Fatura para o hóspede e para entregar nas finanças?

Rita34
Level 8
Lisbon, Portugal

Fatura para o hóspede e para entregar nas finanças?

Boa Tarde,

 

Tenho algumas questões relacionadas com as faturas.

Quando verifico as minhas reservas, visualizo no campo das faturas, uma opção onde diz "fatura com iva" e "fatura para o anfitrião".

 

1ª - Só consigo verificar a fatura para o anfitrião, como visualizo a fatura com iva?

 

2ª E quando for para entregar uma fatura ao hóspede e às finanças (pagar os impostos), entrego a que diz IVA?  

 

3ª E quando entrego a fatura ao hóspede? 

 

4ª Para que serve a fatura para o anfitrião? É para entregar no IRS como despesa?

 

Aguardo.

Grata pela ajuda.

 

Cumprimentos,

Rita Sampaio

8 Respostas 8
Assistimo0
Level 2
Almada, Portugal

Olá Rita!

Também estou com as mesmas dúvidas. Já tentei contactar directamente a Airbnb, mas não encontro em nenhum lado um número de telefone ou um e-mail para o qual possa enviar as minhas questões. Fico à espera que alguém nos responda.

Além disso, verifico que ao preço que tenho afixado, a Airbnb retem sempre 10%, aparecendo como pago pelo cliente, um valor inferior ao que costumo cobrar. Quando enviam a factura com o IVA, apenas fazem referencia à taxa de 3% que cobram pelo serviço.

Será que a Rita ou alguém me sabe esclarecer sobre isto?

Comecei há pouco tempo a trabalhar com a Airbnb, quero emitir os recibos aos meus clientes mas estou muito confusa.

 

Cumprimentos,

Teresa ***

Olá Teresa,

 

Ainda ninguém me disse nada, mas assim que souber alguma coisa partilho aqui para ficarem a saber. Se souber alguma coisa antes de eu partilhar, agradeçia que partilhasse comigo.

 

Obrigada.

Cumprimentos,

Rita

Olá Rita!

 

Depois de ter passado quase uma tarde a ler os "Termos de Serviço de Pagamentos", cheguei à seguinte conclusão:

Nós temos que passar ao cliente a factura/recibo cujo valor é o que o cliente pagou incluindo a taxa de 3% cobrada pela airbnb. Neste valor terá que vir o valor do IVA que já está incluído.

 

Exemplo: Um cliente pagou 200 euros por 4 noites. A airbnb descontou 6 euros de taxas pelo que só recebi 194 euros.

 

O recibo foi passado da seguinte maneira (pela minha contabilista):

 

188,68€ + 11,32€ (IVA) = 200,00 euros

 

A Airbnb passa recibo do valor da taxa que cobrou.

 

Espero ter contribuido para esclarecer a sua dúvida.

Cumprimentos,

Teresa

@Assistimo0

 

Boa tarde,

 

Estou com duvidas sobre que valor passar na fatura ao hóspede, e encontrei o seu comentário, no entanto, fiquei ainda sem saber se para quem tem o regime simplificado (isento de IVA) tambem deve incluir na fatura o valor da taxa de serviço, pois a fatura que a Airbnb nos passa desse valor não tem nosso NIF...logo também não dá para apresentar no IRS!

 

Agradeço se souber esclarecer este ponto.

 

Maria

Algarve, Portugal

 

Boa tarde! E onde encontra esse recibo dos 3% do airbnb?

Cumprimentos,

Magna

Ola! Também estou cheia de dúvidas. Porque o Airbnb passa uma fatura ao cliente das taxas deles e supostamente nós teriamos de passar do remanescente. Agora vi que passam do total cobrado ao cliente fiquei baralhada!

Também que tipo de fatura passam? Não tenho contabilidade organizada. São recibos verdes?

Muito obrigada!

 

Andreia

olá tenho algumas duvidas sou novo no alojamento local recebi na minha conta um valor que a airbnb cobrou estou na duvida se o recibo que tenho que passar é o valor da transferencia que recebi ou falta a percentagem cobrada pela plataforma 

obrigada pelo site

May
Former Community Manager
Former Community Manager
London, United Kingdom

@João295 eu reuni um material que pode ajudar a tirar sua dúvida sobre alojamento local

 

Se conseguir encontrar a resposta, por favor, comente aqui 🙂

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias