Hóspede solicitou reembolso integral depois de hospedado

Respondido!
Jadson2
Level 2
Lauro de Freitas, BR

Hóspede solicitou reembolso integral depois de hospedado

Bom dia,

Tenho três espaços anunciados. Em um deles, o primeiro, em que tenho boas avaliações, um hóspede permaneceu por dois dias, não mantivemos contato nenhum a não ser pela plataforma AIRBNB. Ontem o hóspede fez um comentário sobre a sujeira do imóvel e a degradação dos móveis. E eu solicitei a retirada desse comentário, coisa que não tinha feito anteriormente. Hoje pela manhã recebo uma solicitação de reembolso no valor de R$ 213,00. Esse foi o mesmo valor que recebi do AIRBNB, já descontadas as taxas. O hóspede tirou fotos dos problemas apontados e anexou ao pedido. Boa parte das fotos tem a ver com o fato do imóvel ser praticamente frente ao mar e o salitre comprometer a conservação deles.

Minha dúvida é: como proceder sem trazer maiores complicações pra mim e pro hóspede?

Melhor Resposta
Beatriz98
Level 10
São Paulo, Brazil

Olá @Jadson2 !

O hóspede tem as primeiras 24 hs para reclamar que algo está errado ou para cancelar e pelo o que vc disse , não o fez... eu não devolveria o valor solicitado porque ele desfrutou da hospedagem .., aguardaria a resolução do airbnb.Quanto ao comentário dele , aponte na resposta que ficará visivel à todos tbm, que durante a hospedagem ele não reclamou nada para vc , nem pediu para cancelar durante a estadia e que vc estranhou esse tipo de comportamento. 

Espero ter lhe ajudado! 

Beatriz

Exibir Melhor Resposta no post original

8 Respostas 8
Beatriz98
Level 10
São Paulo, Brazil

Olá @Jadson2 !

O hóspede tem as primeiras 24 hs para reclamar que algo está errado ou para cancelar e pelo o que vc disse , não o fez... eu não devolveria o valor solicitado porque ele desfrutou da hospedagem .., aguardaria a resolução do airbnb.Quanto ao comentário dele , aponte na resposta que ficará visivel à todos tbm, que durante a hospedagem ele não reclamou nada para vc , nem pediu para cancelar durante a estadia e que vc estranhou esse tipo de comportamento. 

Espero ter lhe ajudado! 

Beatriz
Jadson2
Level 2
Lauro de Freitas, BR

Olá Beatriz,

Então você acha que eu devo esperar o AIRBNB resolver essa disputa? De fato ela não falou nada, embora tivesse meu número de celular para eventuais imprevistos. A reclamação oficial só veio na quarta-feira, 4 dias após o check-out e após a avaliação dela.

Tenho até o dia 20/04/2019 para aceitar devolver ou não.

Acha que devo aguardar o AIRBNB resolver?

Obrigado,

Jadson

Beatriz98
Level 10
São Paulo, Brazil

@Jadson2 , abre -se a disputa para o Airbnb resolver quando não existe acordo. Vc tem 72 hs para responder, após esse tempo , o hóspede solicitará que o airbnb decida. Eu nem esperaria , já responderia justificando só pelo fato de que em  nenhum momento foi registrada reclamação no chat e que ele desfrutou da estadia até o final.

Beatriz
Áurea-and-Humberto0
Level 2
Lauro de Freitas, Brazil

Como a Beatriz, eu não devolveria e passaria a disputa para o Airbnb, até porque "degradação dos móveis" pode caber num comentário privado, sugerindo melhoria. O item sujeira idem. Se ficou no imóvel, foi por ter condições de ter permanecido. Se outros não fizeram a mesma crítica, este se tornaria um ponto fora da curva. Até poderíamos considerar como uma atitude de certo oportunismo. É caso de o Airbnb observar se essa atitude é uma prática deste hóspede. Muito estranho uma queixa 4 dias depois. Uma queixa no dia da entrada, nos possibilitaria sugerir um serviço de limpeza ao hóspede ´pago por você... E olhe que sua diária não é cara... Muito estranho, mesmo!

J-Renato0
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

@Jadson2  Concordo 100 por cento com @Beatriz98  . 

Penso que, se não gostou ou achou que era inapropriado, deveria ter recusado ao chegar.

Ou seja, desistir no primeiro dia.

Se hospedar, desfrutar do imóvel  e depois pedir o dinheiro de volta é algo suspeito.

Parece existir má fé por parte deste cidadão.

Responda que não aceita devolver, pois o pedido é incoerente.

Ví o perfil desta hóspede que clama "hospedagem gratuíta".

Existe um comentário em frânces no perfil desta hóspede, onde um anfitríão diz que a esta hóspede falta "cortesia" e "comunicação". É um sinal de pessoa problemática. 

Cristina1240
Level 2
Pernambuco, Brazil

A própria regra da Airbnb deixa claro, dentro de 24 horas no caso a diária pode haver reclamação de insastifação para ser resolvido ou não ainda com o hospede hospedado e não 4 dias depois do desfruto do espaço. Primeiro a Airbnb quebra norma devolvendo o pagamento sem consultar o anfitrião

Edleise0
Level 3
Salvador, Brazil

Caros, acho esse problema sério mesmo. Nesta semana eu tive uma hóspede que ficou 7 dias e depois pediu a devolução integral do valor pago, alegando que o ar condicionado estava quebrado. Nós trocamos o ar condicionado no quarto dia de hospedagem. Além disso, ela justificou que o imóvel tinha muitas formigas. Enfim, para não me chatear eu devolvi o dinheiro, mas vi que cometi um erro. Deveria ter deixado o Airbnb resolver. Creio que muitos hóspedes estão fazendo disso uma prática. Fiquemos atentos!

Esse infelizmente n eh um problem so com Brasileiros, recebi um hospede que ficou por 5 dias na minha acomodação, mandou mensagem sobre o fluxo da torneira do banheiro não estava forte como ele gostaria. Meu erro foi querer não discordar dele e reconhecer que poderia ser melhor.

Após ele sair, 3 dias depois Airbnb entrou em contato direto comigo pois o hospede tinha reclamado disso e eu n tinha feito nada para sanar a situação (não foi nem pelo centro de resoluções que ele pediu reembolso). O fato de eu ter dito por mensagem q poderia melhorar o fluxo com reformas no banheiro, foi o suficiente pra ele usar como prova contra mim.

Lição aprendida:

1. Qualquer ponto negativo da casa eu coloco na descrição, mesmo q parecer besteira. 
  2. Se algum hospede reclamar de algo, melhor não reconhecer o problema via mensagem. Mas talvez falar com ele pessoalmente.

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias