Meu condomínio está tentando proibir o anúncio do AirBnb

Meu condomínio está tentando proibir o anúncio do AirBnb

Gaby, meu condomínio está tentando proibir o anúncio do AirBnb e colocar no estatuto do prédio a proibição do aluguel por temporada. Tem algo que eu possa fazer? Alguém indicaria algum advogado em São Paulo?

Obrigado,

Thiago

 

Edição de título

34 Respostas 34
Clênio0
Level 2
Santa Catarina, Brazil

Se mudarem a convençao (sou sindico profissional) dai vc nao tera o que fazer - seja COM ou SEM ADVOGADO.

Mais sensato nao aprovarem esta mudança!

Clênio0
Level 2
Santa Catarina, Brazil

E  para que a mudanca ocorra faz-se necessario quorum a favor da mudanca de 2/3 das unidades!

Sinto muito Clênio. Mudaram a convenção do meu condomínio. Entrei na justiça e já ganhei uma liminar cancelando a mudança. Convenções de condomínio não podem se sobrepor às leis.

 

Priscilla---Gabriel0
Level 10
São Paulo, Brazil

@Thiago12, vc conhece o grupo do face chamado 'troca de hóspedes'?

lá tem bastante conteúdo sobre o assunto que, acredito, irá te ajudar!

abraços,

priscilla







Gostou do que leu? Dê uma curtida abaixo.
A resposta te ajudou? Marque como a 'Resposta Mais Útil'.
Wagner6
Level 2
Campinas, Brazil

Olá,

estou com uma sondagem do condomínio tentando bloquear o uso e entrada de meus convidados à um apartamento onde moro com facilidades comuns.

Preciso de uma assessoria jurídica, ou pelo menos, um norte. Tenho um apartamento particular que se localiza dentro de um condomínio. O que acontece é que recebi uma mensagem incômoda da portaria ou administradora  do condomínio me solicitando a parar de colocar hóspedes na lista de entrada do meu apartamento e também o uso das áreas comuns, dizendo implicitamente que estavam tendo problemas no uso da área comum, sendo que pouquíssimos hóspedes usam as áreas comuns.
Possivelmente, E que caso eu não parasse imediatamente, serei passível de multa e até de impedimento de entrada de terceiros mesmo autorizado por mim. A dúvida é: eles podem fazer isso? Não é considerado cláusula abusiva ter isso na conveção do condomínio, afinal, o apartamento é propriedade particular e eu poderia fazer o que bem entendo?

Fiz uma busca detalhada aqui e na internet do que eu poderia usar 'contra' ou como argumento com o condomínio:

(…) mesmo nos casos em que a convenção impede a locação, a proibição esbarra no direito constitucional à propriedade e no Código Civil, que diz ser direito do condômino usar e dispor de sua unidade e partes comuns, desde que não prejudique a segurança, salubridade e sossego dos demais. “Os condomínios se apoiam nestas questões para se proteger. Se o proprietário levar o caso à Justiça, o fato pode ser encarado como limitação ao direito de propriedade”, explica.

Por isso, a orientação inicial é a de que os condomínios definam regras para a realização da locação. A convenção, por exemplo, pode definir como se dará o acesso e o uso das áreas comuns pelo “inquilino temporário”.

Regimento municipal

EMPRÉSTIMO, CESSÃO E SUBLOCAÇÃO
“A cessão da locação, a sublocação e o empréstimo do imóvel dependem do consentimento prévio e escrito do locador.
O locador terá o prazo de trinta dias para manifestar formalmente a sua oposição.”

Se não havia restrição na ata do prédio sobre locações temporárias, então não poderá ser retroativo ( não vale para quem já estava fazendo).

Para você entender o que é retroativo, esse link é bem elucidativo.

Retroatividade da lei penal
1/4/2010
(link direto: http://direito.folha.uol.com.br/blog/retroatividade-da-lei-penal)

A lei não retroage para prejudicar a pessoa. Nunca. Esse é um princípio básico de democracia. Imaginemos o seguinte cenário: hoje você compra uma bicicleta. Amanhã o Congresso aprova uma lei dizendo que comprar bicicleta é um crime. Óbvio que seria injusto você ser punido por aquele novo crime, já que quando você agiu aquela ação ainda não era considerada um crime. Ou seja, a nova lei não retroage para prejudicar a pessoa.

Outro exemplo: homicídio é apenado com uma pena máxima de 20 anos. Você mata alguém hoje. Amanhã o Congresso aprova uma lei aumentando a pena máxima para 40 anos. Depois de amanhã começa seu julgamento. Você será julgado com base na lei antiga, ou seja, você será condenado a, no máximo, 20 anos. A lei, novamente, não retroagirá para prejudicá-lo.

Por outro lado, a lei retroage para beneficiar uma pessoa. Se o caso acima fosse inverso, ou seja, a nova lei previsse uma pena menor, você seria julgado pela nova lei. Outro exemplo: se o crime deixasse de existir na nova lei, você seria libertado, ainda que sua sentença já tivesse transitado em julgado


A especialista Maria Angela do site saber imobiliário especifica alguns detalhes da Lei do Inquilinato 12.112/2009 09 de Dezembro , nesse link: http://www.saberimobiliario.com.br/2009/04/artigo-48-49-50-locacao-por-temporada.html )

O modelo de negócio da AirBnb não é considerado Aluguel de Temporada (falo exclusivamente por quartos).

Aluguel de temporada é caracterizado por intervalos de 90 dias sem prorrogação, obrigatoriamente com contrato simples.

 

OBS: Use isso, apenas se for realmente necessário 🙂

A grande questão jurídica recae sobre o aumento do risco da segurança.

Você pode argumentar que seus convidados são basicamente estrangeiros de alto poder de consumo.

Que a AirBnb tem uma seguradora (Loyd's/Londres) garantindo danos causados pelos convidados em até R$3.000,00.

(alguém pode confirmar essa informação do seguro?)

Que anfitriões experientes da AirBnb já receberam mais de 400 convidados e nunca houve problema no prédio.

 

Se o síndico entender que essa é, apenas uma questão cultural que acabou de chegar no Brasil (05 anos).

Marcelo-Jose0
Level 2
Campinas, Brazil

Bom dia,

 

Vi que já há alguns posts de pessoas que se viram em situações semelhantes à minha. Administração do condomínio tentando impedir que minha casa seja oferecida no Airbnb alegando fragilização da segurança, etc, etc. Até agora não houve nenhum problema causado por meus hóspedes. Só que estou me sentindo meio sozinho sendo bombardeado por uma série de e-mails e com meus hóspedes sendo questionados por porteiros e seguranças, etc.

 

É provável que a situação se agrave com multas, barramento de hóspedes e ações judiciais. Alguém pode me ajudar com dicas de advogados em Londrina ou Campinas, sugestões de como convencer os moradores a mudarem a visão do síndico, etc.?

 

Obrigado

Oi amigo,
vc teve alguma ajuda nessa questão, estou com o mesmo problema, passível de multa de 1,5k por dia. Tao abusando de algo que nem votado foi...

Brywian0
Level 1
São Paulo, Brazil

Oi Thiago, estou passando pela mesma situação em são paulo. Houve alguma novidade no seu caso ou teria alguma dica pra me dar. Eu sei que pdemos ingressar com ação judicial para anular a decisão da assembleia pois fere principios contitunionais. 

Liliane37
Level 2
Rome, Italy

Pessoal, moro na Italia, estou fazendo meu apto um airbnb em Campinas, no Estado de SP, e estou acompanhando a discussao. A questao é que nao tem como proibir, somos proprietarios. 

Pedro-E-Franciele0
Level 2
Navegantes, Brazil

Estou passando pela mesma situação, aluguei meu apartamento por 01 noite e não deu problema, porém quando alugamos para 03 noites, resolvemos avisar os moradores por um grupo que temos do condomínio no WhatsApp, aí no outro dia já vieram com um monte de bomba falando que não podia, que queriam fazer uma reuniao de urgencia porque eles nao se sentiam confortáveis. Acontece que, eles não podem nos proibir por nao ter nenhuma lei que faça isso, podem tentar fazer votação, só que no meu predio que é pequeno, 03 apartamentos, contando com o do síndico são contra, mas o voto do sindico nao conta. Eles me questionaram a respeito de contrato, eu disse que tem mas é pelo site. Acredito que nossa salvação será se fizermos um contrato simples, só pra uso de caso algum insatisfeito do predio resolva criar problemas..

Marcio58
Level 1
Campinas, Brazil

Alguém teria algum advogado com experiência nesse caso a favor do proprietário, que possa instruir quando o impedimento?

Oi Márcio. Seu condomínio não pode proibir o anúncio sob pena de ferir seu direito de propriedade.

 

Já tenho uma liminar ganha contra meu condomínio e a ação correr na justiça do Paraná.

 [Detalhes Pessoais]

 

Boa sorte

O Airbnb não me deixa passar o nome do advogado. Pena porque seria bom oara eles.

Gaby
Administrator
Administrator
London, United Kingdom

Olá @Marcelo-Jose0, boa tarde! Você pode compartilhar essas informações através de mensagens privadas/diretas. : )

-----

 

Por favor consulte as Normas da comunidade

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias