Hóspedes que pedem reembolso

Respondido!
Edleise0
Level 2
Salvador, Brazil

Hóspedes que pedem reembolso

Caros, preciso de uma ajuda de vocês. Recebi uma hóspede que, por mais que tente compreender as suas queixas, estou desconfiada de que é uma pessoa esperta e que já fez a mesma coisa outras vezes. Ela chegou no apartamento e o ar condicionado de um dos quartos havia quebrado (trânsito de um hóspede a outro). Mandei comprar o ar, entregar no apartamento etc. Entre o tempo de comprar e instalar (no meio de um bruta temporal em Salvador), demoramos 4 dias. A hospedagem seria de 8 dias. Nesse período, ela falava que não podia ficar no apartamento, que iria para um hotel, que também havia formigas, tirou fotos de tudo que podia e que não podia. Fez um verdadeiro dossiê, e eu sem entender aquilo. Depois, mesmo com o ar instalado, ela me disse que passou muito mal naqueles dias e que queria o dinheiro de volta. Considerando que eles ficaram 4 dias sem ar, apesar de o apartamento estar no 13o andar e ter ventiladores, além do segundo quarto, dei um desconto de 50% em todo o valor que eles pagaram. Ela me disse que só aceitaria todo o valor. Eu não gosto de aborrecimento e então decidi devolver todo o dinheiro. Fui contactada pelo AirBnb, dizendo-me que como eu paguei tudo, estava a ocorrência resolvida. Acontece que somente soube depois, por minha assistente, que eles não só não deixaram o apartamento, como ainda disseram que vão sair no dia do check out, tal como na reserva original, sem terem pago nada. Estou pensando em reabrir a chamada, dessa vez solicitando dinheiro de metade das diárias. Má fé eles tiveram, não tenho mais dúvidas. Temos que ter muito cuidado, pois não é a primeira vez que isso acontece! Podem me dar suas opiniões?

1 Melhor Resposta
Beatriz98
Level 10
São Paulo, Brazil

Entendo a sua posição, mas entraria sim com um pedido de parte do pagto, visto que não deixaram o imóvel. @Edleise0 , ainda bem que esse tipo de hóspede é minoria ! Não desanime, mas pegue esse exemplo para numa próxima ocorrência, já dar logo a opção, sempre pelo chat do airbnb, faça a pergunta, quer sair agora do imóvel e parte do reembolso ?! 

Estamos juntos ! 

Abraço!

Beatriz

Exibir Melhor Resposta no post original

10 Respostas 10
Luana130
Level 10
State of Bahia, Brazil

@Edleise0 Desculpe, mas você errou feio... para acalmar o hospede pela falta do ar eu teria oferecido algo como 10% só para não criar problemas. Mas eu não teria feito a devolução imediatamente. Acertaria com o hospede pelo chat do airbnb. Teria esperado a saida e caso não hovesse problema faria a devolução

 

O hóspede te falou de um problema e vc fez tudo que pode para resovê-lo, é só isso que o airbnb pede do anfitrião. Você ainda mostraria boa vontade em fazer um reembolso, qualquer que seja.

 

Mas 100%, só se fosse uma decisão do airbnb.

 

Não tem muito qie você possa fazer agora além de entrar em contato com o airbnn e pedir a saida imediata dos hospedes. Diga que você fez a devolução para que eles saissem já que eles estavam querendo ir para um hotel por achar seu espaço intolerável, e agora estão se recusando a sair.

 

Vai ser praticamente impossivel receber o dinheiro de volta agora já que você deu por vontade propria. Mas fique de olho no apartamento quando eles sairem se fizerem qualquer dano peça o reembolso. 

 

E depois que eles sairem deixe um belo Comentário sobre eles, algo informal, sem emoção tipo... Eu não recomendaria X para nenhum outro anfitrião. Foi uma estadia altamente estressante e desgastante. Sofri muita incoveniência e perturbação com essa estadia. Não hospedaria novamente e não recomendo que outros hospedem.

 

 

@Luana130 obrigada pela ajuda! De fato, quis ser correta, mas não contava com um comportamento desse tipo. Na verdade, olhando a situação com calma, creio que eles agiram de má fé e eu fui inexperiente. Agora vou ficar ligada e atenta! Valeu!

Beatriz98
Level 10
São Paulo, Brazil

@Edleise0 ,

Você devolveu o valor todo ? E os hóspedes continuam na sua acomodação ? Tem certeza que continuarem  lá de graça foi acordado com o atendimento ?!! 

@Edleise0 , você  decide! A casa é sua, não do hóspede .

Você  resolveu o problema do ar condicionado , que nem é um problema que impeça alguém de ficar em uma acomodação...

No seu lugar daria a seguinte opção, a de devolver 50% com a condição do hóspede deixar o imóvel , cancelando a estadia na hora. 

 

Beatriz

Querida @Beatriz98 , pois é, fui muito inexperiente com essa hóspede. Ela me disse que estava de férias e que passou muito calor, falou que estava horrível etc e solicitou todo o valor. Propus descontar 50% e ela não aceitou. Aí decidi perder as diárias já pagas (metade) e devolvi tudo, somente para me ver livre. Mas eles não saíram. Hoje pedi para o Airbnb intermediar a discussão, já que ficaram em meu ap 8 dias de graça. Obrigada pela ajuda, o que você sugeriu era o correto! Valeu!

Beatriz98
Level 10
São Paulo, Brazil

Entendo a sua posição, mas entraria sim com um pedido de parte do pagto, visto que não deixaram o imóvel. @Edleise0 , ainda bem que esse tipo de hóspede é minoria ! Não desanime, mas pegue esse exemplo para numa próxima ocorrência, já dar logo a opção, sempre pelo chat do airbnb, faça a pergunta, quer sair agora do imóvel e parte do reembolso ?! 

Estamos juntos ! 

Abraço!

Beatriz

Muito obrigada, @Beatriz98 ! A sua opinião me ajudou muito! Abração!

 

O que foi resolvido? Vc ficou com prejuízo mesmo? 

Tive um problema parecido de um casal de Amsterdan-Holanda, reservou para 28 dias, para 2 pessoas e apareceu com 3 pessoas.  Falei que não teria problemas hospedei em outro quarto, mas teria um acrescimo, não foi aceito pelos hospedes.  Via airbnb, o terceiro hospede teve 72 horas para pagar ou sair.  Como não pagou saiu,. A partir desse momento o casal  começou a desrespeitar as regras da casa. no chek-out horas depois disse que esqueceram um Iphone e sua ID. e queria de volta.  Disse que não teria problemas bastavam me dar o endereço que enviaria.   Ai começaram a pedir a devolução da reserva, alegando várias coisas, e que eu havia roubado o Iphone.  Meu erro ter devolvido parte do pagto.  mas não solicitei intervenção da AIRBNB, por medo de contrariar normas de contrato.  Resultado o Iphone era velho todo com display quebrado e sem chip..  Entrei numa fria.

May
Former Community Manager
Former Community Manager
London, United Kingdom

@Antonio-Valdecir0 você chegou a entrar em contato com o Airbnb em algum momento? Você conseguiu devolver o iPhone?

Nossa Antonio.... lendo essas resenhas já estou morrendo de medo... tem muita gente mau caráter, msm!

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias