Precisei cancelar reserva do hóspede e não sabia sobre as taxas

Pamela71
Level 1
São Paulo, Brazil

Precisei cancelar reserva do hóspede e não sabia sobre as taxas

Olá! 

 

Gente, eu tive um grande problema. Eu ativei a reserva instantânea no meu anúncio. Sou nova no Airbnb e já recebi alguns contatos, além de dois hóspedes. Todos os interessados em meu quarto, mesmo com a reserva instantânea, me mandavam mensagens e conversavam comigo antes de reservar de vez. Eu pensava que a reserva instantânea ainda requeriria a passagem pelo anfitrião. Porém ontem (09/08) uma pessoa fez a reserva por volta das 14h, para entrar em casa as 18h. Entrei em desespero, pois não podera recebê-lo sem conversar antes e tudo mais. Tive que entrar em contato com a Central de Ajuda e dizer que estava com um familiar em casa, pois fiquei com receio do imediatismo, nunca tinha visto algo assim. 

 

Conseguiram cancelar a reserva do hóspede, porém, me enviaram um link sobre política de cancelamento, onde vi que pagarei uma taxa de 100 dólares. Quem ativou a reserva instantânea fica isento desta política, exceto casos de problema com calendário e disponibilidade. Eu usei um argumento que se encaixava em problemas de calendário, porém foi receio mesmo, mas pensei que eu não poderia cancelar em razão disso. Eu até procurei por políticas de cancelamento, mas só encontrei as do hóspede, não do anfitrião, então achei que não teria problemas, uma vez que no site não está fácil encontrar essa opção. 

 

E agora, eu terei que pagar a taxa? E onde eu troco o tempo de reserva? Por exemplo, o hóspede pode reservar o quarto com pelo menos 24h de antecedência, para não acontecer mais de reservar as 14h, para entrar as 18h em casa. 

 

Me ajudem, por favor 😞

13 Respostas 13
Bárbara5
Level 10
Gramado, Brazil

Oi @Pamela71

 

Você está equivocada em algumas coisas. A reserva instantânea é justamente pros hóspedes poderem reservar sem precisar falar com você. Então o que o hóspede fez foi completamente normal, dentro do esperado. Se você não deseja receber hóspedes no mesmo dia, ou no dia seguinte, você tem que configurar suas "configurações de disponibilidade". Basta ir em "seu anúncio", "calendário e mais", "configurações de disponibilidade" (que fica no canto direito) e ali você coloca quanto tempo de "aviso prévio" você quer.

 

Sobre as regras de cancelamento, por parte do anfitrião, é bem fácil de encontrar a informação, basta ir na aba "ajuda" bem no canto superior direito, clicar e daí embaixo tem a opção "visite a central de ajuda", onde você pode pesquisar o que deseja. Segue o link com as penalidades que o anfitrião sofre quando cancela uma reserva: https://www.airbnb.com.br/help/article/990/how-do-host-cancellation-penalties-work

 

Boa sorte

 

Bárbara

Claudio38
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

@Pamela71

@Bárbara5

 

Olha, realmente a multa do anfitrião para os casos de cancelamento não são bem claras no site. Eu memso só descobri que existia algo assim depois que alguém comentou na comunidade. E olha que quando fiz o cadastro procurei e nada.

 

Tem coisas na plataforma que estranhamente não são bem claras tais como as multas e o telefone do suporte. É um (grande) ponto falho no AIRBNB, não sei se é proposital...

 

Mas enfim tente resolver pelo telefone do suporte. Acredito que esteja enquadrada na isenção do primeiro cancelamento já que utilizava a Reserva Automática. Eu sugiro desabilitar a reserva automática pois é realmente bem complicadinho entender todos os parametros de configuração para que está utilizando a pouco tempo. Eu mesmo vez ou outra caio em alguma pegadinha.

Claudio Correia
Prazer em receber bem!
José38
Level 2
Rio de Janeiro, Brazil

Boa tarde Pâmela.

O site é extremamente falho, pois não coloca as regras as claras e no lugar devido, ou seja, explicando junto ao quadradinho para maracar ou desmarcar os ítens. Eles estão protegidos/blidados, pois é muito difícil requerer na justiça brasileira que as informações estejam colocadas claramente e sejam de fácil ascesso, como está no nosso Código de Defesa do Consumidor.

O site é americano e as leis e problemas tem que ser resolvidos lá.

Sugiro desmarcar apção "reserva automática". As regras existem, mas são escondidas e expalhadas pelo site. Isto está errado, mas como eles não podem sererem punidos, eles aproveitam e embaralham tudo.

Boa sorte!!!

Claudio38
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

Cpncordo com o @José38,

 

Basicamente é essa impressão que me passa, de "esconder" algumas regras que os anfitriões deveriam ter conhecimento logo no cadastramento.

 

Elas existem e tem que procurar (muito) para achar. Há como chegar nelas mas é aquilo né? Ninguém busca o que não imagina existir... É muito (propositadamente) falho nesse sentido.

Claudio Correia
Prazer em receber bem!
Rosana21
Level 2
São Sebastião, Brazil

Gente! 

Acabo de passar pela mesma situação, mas cancelei na hora, e 27 dias antes da pessoa chegar. Resumindo, Tomei um susto com a reserva instantânea que eu não havia visto que estava disponível, e não queria hospedar ninguém nesse dia.

Resultado, a data ficou bloqueada para receber alguém em pelo 31/dezembro.

Vcs sabem como fazer para liberar a data bloqueada pelo site?

 

 

Rosana21
Level 2
São Sebastião, Brazil

Gente! 

Acabo de passar pela mesma situação, mas cancelei na hora, e 27 dias antes da pessoa chegar. Resumindo, Tomei um susto com a reserva instantânea que eu não havia visto que estava disponível, e não queria hospedar ninguém nesse dia.

Resultado, a data ficou bloqueada para receber alguém em pelo 31/dezembro.

Vcs sabem como fazer para liberar a data bloqueada pelo site?

 

 

Gaby
Administrator
Administrator
London, United Kingdom

@Rosana21, bom dia!☺

É importante que você tente entrar em contato direto com o Airbnb para comunicar o que aconteceu.

-----

 

Por favor consulte as Normas da comunidade

Rosana21
Level 2
São Sebastião, Brazil

Olá Gaby!

 

No mesmo dia juntei papelada comprovando que eu estava viajando, e no dia seguinte a equipe do AirBNB entrou em contato comigo. Foram ótimo e resolveram meus problemas. Obrigada!

Gaby
Administrator
Administrator
London, United Kingdom

Que bom que seu problema foi resolvido, @Rosana21.

Obrigada por avisar! ☺

 

Espero que esteja curtindo o fim de semana.

Ótimo domingo para você!

-----

 

Por favor consulte as Normas da comunidade

Ivane1
Level 1
São Paulo, Brazil

Não acho justo o anfitrião sofrer penalidades por cancelar a reserva a pedido do hóspede !!! Parece que o site trabalha contra o anfitrião. Já havia saido do site , porém tive que voltar , até receber o que me deviam ,  agora estou pensando em sair novamente , pois acho absurdo o site publicar comentários de um hóspede contra a minha propriedade , sem ouvir o outro lado (o meu) e sem a minha autorização !!!  E ainda me ameaçaram de suspensão , se eu não tiver avaliações melhores !!! Sinceramente ? Estou decepcionada com o site , são muitas consultas que tenho que responder p pouco retorno ,  uma média de 50 consultas , para conseguir uma reserva ! Estou analisando se vou continuar neste site, pois não está me parecendo nada vantajoso. Demoraram horrores para me pagar duas locações feitas em dezembro , só fui receber cerca de duas semanas após a saída dos hóspedes. Engraçado é que recebem quando a reserva é feita , dependendo da antecedência com que é feita a reserva, o site tem mais de um mês para ficar "trabalhando" com o nosso dinheiro !!! Ainda por cima demoram p pagar após a saída do hóspede !!! Não vou mais recomendar o site para ninguém !!!

Keity0
Level 2
Recife, Brazil

Amigos da comunidade,

 

Tive um problema parecido com o que vcs tiveram. O meu o caso só foi um pouco diferente e quero compartilhar para saber o que devo fazer. Minha residência não é em local central e acabo recebendo pessoas para as universidades e concursos públicos na área. Nunca havia recebido grupo e semana passada foi a primeia vez. Acabou que viajei um dia após eles chegarem, deixei a faxineira que trabalha comigo faz 12 anos responsável por entregar as chaves e pegar as mesmas. Quando voltei comecei a me dar conta de uma fronha do travesseiro que não estava e uma camisa que eu desconhecia. Entrei imediatamente em contato com o hóspede e mandei a foto da camisa informado que deixaram ela e levaram a fronha e ele disse: " tudo bem" Não se posicionou para devolver a fronha e pegar a camisa de volta. Fiquei com o coração apertado e quando fui pegar minha garrafa de água para o quarto que usava para a academia a garrafa não estava uma garrafa para líquidos da marca CCM que custa em torno de 100reias com frete que ganhei da minha irmã e hoje quando fui emitir os boletos da receita federal para pagamento de impostos da minha empresa o pendrive contendo o  meu CERTIFICADO DIGITAL não estava na minha pasta que deixei so sofá da segunda sala. Quando era apenas a garrafa e uma fronha eu só tomei a atitude de falar com o responsável pela reserva, mas agora eu cheguei ao meu limite com o certificado digital. Isso é furto! Como devo proceder. Já bloquiei o personagem e agora fico me perguntando se quero permanecer neste site. Gostaria de mais informações sobre este caso. Foi a primeira vez que recebi grupo e ao falar com o hóspede ele informou que não pegaram a garrafa pq ela precisava ser transparente pq os concursos não permitem garrafas não transparentes. Eu informei a ele que a garrafa era translúcia. Segue o link:  https://www.ccm.net.br/garrafa-fitness-gel-itacare-tqs-div133-26/p podem ver no site da CCM a garrafa de referência CCM GARRAFA FITNESS GEL ITACARE. Realmente estou transtornada com isso e achando que o site não pode garantir nossa segurança de objetos. Caso alguém tenha uma solução, por favor me passar! Pior experiência da minha vida em dividir espaço! Ainda tenho que ir onde comprei o certificado para cancelar e este custa R$ 320,00 Prejuizo de 420,00. O hospede e seus amigos se hospedaram e custou 300,00 sem a cobrança da taxa. Não está valendo os problemas que estopu passando e acho que vou preferir ser hóspede, apenas.

Gaby
Administrator
Administrator
London, United Kingdom

Olá @Keity0, boa tarde. Que situação chata. Entendo a sua frustração.

No seu caso, é necessário que você entre contato direto com o suporte do Airbnb para discutir a situação.

 

Formas de Contato com o Airbnb

-----

 

Por favor consulte as Normas da comunidade

Clarisse38
Level 2
State of Ceará, Brazil

Olá pessoal! Sei que as mensagens aqui são antigas, mas como apareceram em minha busca sobre cancelamento de reserva instantânea, pode ser que minha mensagem ajude outras pessoas com a mesma dúvida sobre penalidades. Vou cancelar uma reserva instantânea agora porque não me sinto confortável com a postura de quem reservou, querendo trazer mais pessoas do que o quarto suporta e sem responder meus argumentos a respeito da negociação. Vi que no caso da instantânea, é possível sim o anfitrião cancelar sem penalidade, desde que justifique esse desconforto. Talvez o site tenha melhorado nesse aspecto. Afinal, respeitos é bom para ambos os lados. Boa sorte para todos nós!

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias