Consegue um desconto? AFF...

Ana23204
Level 10
State of Bahia, Brazil

Consegue um desconto? AFF...

Esse mês de Maio pra mim tá sendo o pior mês do ano, praticamente sem reservas. Consegui pouquíssimas até agora pra no máximo 2 dias. As contas pra pagar embolando, eu contando moeda, somando, multiplicando pra ver como pagar a quem eu devo. Até motorista de Uber eu me tornei, tem 2 semanas rodando por aí e daí somar os ganhos com Uber aos ganhos com Airbnb.

 

Pois bem, pra atrair hóspedes, pesquiso o preço e disponibilidade da concorrência. Vejo que por aqui tá todo mundo na mesma e seus preços baixos. Daí eu baixo o meu preço pra concorrer com meus colegas anfitriões, sendo que o meu fica 1 real mais baixo.

 

Aí vem a cidadã  na consulta me pedir desconto pra 1 dia e 2 hóspedes. Meu preço ta R$79, outros estavam na base de R$80 e alguma coisa. Sendo que, apesar de todos estarem na Barra e região, a área onde estou é mais favorável. Eu tou na parte bem próxima da orla, os outros mais lá pra dentro e em ruas mais isoladas, longe das coisas e que sobe ladeira. Quer dizer, na região, eu tou mais barata e pareando com preço dos demais pra não ficar baixa demais e melhor localizada. Mesmo assim tem gente cara de pau pedindo desconto. 

 

Bom, o que fazer nessas horas? É se jogar do pé de coentro de raiva? Não. 

 

Toda vez que alguém me pede desconto:

 

1 - Eu pergunto ao Pé - de - Rato ➡️ "Olá fulano de tal, tudo bem? Você sugere um desconto de quantos reais?";

 

2 - Se a pessoa me responde sobre qual valor deseja pagar, e se o chat for durante o dia, digo que tenho disponibilidade, mas o check-in somente de noite 😉;

 

Pra quê, Ana? Pera bora pra frente...

 

Como disse, o período tá ruim, né? E preciso fechar reserva, blz? Mas tenho que ter fé que vai aparecer um hóspede legal que vai pagar sem pestanejar o que meu quarto vale. Tenho o dia todo, né isso?

 

Aí se a pessoa ainda tiver procurando quarto e deu de noite e nada de reserva nem pra mim e nem pra pessoa, vou no chat "Fulano, o quarto tá vago ainda. Tem interesse?" Se sim, faço o tal do desconto pq daí não perco nada. Ganho pouco no fim do dia, mas ganho. Se ligou?

 

O lance é

NÃO já ir liberando quarto com desconto logo de cara não. Espera. Enqto isso, o quarto ficará disponível no seu preço normal pra alguém que vai te pagar melhor. É ter fé.

 

 

3 - Eu nunca discuto com a pessoa no chat que meu preço tá baixo, o da concorrência mais alto, e que subiu q desceu, pq é perda de tempo.

Eu jogo o jogo.

 

Saiba de uma coisa, aliás duas:

 

Quem lhe pede desconto tá jogando barro na parede pra ver se cola com vc.

 

Quem lhe pede desconto não é nenhum pobrezinho morador de rua e nem passa fome, pelo contrário, tá podendo viajar e você não, ou seja, tá melhor que vc.

 

 

Você pode até dar desconto, mas dê na hora certa. De noite, viu? E em tempos ruins.

 

16 Respostas 16
Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Oi @Ana23204 ,

Até tem uma certa lógica nesse procedimento. 

Só vejo um "senão" aí.  É muito arriscado vc dizer no chat que o "check-in é somente à noite" se, no anúncio, seu check-in é 14h.

Pode ser denunciada por anúncio enganoso.

Cuidado!!!

Ana23204
Level 10
State of Bahia, Brazil

Oi @Denise583 , tudo bem?

É das 14:00 às 22:00

Se for dentro desse prazo, blz? 

 

Eu não faço self check-in. Pra o hóspede entrar precisa que eu esteja em casa para recebê-lo já que eu moro aqui. Então, dar pra combinar um horário dentro do período proposto no anúncio sem problemas. 

Ah, então tá tranquilo...

A estratégia é bia mesmo, todo mundo sai ganhando kkkk

Abraços!

 

Ana23204
Level 10
State of Bahia, Brazil

Realmente realmente 😁 @Denise583 

Fabricio50
Level 10
Recife, Brazil

É @Ana23204 , cada um usa as suas estratégias para sobreviver, aliás, sobreviver nesse país é o que o povo anda fazendo. 

 

Se sua tática vem funcionando e se nas conversas via chat o hóspede aceita o combinado, siga em frente, temos que pagar contas, né?

 

Chuvas de bênçãos caiam sobre vc e que Ele esteja sempre à tua frente. 🙏

 

Bons negócios, na certeza que dias melhores virão. 

 

Fabricio:)

Ana23204
Level 10
State of Bahia, Brazil

Amém @Fabricio50  amém amém 🙏🏽🙏🏽🙏🏽🙏🏽

Que Deus te abençoe e abençoe a todos nós aqui.

Precisamos de Deus em nossas vidas pra tudo e se tratando de Brasil então...

 

Agora importante dizer que não é qualquer desconto não. Prefiro trabalhar com algum percentual, dependendo do momento, da situação...pq aí já viu né. Vira aquele como é o nome 🤔 Cautinsurfe, countisanfe...aquele que é de se hospedar de grátis.

 

Abração! 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Ana23204 , eu amo as sua postagens e dicas de hospedagem, a forma como você descreve sua vida como anfitriã são tão leves e gostosas de ler 🥰

Eu fiquei só pensando se isso não atrapalha a taxa de resposta e se você sempre responde no mesmo dia ou espera algum tempo pra ver se outros não estão interessados em pagar o preço cheio....

Eu tenho reparado também que os hóspedes estão comentando na queda das reservas, acho que essa época depois do Carnaval até o meio do ano é mais tranquila. Esse mês de Maio foi o pior desde que você começou a hospedar? 

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Ana23204
Level 10
State of Bahia, Brazil

Oi @Laura , tudo bem? Fico feliz em saber rs... Ô tem q ser com leveza mesmo, algum bom humor, pq a vida da gente tá tão difícil, né? Que se a gente não tirar sarro dos problemas da gente mesmo, a gente fica doido ou com depressão.

 

Não não, minha taxa de resposta tá normal. Geralmente eu respondo logo. Começo com a mesma pergunta, sobre quanto de desconto a pessoa sugere, até pra ver até onde a pessoa vai. Ontem mesmo uma Hóspede me procurou com esse pedido de desconto, perguntei. Mas essa não respondeu nada não. Quando responde, ganho tempo em "negociar" , não fecho logo não. 

 

É realmente teve o carnaval né...o povo já gastou no Río rs...nem lembrava disso. 

 

Rapaz Laura, já me dei conta que Maio tem sido o pior mês do ano desde 2020. Eu olhei meu histórico de ganhos de outros Maios, é osso esse mês, viu? Aí Junho já tenho algumas reservas programadas, já fico aliviada. É pq tem as férias escolares e tb São João. Aí já dar uma guinada.

 

Obrigada mais uma vez por curtir as resenhas rs...

 

Forte abraço!!!

Alyson48
Level 6
State of Pernambuco, Brazil

Oi Ana! o tal do desconto é pra mater mesmo! só nós sabemos os custos de arcar com a hospedagem. Energia, condomínio, limpeza, enxoval... Esse mês não tá incrível... Mas tá menos pior que Abril, que foi terrível por conta do cancelamento de uma reserva de 11 dias entre feriados. 

 

Aprendi que precisamos nos posicionar quanto aos descontos e que pessoas que pedem muito desconto podem causar muitos problemas no futuro. São as mais chatas e vão pedir coisas até o fim da hospedagem se você nao se posicionar com um NÃO. 

 

Tive uma experiência recente de uma hóspede assim. Primeiro pediu desconto, depois queria entrar um dia antes da data do check in só que a noite... Olhe, foi um inferno até eu me posicionar - ficou de aprendizado.

 

Sugiro você investir numa conta no Instagram. Além de ter mais autonomia sobre o preço final, você também tem um canal de nogociação e reservas diretas. 

 

 

Alyson Lima

Oi @Alyson48 

Vc está certíssimo qto ao anfitrião saber se posicionar. 

Costumo dizer que "começou errado, fatalmente vai terminar errado".

Isso no Airbnb é praticamente regra kkkk.

@Denise583 tive um triste aprendizado!

Aprendendo a dizer NÃO.....

Pois é @Vera-Lucia22 

Muitas vezes só aprendemos quando a lição é dura...

Mas não há de ser nada, apreenda a lição e passe a fazer uso dela, que vc terá um retorno muito mais satisfatório e produtivo. 

Precisamos ser firmes e fiéis a nós mesmos, a nossos princípios. 

Se não nos valorizarmos como anfitriões, ninguém o fará.

Abraços!

 

Ana23204
Level 10
State of Bahia, Brazil

Oi @Alyson48 , tudo bem?

Realmente, cê tá certíssimo. Concordo ctg em tudo. 

 

Imagino oq vc passou aí com essa pessoa em sua casa rs... é punk às vezes. 

 

Eu acho q no final de tudo vale a compreensão dos lados, pq não adianta só a gente entender o lado da pessoa q tá no pedido de desconto. As pessoas de fora não sabem ou não querem se envolver no nossos desafios em manter um negócio como Airbnb. Há muitos custos e não são poucos não.

 

Mesmo cuidado vale na hora de definir horário do check-in e check-out.

Por exemplo, o pessoal não entende que se tá dizendo lá que é das 14h - 22h o check-in, mas quer entrar às 6h, por exemplo, que é necessário reservar a diária anterior, só pra garantir a entrada cedo. Eu até dou essa flexibilizada, mas dentro dessa condição. O mesmo vale pra check-out. Passou de meio-dia e quer continuar usando o quarto e banheiro? Reserva 1 diária a mais.

Já teve gente querendo negociar a meia diária. Não trabalho dessa forma não, até pq no calendário do Airbnb não tem como trancar metade de uma diária. E tem tb haver com a dinâmica. Se tiver hóspede ocupando o quarto e tiver outro pra entrar, como é q fica isso aí? 

 

Enfim, acho q no geral o pessoal não entende que isso é um trabalho. Todo trabalho tem que ser levado à sério e deve ser respeitado. 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Eu amo os seus relatos e desafios com os hóspedes.... fico rindo sozinha na frente do computador @Ana23204  😂

Eu pessoalmente tenho pavor de pedir desconto, tem gente que é viciada e pede pra vendedor ambulante na praia, vendendo a própria arte, em tudo! 

Mas confesso que em alguns países é bem mais normal fazer isso, principalmente quando você é turista.

Eu achei Maio bem mais tranquilo, teve frente fria, depressão pós Carnaval, e as férias do meio do ano se aproximando.... mas também vi sinais positivos de que as buscas por reservas no Brasil estão quase no mesmo nível pré -Covid sabia? Então nem tudo está perdido 😅

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias