Experiência traumática com o aircover

Larissa394
Level 2
Natal, Brazil

Experiência traumática com o aircover

Há seis anos, tenho uma linda cadeira de madeira maciça na minha casa de praia.  Certo dia, um hóspede reservou a casa para comemorar o aniversário. Apenas jovens. Após a estadia, o encosto da cadeira estava quebrado, separado do assento. Isso mesmo, quando cheguei estava o assento num canto e o encosto partido ao lado! Não acreditei naquilo. Fui conferir o estado da madeira, filmei tudo. Era uma cadeira de jatobá, a madeira estava em perfeitas condições!! Certamente foram se balançar fazendo algazarra, viraram a cadeira e ela PARTIU AO MEIO. O hóspede reconheceu sua responsabilidade na conversa que tivemos. Acionei o airbnb e foi aberto o prazo pra ele pagar (24h). Ele não pagou e acionei o aircover. E como minha cadeira de madeira MACIÇA foi comprada há seis anos, esse tempo de "depreciação" foi considerado e recebi apenas $140 de um conserto que custou $350! Fiquei EXTREMAMENTE FRUSTRADA. Ainda que aquela cadeira tivesse 20 anos, não fosse o mau uso e a truculência dos hóspedes, eu não teria que conserta-la. Não foi uma manutenção, a madeira não estava velha ou úmida. Eles quebraram um item em perfeito estado e eu que precisei pagar por isso! O airbnb precisa rever esses critérios com toda a urgência. Fica o relato de uma anfitriã frustrada e completamente desassistida pelo airbnb.

7 Respostas 7
Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Puxa @Larissa394 

Lamentável ler mais um relato de falta de apoio e suporte do Airbnb.  

Frustração, decepção e demais sentimentos similares se juntam a essa narrativa. 

Fico pensando naqueles que têm móveis de família de 50 anos ou mais (eu mesma tenho alguns deles espalhados nas minhas acomodações). 

Numa época que tanto se fala em preservação e sustentabilidade (foi tema aqui mesmo na CC), aquele anfitrião cuidadoso que valoriza e preserva itens antigos, como fica?

Itens passados de geração em geração que nem nota fiscal têm, ficaremos no prejuízo?

Se orçamentos de consertos são um dos itens obrigatórios para ser elegível ao Aircover, qual o motivo de não respeitarem os valores alí discriminados???!!!

Muita mesquinhez...

Cristina1875
Level 10
Atibaia, Brazil

@Larissa394 @Denise583 O Aircover é um tipo de seguro. E, quem já lidou alguma vez com seguradora, sabe bem como eles são. Fazendo isso, o Airbnb está forçando os anfitriões a colocarem valores muito acima para tentar receber o justo. Depois dizem que "brasileiro gosta de dar jeitinho"...

Como já havia dito em outro post, acho que deveríamos enviar uma carta aberta ao Airbnb com reclamações recorrentes e com insatisfações que temos.

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Larissa394 , sinto muito pelo caso com a sua cadeira....eu imagino o apreço que você deve ter pelo móvel e a qualidade do material....

Você enviou para o Aircover o recibo do conserto para que o valor completo fosse ressarcido?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Oi @Laura 

Me permita uma observação a esta questão. 

Nos "Termos da Proteção ao Anfitrião contra danos", lá no item II. Definição de termos-chave, há a seguinte descrição:

 

"Valor Real" é o valor que custaria para reparar ou substituir a Propriedade Coberta destruída ou danificada por um Prejuízo Coberto, calculado na data da ocorrência do referido Prejuízo Coberto, com material de qualidade e tipo semelhante, com a devida dedução de valor por depreciação física ou obsolescência.

 

Então, seguindo algum critério próprio, o Airbnb ainda fará alguma dedução daquilo que achar pertinente.

Por isso meu comentário. Como fica aquele anfitrião cujo dano foi num móvel antigo de família?

A mesa de trabalho da Casa do Canto, por exemplo, era do meu sogro e data de 1918.

Só Imagino qto seria deduzido a título de depreciação e obsolescência???!!!

Acho que eu ainda ficaria com saldo devedor 🤭

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Essa colocação é certíssima @Denise583 , por isso fiquei curiosa em saber como funciona com móveis antigos, que claramente não podem ser facilmente substituídos....como fica o seguro e ressarcimento nesse caso?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Então @Laura 

É a pergunta que não quer calar...

Será que vc conseguiria obter alguma posição deles?

 

Os móveis antigos dificilmente poderão ser substituídos, mas consertados, sim (como tudo o que é antigo).

Não é correto por um valor de depreciação ou obsolescência num item que não é nem depreciado e nem obsoleto,  muito pelo contrário!!!

Da mesma forma o são os móveis de "madeira de demolição", muito vomuns aqui em Minas. 

Será que o Airbnb age assim no Reino Unido ou mesmo no resto da Europa onde há muito mais antiguidade que aqui????!!!

Gostaria de saber...

 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Pois é @Denise583 , vou buscar saber sobre isso e ter um posicionamento deles à respeito de móveis e itens antigos!

 

Agora você me lembrou essa postagem aqui de um anfitrião francês falando sobre a acomodação da mãe que ele administra, com todos os móveis originais!

 

Acho que vale a pena perguntar nessa postagem mesmo oque ele faz -ou já fez em relação à danos e o ressarcimento pelo Aircover!

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias