Facturação

Sara244
Level 2
Setúbal Municipality, Portugal

Facturação

Olá,

 

Gostaria de saber como funciona a facturação em termos da sua ligação com as Finanças. Existe ligação e quando o Airbnb emite a factura essa informação fica registada no contribuinte do anfitrião ou é necessário após emissão da factura pela Airbnb ir lançar a mesma no portal das finanças? Por outro lado ainda não consegui carregar o contribuinte no site da airbnb. Onde deve ser carregada essa informação? Descobri uma área com nº de IVA, que não percebo a que se refere e que julgo não ser aplicável até porque neste momento o anfitrião está isento.

 

Obrigada

Sara

 
 
6 Respostas 6
Rita120
Level 1
London, United Kingdom

Olá Sara,

 

O teu texto vai exactamente ao encontro das minhas dúvidas,

reparo que não obtiveste feedback de ninguém mas de qualquer forma gostaria de te perguntar se conseguiste ter resposta as tuas duvidas.

 

Obrigado,

 

Rita

Sara244
Level 2
Setúbal Municipality, Portugal

Olá Rita,

 

Obtive resposta por outra via. Envio abaixo a informação, não sei se para Londres é ou não tudo aplicável.

 

para colocar o NIF no site é  no Perfil. mais ou menos a meio há uma coisa que diz: opcional e a seguir há um campo para introduzir o NIF.
Tens de preencher os dados e pedir para verificar.
Um dia ou dois depois eles enviam um email a dizer NIF verificado
 
Para além do campo para colocação do NIF consegui ainda a seguinte informação:

Há algumas situações em que o hóspede do Airbnb precisará pagar imposto.

Alguns anfitriões são obrigados por suas leis e regulamentações locais a cobrar um determinado imposto. Recomendamos que esses anfitriões incluam esse imposto no valor total da reserva, mas alguns deles exigem que que o imposto seja pago diretamente no momento do check-in. Pedimos que os anfitriões expliquem quaisquer impostos que precisem recolher na descrição de seus anúncios e em suas comunicações com os hóspedes, antes que a reserva seja concluída.

Em algumas localidades, o Airbnb fez acordos com governantes para recolher e repassar alguns impostos locais em nome dos anfitriões. Os impostos variam e, dependendo das leis locais, podem incluir cálculos baseados em um valor fixo ou percentual, número de hóspedes, número de noites ou tipo de propriedade reservada. Ao reservar uma acomodação em uma dessas localidades, os impostos locais recolhidos serão exibidos automaticamente no momento do pagamento e constarão do seu recibo depois que a reserva for confirmada.

Além disso, o Airbnb é obrigado a recolher o IVA ou equivalente ao IVA (por exemplo, o Imposto Sobre Consumo do Japão) sobre suas taxas de serviço em países com incidência de impostos sobre Serviços Fornecidos Eletronicamente. Atualmente, isso inclui todos os países da União Europeia, Suécia, Noruega, Islândia, África do Sul e Japão. Saiba mais a respeito do Imposto sobre Valor Agregado.

Uma nota fiscal de IVA é fornecida sempre que o IVA é cobrado sobre as taxas de serviço do Airbnb. Uma nota fiscal é finalizada e emitida no momento em que uma reserva é aceita e ela inclui suas informações (nome, endereço, etc.) conforme consta em sua conta Airbnb. O Airbnb não pode modificar uma nota fiscal de IVA após sua emissão.

Para acessar a nota fiscal de IVA da sua reserva:

1-Acesse Seus Anúncios na página airbnb.com.br
2-Selecione Suas Reservas à esquerda
3-Se a reserva que você está procurando não estiver visível, clique em Visualizar todo o histórico de reservas
4-Clique em Visualizar Notas Fiscais de IVA à direita da reserva
5-Selecione Nota Fiscal do Anfitrião
6-Se você adicionar um número de identificação IVA à sua conta, ele será incluído nas notas fiscais de IVA criadas após essa inclusão. Para ver os detalhes da reserva, consulte sua confirmação do anfitrião.

 

 

Espero que possa ajudar.

 

Um abraço

Sara

Sara244
Level 2
Setúbal Municipality, Portugal

Rita,

 

Em relação à questão do que deve ser declarado por nós às Finanças será o que cobramos na totalidade, por exemplo se o valor de estadia que carregas na plataforma do Airbnb for 20 é 20 que tens de declarar junto das Finanças. O que tens de fazer e a forma como tens de fazer pode depender da tua situação fiscal e das regras locais, mas julgo que em termos de valor será sempre assim. tenta falar com alguém com uma situação semelhante à tua em Londres ou então com um contabilista.

 

Boa Sorte

Sara

Maria641
Level 2
Figueira da Foz, Portugal

 Olá Sara

 

   Vi a tua informação que é importante mas, quando se deixa de estar isenta de IVA, por a facturação ultrapassar os 10 mil E, como podemos fazer, no site do airbnb, para passar a cobrar o IVA que deve ser cobrado ao consumidor ?

   Lembro-me de há uns meses atrás ter visto no site uma indicação nesse sentido que, na altura não me interessava e não vi mas, agora que irei precisar não consigo encontrar uma forma de ter essa informação.

  Se me puderes ajudar agradeço antecipadamente.

   Lucília

Sara244
Level 2
Setúbal Municipality, Portugal

Olá Lucilia,

 

Não te sei responder, mas tenta ver este site, podes também tentar por a questão na página do facebook ou tentar contactar a Airbnb.

 

http://www.alesclarecimentos.pt/

http://www.alesclarecimentos.pt/contactos-uteis/

https://www.facebook.com/groups/alojamentolocal

 

Espero que dê para ajudar!

 

Sara

 

Armando109
Level 2
Vila Nova de Gaia, Portugal

Olá Maria,

 

Como fez para cobrar o IVA? Também não encontro informação sobre isso...

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias