Hóspede caluniador

Luiz56
Level 2
Brazil

Hóspede caluniador

Recebi uma denuncia falsa e caluniosa por parte de um hóspede, que para gerar a acusação, enviou apenas como prova 6 fotos, sendo 3 delas fotos de seus pés, pernas e mãos, apresentando marcas de picadas de insetos que ele mesmo numa das mensagens, pensa ser de mosquitos. No Rio de Janeiro o que mais temos é mosquito e apesar de eu ter telas nas janelas nos quartos, ainda assim, podem ocorrer a entrada desses insetos, ou mesmo o hóspede pode ter sido picado na rua, em qualquer outro lugar. As outras 3 fotos, eram completamente desfocadas, apesar do hóspede ter um I-Phone12 como ele mesmo mostrou pra mim na sua chegada (porque ele não conseguia acessar a internet devido seu aparelho ser 5G e a tecnologia no Brasil ainda é 4G). As fotos eram de uma parte do colchão da cama dele, e nestas fotos, há uma mancha amarelada que ele alega ser um inseto chamado PERCEVEJO DE COLCHÃO, que eu jamais tinha escutado algo sobre, tive de buscar na internet sobre esse assunto. O hóspede já havia cometido 3 faltas graves perante às regras do AIRBNB e as minhas regras que estão no site, pois na primeira noite ele trouxe uma "garota conhecida" e tentou entrar na casa com ela, e eu tive de barrar a entrada dela. |Ele alegou não ter lido as regras. Aí ele me acusou de ter mentido para ele quando eu tinha falado que a internet na minha casa era forte e estável, pois ele não conseguia acessar a rede. Tínhamos na mesma época mais 3 hospedes  do AIRBNB na casa, todos conseguindo o acesso. Ele me acusou de ter mentido pois ele precisava da internet para trabalhar, mas em nenhum momento em nossas conversas pelo site ou ao chega na casa, ele citou que estava viajando à trabalho, pelo contrário, disse que o dolar estava alto e que ele resolveu aproveitar  para viajar e descansar conhecendo o Rio de Janeiro. Nesta mesma mensagem, no perfil do AIBNB (pode se ler claramente) ele alega ter gasto $100 para colocar créditos no celular para poder trabalhar, que perdeu $150 porque tinha uma aula que não conseguiu apresentar, e que além dele ter perdido este valor, ele não tinha como pedir para sair da minha casa porque não teria como pagar 2 Airbnb , mas pedia para que eu cancelasse a reserva dele porque eu tinha mentido quando disse que a internet da casa era estável. Na mesma mensagem que ele se desculpa pela vinda da amiga, ele cria uma razão para pedir para sair, provando que era uma artimanha para encobrir a verdade. Eu li a mensagem e imediatamente fui até ele, expliquei que o serviço da internet era uma empresa que prestava o serviço, que eu havia ligado informando que havia uma pessoa que não conseguia acesso, fui informado dos procedimentos que deviam ser feitos, pedi a ele que desligasse os parelhos e religasse, para que o sinal pudesse restabelecer. Além disso, eu passei a ele a senha do roteador geral da empresa, pois todos nós e os hóspedes usamos a senha do ACCESS POINT que é muito forte e estável, mas que , segundo o técnico da empresa, devido aos equipamentos dele serem e 5G, talvez funcionassem melhor ligados no sinal do roteador e não apenas no Access Point. Os equipamentos dele funcionaram perfeitamente após isso. Apesar disso, ele colocou na mensagem dele na avaliação do AIRBNB que ele tinha ficado mais de 2 dias sem conexão de internet, que é uma grande mentira, visto que pelas mensagens que tenho no perfil e no meu Whatsapp, ficou provado que ele ficou menos de 24 horas com problemas na conexão.

Depois disso ele foi flagrado por mim e pelos outros hóspedes, fumando dentro da casa, que é proibido. No banheiro, no terraço da casa, na cozinha, e os hóspedes me pediram para tomar providências. Antes mesmo de que eu pudesse falar com ele, foi enviada uma mensagem pelo perfil do Airbnb onde ele me caluniava por ter uma "infestação de insetos do tipo percevejo de colchão" no quarto dele. Eu li a mensagem e fui falar com ele, mas ele já estava irritado e grosseiro comigo, estava com as malas arrumadas e postas para fora do seu quarto, me falou que estava indo embora e cancelaria a reserva porque o quarto era insalubre. Eu pedi que ele me mostrasse os insetos e o colchão, que neste momento já estava todos desarrumados e virados no quarto dele, eu peguei meu celular, comecei a gravar com a lanterna do aparelho ligada, coloquei bem próximo ao colchão, lençóis, travesseiros e até perto da capa protetora (todos meus colchões tem capa protetora impermeável para manter o colchão sempre limpo, seco, sem suor e sem riscos de molhar) e durante os 20 minutos que ficamos olhando, examinando e gravando, EM NENHUM MOMENTO FOPI LOCALIZADO NENHUM INSETO. O hóspede estava comigo e eu mostrando e falando para ele que não estava vendo nada do que ele tinha alegado. Mas ele insistia que tinham sim e muitos, apesar de nós 2 não ver nenhum inseto sequer. Eu então ofereci que ele pudesse trocar de quarto para que ele continuasse a reserva, e caso ele não gostasse, no dia seguinte iríamos conversar pois eram quase 2:00 da madrugada, mas ele disse que já tinha saído para a rua, tinha já achado um hotel barato perto da casa, que já havia reservado e que no dia seguinte ele iria falar com o AIRBNB. Eu tentei de todas as formas ajudar o hóspede no que era possível, mas ele foi irredutível, inclusive dizendo que minha casa era suja, e que se tinha insetos no quarto dele, deveria haver insetos em todos os quartos e que ele não queria ficar numa casa sem condições de higiene.

Apesar da ofensa, eu ainda me preocupei com ele, pedi que ele me mandasse uma mensagem ao chega no hotel para que eu ficasse tranquilo com a segurança e integridade dele, pois era tarde para uma pessoa estar andando com malas pela rua.

Me surpreendi no dia seguinte com a atitude do AIRBNB , que não me ligou em nenhum momento, em nenhuma forma tentou me dar a oportunidade de me ouvir, que eu pudesse explicar, que eu tivesse a chance de me defender da acusação inverídica, e apesar de todos os fatos ocorrido, apesar do perfil deste hóspede sequer ter uma foto dele, que fere gravemente as diretrizes do AIRBNB que obriga aos hóspedes e hospedeiros terem fotos claras, apesar de todos os meus esforços para fazer da estadia do hóspede tão boa quanto à dos demais que estavam na mesma época, apesar de o hóspede ter um perfil há menos de 2 anos e ter feito apenas 5 viagens, preferiram dar voz e razão à ele somente, desprezando completamente meu direito à defesa, desprezando que eu sou hospedeiro desde 2012 com várias vezes sendo SUPERHOST, com 97% de bons e ótimos reviews e sempre mantendo 100% de taxa de resposta, 0% de cancelamentos, mais de85% de 4 e 5 estrelas, mas mesmo assim, apesar disso tudo o AIRBNB me prejudicou. Me cancelou meu Superhost porque este hóspede me deu 1 estrela, apesar dos outros tantos que recebi desde Agosto terem dado 4 e 5 estrelas. Me deixou bloqueado por mais de 20 dias, perdendo grandes chances de receber novos hóspedes. Me cancelou as reservas que tinham por vir neste mês. E ainda por cima, para piorar tudo, devolveram um valor de R$1.251,30 para o hóspede e estão me obrigando a ter de pagar isso para o site, com as novas reservas de futuro.

Além disso tudo, eu fui  obrigado a contratar uma empresa especializada em, dedetização de percevejos, que aqui no Rio de Janeiro só existem 2 que fazem este serviço, paguei por uma vistoria que verificou e comprovou que não haviam insetos nem rastros deles (normalmente este tipo de inseto pode até não estar mais no ambiente, mas deixa ovos, cascas e rastros de sua existência), paguei para que a empresa fizesse ao meu pedido uma vistoria em todos os demais quartos e aposentos da minha casa, vistoria esta que comprovou que não havia insetos nem rastros deles em nenhum cômodo da casa, nem no meu próprio quarto (pois eu também moro na casa) e paguei para que a empresa fizesse uma aplicação de veneno de forma preventiva no quarto que estava o hóspede, para seguir o pedido que o AIRBNB havia feito para que o processo todo fosse analisado.

Fiz tudo o que foi pedido, fui caluniado, fui ofendido, fui prejudicado e ainda assim, no final de tudo a sua equipe achou por bem manter a decisão de me punir, de me imputar o valor da devolução deste valor da hospedagem, numa clara forma de me criar um dano maior até do que já tinha passado.

Como posso pensar em continuar com meu perfil no seu site, se apesar de eu seguir todos os pedidos, de eu jamais ter sido consultado ou ouvido antes de sua decisão, como posso eu ser um anfitrião que sempre honrou com os compromissos e regras, sequer ter a chance da defesa.

O Airbnb poderia ainda ter feito uma simples consulta com os demais hospedes que estavam na mesma época que este hóspede,  ou até mesmo perguntar para os últimos hospedes que estiveram neste mês a fim de saber se a casa tinha boas condições de higiene ou não.

Contudo, apesar de meus diversos pedidos de revisão, e de todas as coisas que fiz para provar a minha inocência, apesar de gastar dinheiro com uma empresa especializada para verificar se havia insetos, apesar da empresa EMITIR UM LAUDO COMPROBATÓRIO de que não havia nada, ainda assim, fui condenado e punido.

Realmente, não sei se ainda manterei meu perfil em sua plataforma, estou neste momento conversando com outros hospedeiros, e estamos avaliando quais serão nossos próximos passos e as providências cabíveis para que eu possa finalmente ficar em paz.

5 Respostas 5

Boa noite, entendo perfeitamente sua situação, imagino o quanto dói ser injustiçado atitude completamente infundada da plataforma. Hj mesmo fui intimidada por um hóspede que me ligou se passando por policial  civil para entrar em minha propriedade um dia antes. Entrei em contato com o site e até o momento tmb nada foi feito. Ou seja os hospedes tudo podem. Sem sombra de dúvidas já vão vir com más intenções aí colocam mil e um defeitos e depois nós passamos por más feitores.

Janara0
Level 3
Rio de Janeiro, Brazil

Sou anfitriã há mais de 10 anos e Tbm superhost. O airbnb mudou bastante e nem sempre nos sentimos acolhidos, uma pena. Já tive hóspedes mal caráter também que caluniou e inventou coisas para obter vantagem financeira, quando começarem a perder reputação e vier concorrentes que protejam bons anfitriões vão melhorar…

Claudia1455
Level 3
Ilhabela, Brazil

Sou anfitriã desde 2019 e superhost desde a primeira avaliação. Em fevereiro tive problemas com um hóspede que danificou minha casa e deixou muita sujeira e comida espalhada pela casa. contestei a avaliação junto ao airbnb, demonstrei ser inverídica as colocações, mas em vão. isto não fere a política deles. Ao contrário quanto ao meu comentário sobre o hóspede. Não foi incluída na página dele minha crítica á sujeira deixada. 

dois pesos e duas medidas.

Flavio238
Level 2
Campo Grande, Brazil

Tive problemas com dois hóspede, a primeira locação foi apenas quarto, porém deixei o hóspede a vontade, uma semana recebo ligação do meu vizinho informando barulho e som alto na residência. Fui até a casa e constatei o verdadeiro caos, garrafas de serviço, arrombaram a porta do banheiro e sujaram a parede, solicitei o cancelamento da reserva e pedi restituição dos danos causados pelos hóspedes que até o momento não recebi nada.

Depois dessa reserva instalei câmeras de segurança nas áreas comuns, descrevendo no anúncio, o primeiro hóspede ocorreu tudo normal. Já o segundo hóspede alegou que não sabia das câmeras. No final da estadia avaliou minha casa como suja, e ainda destacou que câmeras geravam falta de privacidade. Engraçado que eu em momento algum fiz qualquer tipo de comentário negativo ao hóspede, sendo que na vistoria verifiquei o banheiro sujo, lixo sobre a pia fora pequenos danos no sofá. Achei uma injustiça o aplicativo permitir um comentário tão baixo, sendo que durante a estadia o hóspede ainda solicitou estender, logo caso o imóvel estivesse em condições ruim e as câmeras que foi o destaque do comentário eles deveriam ter procurado outra residência.

Estou muito triste com o descaso por parte da plataforma, como resultado de tudo isso estou processando a empresa na esfera judicial brasileira. 

Vale destacar que após a primeira audiência de conciliação, meu anúncio não tem recebido nenhuma visualização, suspeito que estou sendo retaliado por causa do processo.

Jamais pensei passar por essa situação, você disponibiliza seu imóvel a baixo do mercado (hóteis), e receber um descaso tanto da plataforma também e por parte do hóspede que deveria ter um pouco mais consciência e valorizar o trabalho dos anfitriões.

Agora, estou migrando pra BOOKING, pois até o momento não tenho nenhuma reserva na AIRBNB. A política de comentário tem de ser revista, ninguém pode simplesmente destilar o que pensa no perfil de ninguém. 

Detalhe o primeiro hóspede mencionado acima o único comentário que escrevi foi: LAMENTÁVEL. 

Aline426
Level 3
Rio Grande do Sul, Brazil

@Flavio238 ,

Olá @Flavio238, vi sua publicação na Central da Comunidade e como estou com uma situação análoga a sua com o Airbnb gostaria de ver se podes me ajudar com tua experiência.

Sou anfitriã (superhost) e minha última hóspede, por retaliação devido a avaliação que fiz, realizou uma denúncia de eu possuir câmeras na propriedade. (sabe aquele hóspede que é o "terror do anfitrião"? Pois é foi um desses).

Até ai querer denunciar é por conta e risco dela mas o que me admirei é que o Airbnb me suspendeu, me encheu de perguntas, um americano me ligou com tradutor e resumindo a situação, por mais que eu provasse que as câmeras constavam no anúncio, que na parte descritiva dizia os dados pertinentes (quantidade e gravação)  eles fizeram eu alterar e descrever ainda mais a posição e situação das câmeras (ou seja se for bandido mapeei onde estão todos os dispositivos num site público pois não é informação restrita para hóspede com reserva confirmada) e nem me disseram qual o embasamento que a hóspede usou para denunciar, somente que era uma denúncia de eu ter uma ou mais câmeras de segurança. 

Deram credibilidade a denúncia falsa e nada a mim que mesmo sendo Superhost e respondendo e entregando a eles todas as provas de que em nada feri a política da plataforma e que preenchi meu anúncio com todas as informações não foi dado nenhum reconhecimento disso. Ninguém me disse: "Sim, Mrs Aline, verificamos que a informação está disponível no seu anúncio". Simplesmente fizeram a tal investigação deles e hoje liberaram meu anúncio com a ressalva de que se houver outra denúncia do gênero poderei ser banida. E onde está toda a força de prova que produzi mostrando ser fraudulenta tal denúncia?
Eu, desde essa última hóspede que foi realmente um terror, já havia formado a ideia de abandonar o Airbnb (único site que eu anunciava e somente no verão) e agora com esse desfecho de ainda levar uma advertência com uma "dose de ameaça" fortaleceu mesmo não querer alugar mais minha casa.
Como vi que você manifestou-se judicialmente contra a empresa gostaria de saber se já houve o desfecho. Também penso em entrar contra o Airbnb porque fiquei profundamente abalada com o episódio ainda mais sabendo que meu procedimento foi correto e a pessoa que denunciou sim é que devia ser banida da comunidade pois com certeza não é interesse de nenhum anfitrião ter hóspedes como aqueles que produziram uma bagunça/sujeira enorme em minha casa. Encaminhei o  processo AirCover juntamente com todas as provas ao Airbnb e cujo teor ali já referenciava as câmeras de segurança (mas ali o Airbnb nada me questionou sobre elas e eu estava tranquila porque sabia ter cumprido com os requisitos de acomodações com câmeras na área comum). Produzi a avaliação do hóspede de acordo com a veracidade dos fatos a fim de melhor instruir o julgamento dos próximos anfitriões pois acredito que uma avaliação realmente honesta seja a melhor maneira de separar o joio do trigo. Até então todos meus hóspedes haviam sido tranquilos e todo eles recomendei com boas avaliações em seus perfis porque realmente fizeram por merecer.
Serei muito grata se puderes me responder e me ajudar a entender como está a ação movida por você e como funciona todo esse processo pois nunca me vi numa situação dessa.
Agradeço antecipadamente sua atenção e vou ficar torcendo que vejas minha publicação.
Atenciosamente, @Aline428

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias