Bom dia Ana.
Na minha recente experiência, o que temos feito é incluir uma taxa de limpeza padrão para o final da estadia.
Também há uma regra que DEIXAMOS BEM CLARA LOGO NO INÍCIO: a cada 5 dias de estadia há troca de roupa de cama, toalhas, além de limpeza do quarto e banheiro, MAS CASO O HÓSPEDE NÃO COLABORE COM A MANUTENÇÃO DA LIMPEZA DURANTE ESSES INTERVALOS SEJA NECESSÁRIA UMA LIMPEZA EXTRA, ele será taxado em 20 reais. Parece muito, mas uma faxineira cobra 100 para limpar um pequeno apartamento de 2 quartos. Logo 1 banheiro e 1 quarto é bem razoável.
Naturalmente, antes de aplicar a taxa ou fazer a limpeza, sempre informamos ao hóspede que ele está fazendo com que o espaço vai acabar precisando de uma limpeza antes do prazo e o convidamos a 'dar um jeito na bagunça e sujeira'. Com delicadeza, é claro.
Em geral as reações são duas: em geral se esforçam para colaborar ou, em outros casos, compreendem a situação, mas não se importam em pagar essa taxa.
Com isso tudo, o que é preciso sempre explicar aos hóspedes é que os preços do Airbnb são mais em conta que hotéis, mas que se por um lado eles contam com o aconchego e pessoalidade na interação interpessoal, por outro a casa da gente não é um Ibis e a gente não é camareira 24h.
Beijos e sucesso na solução dessa dificuldade!
Marcelo Borges