IMPOSTO DE RENDA E PREENCHIMENTO CARNE LEAO

Lucia699
Level 2
São Paulo, Brazil

IMPOSTO DE RENDA E PREENCHIMENTO CARNE LEAO

Olá, por favor, alguém poderia me orientar sobre o IR nos seguintes situações:

1 - Eu sou proprietário do imóvel, porém quem está cadastrada no site e está como anfitriã é minha mãe. Minha mãe que recebe  na conta o deposito feito pelo AIR BNB. Nesse caso, quem deve preencher o carnê Leao?. Eu que sou o proprietário, e estou emprestando o imovel para minha mãe e não recebo nada por isso, Ou minha mãe que é a anfitriã e recebe o dinheiro na conta dela? 

2 - Como declarar no carne leao mensalmente? Tem que fazer pelo livro caixa? Se for pelo livro caixa do carne leao, como se faz as deduções das comissões do air bnb? Quis deduções sao cabiveis - comissao do airbnb? a dedução do iptu é proporcional?

3-  Qual é a opção correta para selecionar no livro caixa? Rendimento recebido de pessoa fisica ou juridica? Se juridica, quais dados do AIR BNB colocar?

4 - Posso ser incluido como co-anfitrao e deduzir esse valor do valor pago pelo air bnb?

 

Por favor, não responder procurar um contador. quero ajuda da comunidade.

 

desde já obrigado.

 

Obrigado

17 Respostas 17
Ricardo85
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

@Lucia699 

 

"1 - Eu sou proprietário do imóvel, porém quem está cadastrada no site e está como anfitriã é minha mãe. Minha mãe que recebe na conta o deposito feito pelo AIR BNB. Nesse caso, quem deve preencher o carnê Leao?. Eu que sou o proprietário, e estou emprestando o imovel para minha mãe e não recebo nada por isso, Ou minha mãe que é a anfitriã e recebe o dinheiro na conta dela?"

 

Como é sua mãe que recebe os recursos vindo Airbnb, é ela quem deve fazer a declaração.

 

"2 - Como declarar no carne leao mensalmente? Tem que fazer pelo livro caixa? Se for pelo livro caixa do carne leao, como se faz as deduções das comissões do air bnb? Quis deduções sao cabiveis - comissao do airbnb? a dedução do iptu é proporcional?"

 

O Airbnb deve ser declarado como um "aluguel". E por conta disso deve ser recolhido o imposto mensalmente através do Carnê-Leão.

 

A alíquota de isenção, atualmente, é de R$1.903,00.

 

O valor que você deverá considerar mensalmente para o imposto de renda é o valor líquido recebido pelo Airbnb na conta de sua mãe.

 

Valores que podem ser deduzidos são "IPTU" e "Condomínio" apenas. Contas de luz, água, gás, etc. não podem ser deduzidos.

 

O valor do IPTU deverá ser dividido por 12 para saber o valor mensal a ser deduzido.

 

"3- Qual é a opção correta para selecionar no livro caixa? Rendimento recebido de pessoa fisica ou juridica? Se juridica, quais dados do AIR BNB colocar?"

 

Você deverá usar "Livro Caixa", mas a aba "Aluguel".Com isso você não precisa expecificar CPF ou CNPJ.

 

Ricardo

 

Se você achou esta resposta útil não deixe de dar um "Like".

Meu Perfil.

Coloque "@Ricardo". Assim eu recebo uma notificação.

Henrique41
Level 9
Federal District, Brazil

Eu iria responder, mas o @Ricardo85 já foi bastante correto e completo na resposta.

Abraços,
Henrique
Eliane-Rita0
Level 2
Balneário Camboriú, Brazil

Vou alugar somente nos meses de verão.Como devo declarar esses valores no Imposto de Renda?

Ricardo85
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

@Eliane-Rita0 

 

A preenchimento do Carnê-Leão deverá ser feito nos meses em que ocorrerem créditos oriundos das reservas.

 

Ricardo

 

Se você achou esta resposta útil não deixe de dar um "Like".

Meu Perfil.

Coloque "@Ricardo". Assim eu recebo uma notificação.

Eliane-Rita0
Level 2
Balneário Camboriú, Brazil

Muito obrigada Ricardo.

Leticia194
Level 2
Praia Grande, BR

Me ajudou!

Célio9
Level 2
Maceió, Brazil

Boa noite! No Carne leão Web, na aba Configuração,  eu devo marcar que sou trabalhador autônomo ou não?

Bom dia sou nova aqui e gostaria de saber se alem do condominio e iptu posso deduzir a parcela do meu financiamento do apartamento que alugo no airbnb como despesas a nivel de imposto de renda. Obrigada desde ja

Ricardo85
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

@Andrea5196 

 

Somente IPTU e Condomínio.

 

Ricardo

 

 

 

Se você achou esta resposta útil não deixe de dar um "Like".

Meu Perfil.

Coloque "@Ricardo". Assim eu recebo uma notificação.

Elizete-Maria0
Level 2
Goiânia, Brazil

Boa noite! Por favor, alguém pode me informar se no programa Carnê-Leão do IMPOSTO DE RENDA, na configuração, devo marcar SIM ou NÃO para a opção "Autônomo"?

 

A mesma dúvida, se devo marcar sim ou não na opção "Rendimentos/pagamentos exterior"?

 

Desde já agradeço!

Sylvia719
Level 2
São Paulo, Brazil

@Ricardo85 
Boa noite!
Uma dúvida:
se eu faço algumas locações mensais eu escolho uma delas pra reduzir o valor do condomínio por exemplo?
e vi que vc sugeriu descontar o Iptu por mês. Acha que eu posso descontar o valor total do Iptu em um mesmo mes?
Muito obrigada

Oi @Ricardo85 ,
Obrigada pelo esclarecimento.
Sobre o condominio, sabe me dizer se eu escolho um dos aluguéis para aplicar o desconto desse valor?
obrigada

Ricardo85
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

@Sylvia719 

 

A minha sugestão é para o caso de você alugar todos os meses e ter parcelado o pagamento do IPTU.

 

No seu caso específico, seria interessante consultar um contador.

 

Ricardo

 

Se você achou esta resposta útil não deixe de dar um "Like".

Meu Perfil.

Coloque "@Ricardo". Assim eu recebo uma notificação.

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias