Faxineira

Respondido!
Matheus-Augusto0
Level 1
Guaporé, Brazil

Faxineira

Boa tarde,

 

não encontrei um tópico relacionado a minha dúvida, por isso abri este.

Temos uma faxineira que chamamos conforme há necessidade, porém me surgiu a dúvida, se com o tempo isso não irá gerar algum vínculo empregatício com ela. Alguém já se informou a respeito disso?

Pergunto isso para agir da forma mais correta possível, pois atualmente estou na dúvida.

1 Melhor Resposta
Flaviano2
Level 10
Lacerdópolis, Brazil

@Matheus-Augusto0, bom dia! Tudo bem?

 

Se for analisar conforme CLT você precisa ter um registro empregativo com ela, sendo ele um contrato temporário ou definitivo, conforme link: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/Del5452.htm.

 

Se você precisa chamar ela com uma maior frequência, é interessante fazer este registro, nem que seja de um valor mínimo de horas trabalhadas para comprovar para a legislação e assim ambos estão protegidos.

 

Se for chamar poucas vezes, pode ser mais interessante fazer apenas um contrato de prestação de serviço.

 

Talvez algum escritório de contabilidade de confiaça ou alguém com uma situação semelhante poderá esclarecer melhor como fica sobre este registro mínimo previsto em legislação para não sofrer futuras dores de cabeça.


Um abraço e até logo,

Flaviano.

Exibir Melhor Resposta no post original

8 Respostas 8
Flaviano2
Level 10
Lacerdópolis, Brazil

@Matheus-Augusto0, bom dia! Tudo bem?

 

Se for analisar conforme CLT você precisa ter um registro empregativo com ela, sendo ele um contrato temporário ou definitivo, conforme link: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/Del5452.htm.

 

Se você precisa chamar ela com uma maior frequência, é interessante fazer este registro, nem que seja de um valor mínimo de horas trabalhadas para comprovar para a legislação e assim ambos estão protegidos.

 

Se for chamar poucas vezes, pode ser mais interessante fazer apenas um contrato de prestação de serviço.

 

Talvez algum escritório de contabilidade de confiaça ou alguém com uma situação semelhante poderá esclarecer melhor como fica sobre este registro mínimo previsto em legislação para não sofrer futuras dores de cabeça.


Um abraço e até logo,

Flaviano.

Boa tarde @Flaviano1, tudo bem e com você?

Entendi, vou me informar a respeito então com o escritório.

Agradeço pela resposta.

Abraços
Obrigado

Tudo ótimo por aqui @Matheus-Augusto0!

 

Que bom. 😃

 

Nos mantenha informado para ver o que seu profissional do escritório irá comentar com essa questão! \0/

 

Um abraço,

Flaviano.

Mário28
Level 10
Brasília, BR

Oi, Matheus! Boa tarde! Sugiro que não mantenha uma periodicidade fixa com a sua diarista; que sempre pegue um recibo referente à prestação do serviço (a cada diária, um recibo; e que não dia a ela que você explora hospedagens no ambiente a ser limpo. O contrato de prestação de serviços periódicos pode facilmente demonstrar a relação de emprego, que é o que você quer evitar. É o que eu faço. Abraço!

Leonardo798
Level 7
Caldas Novas, Brazil

Sei que é um tópico antigo, mas tenho ficado preocupado sobre essa questão. Como moro em outro estado e dependo de uma pessoa fixa que se recusa a aceitar registro em carteira, queria saber se alguém tem experiência sobre isso. 

 

Não posso contratar uma empresa e nem diarista, pois seria difícil gerenciar vários pontos a distância que preciso de alguém de confiança.

 

Conversei ontem com ela sobre registro e ela se recusa, diz que pelo pouco que ela vai, não caracteriza vínculo, ou seja, ela está informada. 

 

A princípio, ela limpa sempre que alguém sai, e depois uma limpeza simples da área externa quando alguém entra, e em geral é 2 reservas por semana.

 

Ou seja, ela acaba indo 3 ou 4 vezes no imóvel e gasta entre 1h e 3h lá, eu diria que ela fica umas 8-10h por semana considerando essas limpezas e algumas pequenas necessidades que ela precisa ir lá resolver algum problema. 

 

Eu queria MUITO registrá-la, mas ela não quer, e por eu morar em outro estado, não posso me dar ao luxo de fazer rodízio com várias... 

 

Alguém teve alguma experiência em manter uma pessoa nessa situação e se precaver de problemas na justiça se a faxineira midar de ideia e decidir comprovar vínculo? 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Leonardo798 , te aconselho a você marcar outros membros usando o @ para que eles recebam uma notificação para ler a sua mensagem, para que ela tenha mais chances de ler lida 😊

Vou marcar a @Rosemary322 que também tem um anúncio em outro estado (ou cidade?) e ela pode te dar uma ajuda de como funciona essa questão com a diarista/faxineira.

 

Espero que ela possa te ajudar!

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Rosemary322
Level 2
Campo Grande, Brazil

@Leonardo798, tenho uma diarista em condições parecidas . Ela não vai em dias fixos e também faz as diárias no máximo 2 vezes na semana. Só é necessário o registro se a diarista trabalhar acima de 2x na semana, regularmente. Assim me informei com um contador. 

Oi, @Rosemary322, muito obrigado pela resposta. A minha dúvida é nessas 2x, porque limpeza mesmo, acaba sendo só isso em uma semana.

 

Mas meu imóvel está em um local que tem muita poeira (cerrado goiano) e ela acaba fazendo a limpeza toda e no dia da chegada do hóspede retorna apenas para lavar a área externa. 

 

Daí daria mais de 2x, acaba sendo 3 ou 4 vezes, mas a questão é o tempo, dessas vezes todas, apenas 2 são faxinas, as outras é coisa de 30 minutos.

 

Além que vez ou outra ela tem que levar roupa de cama, ou resolver algum problema pequeno. 

 

Tentei buscar um contador, e ele só se resumiu justamente a essas duas vezes, mas não soube dizer se essas outras que ela vai fazer outro tipo de serviço contaria e sugeriu fazer o registro dela. 

 

Como falei, eu quero fazer o registro, mas a bendita não quer em hipótese alguma, e eu não gostaria de perdê-la, ela faz o serviço muito bem feito e ter alguém de confiança como ela é muito difícil para mim que mora a 800km de lá. 

 

Mas não quero ser processado se algum dia ela mudar de ideia. 

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias