Olá, sou o Paulo. Utilizo o Airbnb como hóspede desde 2012 e, desde outubro de 2018, também como anfitrião.
A minha experiência quer como hospede quer como anfitrião tinha sido atá ao momento muito positiva. No entanto, tive no mês passado uma reserva que começou em 19/03 e terminava em 17/05, confirmada pelo Airbnb. No dia 09/04, como ainda não havia recebido qualquer pagamento da reserva, contactei o Airbnb. Responderam-me que ainda não tinham efetuado pagamentos para a minha conta, pois estavam com dificuldade em cobrar do hóspede. Fiquei chocado, pois, estando a reserva confirmada, e tendo os hóspedes efetuado check-in no dia 19/03, estando portanto já há 20 dias no alojamento, não entendia porque razão não efectuavam o pagamento. Entretanto, no dia 24/04 (36 dias após o check-in), os hóspedes cancelaram a reserva e abandonaram o meu alojamento, tendo o Airbnb informado que , como não conseguiram recolher o pagamento do hóspede, não iriam proceder a nenhum pagamento.
Em resultado, para além de não receber o valor da reserva (cerca de 1200€), tenho ainda que suportar os custos de água, luz, gás e internet, bem como a taxa de manutenção do espaço. Eu e minha esposa temos outro alojamento em Lisboa, também explorado por Airbnb, em que, devido ao Covid-19, temos todas as reservas canceladas desde Março, pelo que estamos com muitas dificuldades financeirsas. Não julgava que isto fosse possível (não pagarem reservas confirmadas, alegando que não conseguiram cobrar dos hóspedes), pois não controlamos o processo de pagamento. Já sucedeu algo semelhante com algum de vós?
Peço desculpa pelo desabafo, mas estou muito desiludido e triste com o Airbnb, pois na altura em que mais precisamos, atua desta forma.
Um abraço a todos,
Paulo
*Título editado