Comportamento dos hóspedes

Comportamento dos hóspedes

Recebi ontem uma família de 5 pessoas (casal e 3 filhos jovens adultos). A 1ª situação que estranhei foi eu estar na minha propriedade, ninguém chamou nem tocou, e eis que um senhor abre o portão enquanto uma senhora já tem o veículo direccionado para a entrada, em cima do passeio. Fui a correr pois há uma patilha travão e de segurança e que é preciso baixar quando o carro entra, sob o perigo de danificar a parte de baixo do carro.

Enquanto eu faço sinal à senhora para fazer marcha atrás e esperar para baixar a referida patilha, os 3 filhos entram e começam a ver todos os recantos da propriedade, outro aspecto que estranhei por eu ainda estar no portão com os pais, e ainda nem nos termos apresentado.

Pais e filhos inspeccionaram toda a casa, sempre à minha frente, abrindo inclusivamente todos os armários da cozinha. Eu disse-lhes "sim, têm loiça, copos, talheres, panelas, e tudo o necessário". O senhor respondeu que queria ver uma coisa, e continuou a abrir as portas dos armários, para no final me dizer que eu não tinha copos de vinho.... Quando devia ter-me perguntado e não ter esse comportamento invasivo. Por fim, trouxeram uma cadela (contactaram-me  na véspera a pedir e afirmaram que era muito sossegada). A cadela está com o cio... não trouxeram sacos para as fezes, nem pratos para ela....

Estou muito apreensiva e desanimada. O  que eu podia ou devia ter feito nesta situação?

9 Respostas 9
Ricardo85
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

@Manuela323

O Hóspde não tinha nenhuma avaliação prévia?

Ricardo

Se você achou esta resposta útil não deixe de dar um "Like".

Meu Perfil.

Coloque "@Ricardo". Assim eu recebo uma notificação.

Não tinha... mas há sempre uma 1ª vez, foi o que pensei. Tinha apenas  "informação verificada" por airbnb, relativamente ao endereço e telefone.

devia aceitar somente hóspedes com referências?

Obrigada pela sua intervenção

Rogerio-Victor0
Level 4
State of Santa Catarina, Brazil

Boa tarde queridos colegas anfitriões Ricardo e Manuela!

Nossa, que situação complicada, mas temos que considerar que pode se esperar tudo do ser humano, inclusive essas situações abusivas.

Uma opinião pessoal, sou um simples e novato Anfitrião que mal começou, porém tive muitas experiências boas que superam uma ou outra negativa pela falta de experiência quando da análise da Reserva, é alí que percebo a real intenção, se estão mentindo ou não, há umas maneiras de sondar a pessoa e também de atribuir normas e ditames que nem estão atribuídas nas suas regras do perfil. 

A verificação da existência ou não de outras avaliações é de suma importância Manuela, foi esse o comentário do nosso experiente colega Anfitrião Adm Ricardo, comentou em poucas palavras o essencial a ser feito, para nós novatos evitarmos de cair nessas armadilhas, disse ele: "O Hóspde não tinha nenhuma avaliação prévia?" Aí está, todo cuidado é pouco.

O que eu faria no seu lugar, entraria em contato com a central de ajuda para deixar registrado e caso piorasse a situação, solicitar autorização para cancelar a reserva sem que cause reputação negativa. E seria de boa valia punir, banir hóspedes com este comportamento do AIRBNB, mas tal atitude é grotesca (cancelar a reserva) podendo gerar conflitos. Por vezes esperei passar o tempo, só ficava observando e me comunicando. Fazendo justamente o inverso, atendendo com eficácia. Fica a dica.

Rogério Victor

Amo hospedar, nasci num hotel, faz parte da minha essência!

Boa noite Rogério. 

Agradeço a sua solidariedade para com a situação que expus assim como as suas opiniões. Pensei e realmente também senti necessidade de reportar a situação à airbnb, dizendo que estou receosa do comprtamento que estes hóspedes possam ter e do estado em que vou encontrar a casa depois duma semana a ser utilizada por 5 pessoas e uma cadela com o cio e sem qualquer proteção... 

Vamos ver o que me dizem, paara já ainda não tive resposta.

Quanto a um cancelamento creio que já não é possível pois eles já entraram... e eu também não tenho coragem para fazer isso, não sou pessoa para tomar atitudes extremas. Vou torcer para que cuidem bem do espaço e se houver estragos e se for necessário terei que recorrer da caução.

Obrigada pela sua intervenção, ajuda sempre ter alguém que partilha e compreende estas situações!

Ricardo85
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

@Manuela323

O cancelamento pode ser feito em qualquer momento da estadia.

Apenas tome o cuidado de solicitar o cancelamento pela central de atendimento do Anfitrião, pois explicando a situação as chances de não ser penalizada são maiores.

Ricardo

Meu Perfil.

Ricardo85
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

@Manuela323

O cancelamento da reserva seria uma opção, mas acho que somente em algum caso extremo já que ele gera penalidades para você.

Como dito pelo @Rogerio Victor "...seria de boa valia punir, banir hóspedes com este comportamento...".  A forma que você tem de ajudar a deixar o Airbnb saudável é pela avaliação. Lembre que este é o primeiro lugar onde Hóspede e Anfitrião acessam para fazer uma análise prévia da outra parte.

Faça uma avaliação honesta e educada e sem estar de cabeça quente. Seguem um exemplo de uma avaliação que fiz há um tempo atrás:

"Infelizmente a experiência não foi boa, pois João Victor e seus amigos ainda não estão preparados para o espírito AirBnB, no qual nós, pessoas comuns, abrimos nossas casas para bem receber pessoas do mundo inteiro, querendo proporcionar a elas um momento único. Evidentemente, isso exige de ambas as partes boa vontade em observar as regras de boa convivência e de zelo pelo espaço alheio. Quando hospedamos temos o cuidado de estabelecer regras mínimas para que a experiência vivenciada seja proveitosa para ambas as partes. Tenho a consciência de que ofereci o melhor ao grupo, sempre respeitando a privacidade dos meninos. No entanto, a recíproca não foi verdadeira, pois meu apartamento foi devolvido totalmente bagunçado e sujo, demonstrando total desprezo às regras estabelecidas e aceitas pelo grupo no momento da reserva. Por fim, tive a ingrata surpresa de ter meu piso danificado, pois arrastaram o sofá sobre ele, o que me levou a solicitar a mediação do AirBnB para a resolução da questão. Ressaltando que tal cuidado constava expressamente nas Regras da Casa ("não arrastar mobiliário/objetos sobre o piso"), tendo eu a reforçado no ato do check-in. Espero que essas poucas palavras sirvam de reflexão ao grupo. "

Ricardo

Meu Perfil.

Excelentes dicas Ricardo, e com muita educação. Vou ser sincera, fiz um copy e guardei num documento Word para o caso de eu ter que referenciar os hóspedes. Não se importa? É que está muito bem escrito, e acertou em cheio pois é mesmo uma questão de maturidade e de estar ou não preparado para uma experiência de hospedagem!

Bem haja, obrigada!

Ricardo85
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

@Manuela323

Fique à vontade.

Dê uma olhada também nas minhas Regras da Casa para alguma ideia que você possa aproveitar em seu anúncio.

Ricardo

Meu Perfil.

Olá Ricardo

Estive a ler atentamente as suas regras da casa. As minhas são apenas 3 linhas... o que me fez pensar que tenho que melhorar muito! Não pensei que devesse definir tantas regras, mas realmente faz sentido, pois se houver um problema, como me salvaguardar que estava escrito nas regras?! É óbvio....

De novo fiz um copy e guardei. Agora vou editar o meu anúncio com base nas suas dicas, e estou muito agradecida.

Quanto ao seu apartamento.... irrepreensível! A limpeza até se vê e brilha nas fotos 🙂 Muito giro, muito moderno, muito bem decorado, os meus parabéns!

Muito obrigada 

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias