devem declarar no carne leao, isso nao vai gerar impostos, mas no final do ano todas essas receitas irao ser importada na declaracao IRPF e irao adicionar as outras sua rendas, mudando os parametros da declaracao.

 

12)  se voce nao fazer o carne leao, e declarar diretamente no IRPF, praticamente voce estarao declarando que voces nao recolheram carne leao, e provavelmente cairam na malha fina.  Multa de 50%.

 

13) Ontem o primeiro ponto da apresentacao da Danielle foi o ponto mais importante.  

 

NAO CONFIE EM NINGUEM SOBRE INFORMACOES REFERENTE A COMO FAZER O IMPOSTO DE RENDA, NAO CONFIE NO GRUPO DO FACE, NAO CONFIE EM OUTROS GRUPOS DE ANFITRIOES, EM WEBINAR, EM POST AQUI NA COMUNIDADE, EM MIM, NA DANI.........

 

LEIA O QUE ESTA ESCRITO OU SUGERIDO, PESQUISE A LEI, LEIA O MANUAL DO CARNE LEAO (QUE E' SUPER COMPLETO E FACIL DA ENTENDER), VAI NA RECEITA FEDERAL NO PLANTAO FISCAL, ETC.....

 

SE CAIR NA MALHA FINA O FISCAL NAO VAI ACEITAR COMO DESCULPA QUE O CARA DO GRUPO FALOU QUE ERA ASSIM.

 

Boa declaracao a todos

 

Brunello 

 

 

Apenas um correção. O AIRBN não é uma imobiliária e não tem CRECI, portanto não recebe comissão imobiliária. ele é um prestador de serviços como o ZAP por exemplo onde recbe taxa paga pelos locadores para usar oa serviços do site. A taxa em % que o anfitirão paga ao AIRBN não pdoe ser deduzido do aluguel recebido e IPTU e condominio o anfitrião pdoe deduzir se não constar no anuncio do site que o locatário irá pagar ou seja tem que embutir no preço do aluguel diario cobrado e nãof azer referência ao locatário pagar estas taxas e impostos.

Não leia nem inventem, procuram um contador pois a Receita está égando todo mundo do AIRBN.

abraços

O que tenho feito desde anos anteriores é pagar o carnê leão mensalmente base os valores depositados pelo Airbnb em minha conta bancária. Considero para cálculo o valor efetivo que caiu na minha conta no mes de referência.

Desprezo qualquer tipo de abatimento do imposto a pagar, por exemplo IPTU e outras taxas, pois além de ser um valor não representativo é muito vulnerável a comprovação do seu cálculo.

Fabio254
Level 2
São Paulo, Brazil

Ola Brux,

Poderia me tirar uma duvida? eu aluno em nome de uma PJ para pagar menos imposto, nos devemos lançar o cpf do locatario que contratou a Aibnb caso a caso ou declarar que estou locando para Aibnb ?

Jô0
Level 2
Florianópolis, Brazil

 estou com a seguinte dúvida, como faço a dedução do valor do condomínio do carne leao? simplesmete se recebi 4mil e paguei 500 de condomínio, declaro que recebi 3,5mil ou tem um campo para isso?

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias