Decisão recente do STJ sobre aluguel em condomínios

Danilo141
Level 2
Penha, Brazil

Decisão recente do STJ sobre aluguel em condomínios

Bom Dia comunidade, confesso que estou bastante apreensivo com a recente decisão do STJ, não consegui ter acesso na integra dos votos do ministros... mais pela grande imprensa está sendo veiculado matérias com títulos: " Condomínio Pode proibir alugueis por Airbnb", etc. A tendência é que administradoras, síndicos, vizinhos, utilizem destes argumentos para iniciar ações, multas, ou processo judiciais mencionando uma provável jurisprudência recente do STJ. A insegurança futura para nós Anfitriões em condomínios está nas mãos de terceiros agora, será que o Airbnb irá fazer algo para tentar reverter esta decisão/situação ? sei que foi uma decisão de um condomínio específico mais no brasil esta decisão gerará uma jurisprudência automática por ter sido decidida por um tribunal de 3ª instância, e uma chuva de ações no judiciário solicitando que se aplique o entendimento em questão. Tendo em vista que grande parte dos condomínios no Brasil são de caráter de uso residencial, estarreço minha preocupação com vocês, não sabendo ao certo como prosseguir no caso de uma proibição. Minha dúvida de momento é, posso continuar alugando normalmente em meu condomínio ? o condomínio terá que entrar na justiça para me proibir ?

77 Respostas 77
José-Carlos17
Level 2
Piracaia, Brazil

@Danilo141 @Nilton27 Tenho uma questão para meu caso: Alugo uma cada de campo/chácara no interior de São Paulo, próximo à capital. Apesar do nome condomínio, o registro na prefeitura Municipal é  de loteamento residencial.  Não há síndico, mas a gestão é  praticada por uma associação de moradores, que tem regras, nenhuma delas referentes à discriminação de aluguéis temporário ou anuais. Creio que uma associação de moradores não tem a mesma força de regulamentação  que a de um condomínio residencial. Está correta está interpretação? À guisa de esclarecimento, muitos ditos condomínios, mesmo com portarias e vigilância privada, tem o registro de loteamento residencial junto às prefeituras municipais. 

Renan72
Level 2
Paraíba, Brazil

@Danilo141 e membros . Alguém sabe se existe uma providência legal já em curso? Do Airbnb, booking, VRBO?

Ueliton1
Level 2
State of São Paulo, Brazil

A decisão não foi proferida ou mesmo regulamentada, portanto acredito que cabe muita discusssão, ainda mais que o STJ deixou a decisão para o comite dos condominios e nem todos agrupamentos no pais pode-se chamar de condominio, aqui mesmo somos registrados como loteamento de chacaras.

 

Claudia-Alice0
Level 2
Rio de Janeiro, Brazil

Vocês acham que a procura pelo site já está sendo impactada com estas notícias?

Podemos fazer algo para isto ser revertido?

Mariza-Hirt0
Level 2
Cascavel, Brazil

No momento é uma decisão aplicável  para o caso do processo, mas abre um precedente. Cabe recurso, porém é preocupante.

Luiz-Octavio0
Level 1
Rio de Janeiro, Brazil

Eu acho que unidos podemos lutar para que não consigam mudar isto li aqui de um parceiro advogado podemos se acontecer entrar na ação em conjunto com ele o que vcs acham ?

Carol5384
Level 2
Brasilia, Brazil

@Danilo141 Concordo contigo que, se mantido esse entendimento, será algo que afetará toda a comunidade de anfitriões do AirBnB Brasil. Fato é que por enquanto, a decisão ainda não é definitiva. Outro fato é que a decisão do ministro Raul Araújo cita as hospedagens de curta duração. Isso quer dizer que as de longa duração não teria problema? De todo modo, cada condomínio poderia definir suas regras em assembléia, o que já causa problemas com outros temas. Alguns condomínios permitem animais, outros não. O 'excesso' de rigidez das convenções da assembleia podem ser judicializados também. Enfim, acho que esse é o começo de uma longa discussão.

Gloria694
Level 1
São Paulo, Brazil

Eu acredito que não haverá mudança automática alguma. Se o seu condomínio optar por seguir e proibir a locação, o que terá que ser feito por votação em assembleia, daí sim você estará sujeito as penalidades que couberem. Mas automaticamente de jeito nenhum. Você deve montar seu grupo de pessoas contras, para evitar que mude a regra.

Walfredo0
Level 2
Brasília, Brazil

Estude a possibilidade de vender o apartamento e investir o dinheiro na construção de um novo emprendimento com mais quartos e mais adequado para aumentar seus lucros com a locação. Ou seja, faça do limão uma limonada.

 

Esse é corretor de imóvel ou de investimento. Só nao faz a conta da perda na venda.

Claudio758
Level 2
Varginha, Brazil

Participei de uma convenção de condôminos, nota-se em geral que poucos participam, então sugiro que os anfitriões do Airbnb sejam mais presentes porque é ali que a coisa acontece.  Outra sugestão a Direção do Airbnb é colocar uma mensagem na plataforma avisando que segundo nova determinação da Justiça...bla bla... os hóspedes devem seguir expressamente as regras do Condomínio, uma mensagem de alerta aos hóspedes em geral para comportamentos educados e que bagunça, algazarra, ou qualquer perturbação aos vizinhos poderá descredencia-lo permanentemente da plataforma, aliás a quem interessa hóspedes bagunceiros? Pode -se dizer que isso é do interesse do Airbnb Co. Uma ação preventiva talvez seja suficiente para criar um consenso geral nos usuários,  evitando assim perturbações que  motivem os vizinhos a alterarem as regras da Convenção. 

Fernando1372
Level 2
São Paulo, Brazil

Pelo que entendi foi uma decisão isolada no STJ e  que não faz efeito para terceiros. 

O direito de propriedade é amplo e absoluto, e alugar pelo airbnb,  trata-se apenas de usar uma plataforma intermediadora (como uma imobiliária), que inclusive recebe comissão,  por isto não descaracteriza o ato como locação por temporada prevista na Lei do Inquilinato.  Assim, locar por temporada não é ilegal, muito pelo contrário, há previsão legal. E se o condomínio impedir em locar seu imóvel certamente será um ato ilegal, já que viola disposição legal. As decisões de condomínio não podem jamais ir contra uma norma federal.

Por outro lado, infelizmente vivemos tempos tenebrosos, onde a justiça vem continuamente desprezando os dispositivos de leis federais e até mesmo os da constituição federal, trazendo muito insegurança jurídica em todos os campos.  Assim o que vale hoje amanhã poderá não valer mais.

 

@Danilo141 , fique tranquilo seria impossível isso acontecer.  Para isso  teria que proibir todo o tipo de locação de imóveis.

Bons negócios para todos.

Abraço

Gladis20
Level 2
State of Rio de Janeiro, Brazil

Olá May, muito bom participar dessa discussão. Minha propriedade fica num condomínio de casas na Região dos Lagos no RJ e esse assunto já foi pauta de assembleia entre os condôminos. Acredito que agora essa discussão voltará e espero sinceramente que isso não vá adiante. Temos aqui vários proprietários que passaram a alugar suas casas como forma de obter renda para fazer frente as despesas do condomínio

Gladis Lira
Adil135
Level 2
Bahia, Brazil

O STF decidiu que as instituições condominiais detém a prioridade das decisões sobre os aluguéis privados nos imóveis que compõem o condomínio.

É deveras preocupante!!

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias