Hóspede pede reembolso integral período Carnaval 2022

Luciana133
Level 2
Salvador, Brazil

Hóspede pede reembolso integral período Carnaval 2022

Olá Pessoal bom dia, 

 

Um hóspede me contatou para solicitar o reembolso integral de uma reserva para a semana do Carnaval de 2022 (21 fev- 3 mar), alegando estar preocupado com o aumento dos casos de Covid. Como minha política de cancelamento é rigorosa, ele só tem direito à 50% do valor. 

Como proceder nesse caso? Fico com receio de sair no prejuízo, pois é período de alta estação com o turismo em Salvador está indo de vento em popa apesar do vírus estar ainda circulando, e não conseguir mais alugar o apartamento nas datas bloqueadas pelo hóspede. O que vocês me sugerem?

 

Obrigada pela ajuda e protejam-se!

Luciana 

 

 

 

6 Respostas 6
Ricardo85
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

@Luciana133 

 

Qual a data do check-in para esta reserva?


Ricardo

 

Se você achou esta resposta útil não deixe de dar um "Like".

Meu Perfil.

Coloque "@Ricardo". Assim eu recebo uma notificação.

Olá @Ricardo85 , o check-in é no dia 21/02. É a semana do Carnaval 

Marcelo6
Level 10
State of Minas Gerais, Brazil

@Luciana133 Boa Noite Luciana tudo bem, é uma coisa que pode acontecer com qualquer anfitrião, como você falou que o mercado está aquecido ai acredito que vai locar rápido. Uma outra sugestão que indico é interagir com o hospede e informar que ele terá o valor integral para uma futura hospedagem ele não perde os 50% e você ganha integral. Melhor caminho é sempre o dialogo também sou como você sou rígido imagina se você deixa flexível é muito complicado, mas dependendo do período de solicitação de cancelamento do hospede você recebe um valor maior que 50% veja as regras. Um ponto importante deixe que o hospede cancele, se ele tentar trocar a data recuse também pois tentará o reembolso. Se te ajudei de alguma forma deixe seu like que isso me ajuda no crescimento orgânico na comunidade. Desejo muitas reservas e nada de cancelamento para você nesse 2022. abraço @Marcelo6  

Ajudar só fortalece a comunidade

Olá @Marcelo6 , obrigada pela dica. 

Também acredito que através do diálogo conseguimos resolver tudo. 

Ontem falei pelo telefone com uma atendente da Central de Suporte Airbnb (muito simpática por sinal) e ela me orientou que o Cliente deve cancelar a reserva, desta forma liberando as datas para que eu tente alugar o apartamento. Caso eu consiga, eu posso reembolsa-lo via plataforma. 

 

Ela explicou que o Covid hoje não entra em causa maior para cancelamento da reserva com reembolso integral e que o Cliente deveria ter observado minha política antes de reservar. 

 

Vou mantendo vocês informados do imbróglio. 

 

Obrigada pela ajuda e ótimo dia pra vocês, 

Luciana

Luciana133
Level 2
Salvador, Brazil

@Marcelo6 @Ricardo85 o Cliente me retornou com a proposta de encurtar a estadia pela metade, ver a resposta dele:

 

"Conversei com o meu grupo e como não ficou claro que após o cancelamento nós receberemos de fato os 50% restantes, nós pensamos num outro cenário:

Encurtar/modificar a reserva pela metade, recebendo 50% do valor já pago e usando a outra metade como hospedagem no seu espaço. Assim acredito que tbm seria uma maneira de ninguém sair perdendo.

Ao invés de cancela, apenas encurtar e receber o reembolso dos dias que não vamos ficar.

Ficaríamos de 26/2 a 3/1 (que já está dentro da nossa reserva."

 

Já tô imaginando que eles vão cancelar depois da mudança nas datas, na cabeça deles melhor perderem 2500 do 5000 reais (50% já pago ao Airbnb).

 

O que vocês acham?

Obrigada mais uma vez, 

Luciana 

@Laura 

Ricardo85
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

@Luciana133 

 

Algumas considerações:

 

(1) Seu calendário ficou bloqueado este período para eles, impedindo que você alugasse para outros. Então, é justo a retenção dos 50% por esta exclusividade.

(2) O grupo estava ciente que estamos no meio de uma pandemia

(3) O grupo estava ciente da política de cancelamento de seu anúncio, pois ele teve que concordar com ela para fazer o pedido de reserva.

(4) Você não é obrigada a alterar a reserva

(5) O grupo pode acionar o Seguro Viagem para rever os outros 50%. Se eles não fizeram um Seguro Viagem assumiram os riscos.

 

Diante disso você pode sugerir que eles cancelem a viagem e caso você consiga alugar o período você fará o reembolso dos 50%.

 

Semana passada passei por uma situação idêntica a sua. Veja minha resposta para o hóspede:

 

"...

 

Temos duas opções:

 

(1) você cancela a reserva e será aplicada a política de cancelamento.

 

Ou

 

(2) Você mantém a reserva como está e eu te concedo um período de até 15/07/2021 (6 meses) para você poder usufruí-la um única vez.

 

Restrições:

 

a) A proposta fica vinculada à disponibilidade do calendário do anúncio;
b) A remarcação não poderá ser feita para o período do Carnaval e nem para feriados (28/02, 01/03, 02/03, 15/04, 17/04, 21/04, 01/05, 16/06);
c) Não poderá haver nova remarcação;
d) O período não poderá ser fracionado;
e) Pagamento de nova Taxa de Limpeza - infelizmente sua mensagem chegou para mim após a equipe de limpeza já ter iniciado a limpeza e organização da acomodação.

 

..."

 

Caso ache interessante, faça as adequações necessárias no texto acima.

 

O hóspede aceitou a opção (2) na hora. ;o)

 

Ricardo

 

Se você achou esta resposta útil não deixe de dar um "Like".

Meu Perfil.

Coloque "@Ricardo". Assim eu recebo uma notificação.

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias