Prejuízos com itens essenciais

Pedro120
Level 3
Rio de Janeiro, BR

Prejuízos com itens essenciais

Bom dia, Comunidade! Tudo bem?

 

Com cada vez mais frequência venho passado por situações onde meus hóspedes não tem tido cuidado com os bens do imóvel.

 

- levam toalhas de banho para a praia e voltam com elas cheias de areias;

- usam toalhas de rosto ou banho como pano de prato, ou de piso de banheiro;

- mancham as toalhas, pisos de banheiros e roupas de cama, seja com bronzeadores, cremes, produtos de limpeza com cloro, água sanitária, ou usando na cozinha, etc;

- até cobertor já conseguiram manchar; etc.

 

Gostaria de saber se vocês cobram por este itens quando são danificados?

 

Antigamente esse tipo de coisa acontecia muito de vez em quando, então sempre fiquei com o prejuízo pra mim e comprava uma peça nova. Mas tem acontecido muito, estou me aborrecendo reserva sim reserva não praticamente, não só com esse tipo de prejuízo, mas falta de cuidados de forma geral. Nos últimos dois meses já perdi duas toalhas, dois pisos de banheiro, um lençol, dois copos, um prato, ... Se toda reserva eu tiver que comprar um item novo que foi danificado, não está valendo a pena mais, fica muito oneroso.

 

Como vocês lidam com essas situações?

 

Obrigado desde já por qualquer atenção 😉

20 Respostas 20
Beatriz98
Level 10
São Paulo, Brazil

Olá @Pedro120 !

Quando danificam algo em meus aps, tiro foto , e cobro . Entro em detalhes da reserva  em “solicitar dinheiro”,  para isso é importante que seja iniciado o processo dentro de 14 dias após o checkout e antes da entrada de outro hóspede.

Por esse motivo, é  importante ter um valor em “Deposito de segurança “!! 

Tenho percebido que ultimamente os estragos tem sido mais frequentes tbm ! Quando comecei há 3 anos atrás era bem diferente, eram mais cuidadosos! Acho que a plataforma deveria olhar esse fato com mais atenção... porque como vc bem disse , ficando oneroso, passará a não valer  mais a pena ! 

Abraço! 

Beatriz

Obrigado pelo retorno, Beatriz!!

 

Sim, também solicito o reembolso pelo site. Só que como tem ficado frequente os danos fiquei na dúvida se deveria estar pedindo reembolso por estes itens todas as vezes.

 

Por exemplo, mês passado já pedi reembolso por tres toalhas para um mesmo hóspede. Agora já teria de pedir por um piso de banheiro manchado com produto de limpeza com cloro.

 

Fiquei com receio do Airbnb achar que estou de má fé com os hóspedes. Chato toda hora ter que ficar pedindo reembolso. 

Olá Beatriz,

vendo seu comentário me surgiu uma dúvida. A Senhorita cita que "é importante que seja iniciado o processo dentro de 14 dias após o checkout e antes da entrada de outro hóspede." Caso tenha uma reserva para um dia ou dois dias após. Como procede?

 

Obs: A mesma dúvida do Sr Pedro é a minha.

Oi @Bruno1041 ,

Sim , esse prazo está nas regras do airbnb. 

Tem que  “abrir “ o processo na central de resoluções antes da próxima entrada, com fotos que documentem o q foi danificado, por aquele hóspede, mesmo q depois vc conclua e envie orçamento ou algo que o suporte do airbnb solicitar. 


https://www.airbnb.com.br/resolutions

 

https://www.airbnb.com.br/help/article/767/o-que-%C3%A9-a-central-de-resolu%C3%A7%C3%B5es

Beatriz

Olá @Bruno1041@Beatriz98  !

 

Acredito que este prazo para abrir o processo de pedido de reembolso na central funciona meio que apenas com uma "indicação de prazo". Pois por mais de uma vez eu já abri pedidos após um novo check-in, uma vez que tenho check-ins quase que 100% no mesmo dia ou dia seguinte. Então fica um pouco inviável conferir tudo, fotografar, abrir pedido, orçar prejuízos, etc, em menos de 5 horas muitas vezes. Apesar de ter essa regra no Airbnb, comigo pelo menos tem sido possível fazer essas solicitações após estas condições de dentro de 14 dias após o checkout e antes da entrada de outro hóspede. 

 

Só para passar a minha experiência mesmo. 

Pamela571
Level 1
São Paulo, Brazil

Oie Pedro, no meu caso eu não disponibilizo esses itens, eu deixo claro que itens de uso pessoal tal como toalha de banho, de rosto, roupas de cama meus hóspedes devem levar, assim facilita também pois são itens que danificam muito rápido.

Oi Pamela, obrigado pela resposta!!

 

Super entendo sua decisão, e queria muito poder fazer o mesmo! Infelizmente no meu caso, penso que os hóspedes que vem de fora do Brasil, que são grande parte do meu público, se não a maioria, deixariam de alugar o meu espaço por terem que ocupar lugar na bagagem com esse tipo de peça. Acabo preferindo correr o risco do que perder muitos hóspedes =/ 

 

Abs, 

Eu tenho o mesmo pensamento. Deveria ser algo que a gente não tenha que discutir. De que as pessoas deveriam ter um cuidado.

Em meu espaço não disponibilizo alguns itens. Pelo simples receio disso acontecer.

Olá Pamela, olá pessoal! Tive agora uma das piores experiências com hóspedes em termos de cuidado com as coisas, todas as coisas da casa...acho que não fornecer lençóis, por exemplo, pode acarretar em eles simplesmente não trazerem e não utilizarem, sujando o colchão e travesseiros, o que é bem mais difícil de limpar e considero bem nojento... Nunca cobrei nada no Airbnb de estragos, mas desta vez acho que vou, pelo prejuízo e, principalmente, pelo desrespeito com as minhas coisas. Eu alugava outro ap antes e esta hospedagem foi a primeira neste ap que é novinho. Eu faço regras, forneço guia dizendo o que fazer e o que não fazer, escrevo numa parede de lousa na cozinha e, mesmo assim, parece que fizeram tudo ao contrário...

Está acontecendo o mesmo comigo, eu deixo todas regras em todo o espaço, e ainda não anúncio a banheira do espaço por que um hóspede acabou queimando a resistência e desisti de anunciar com a banheira e comigo aviso que está quebrada e não é possível usar. Tem uns hóspedes que são muitos sem noções , além de usar com água fria mesmo, inundam todo banheiro, deixam água na banheira. É bem complicado. Já tive prejuízo demais com esses hospedes sem noção , além de até ter hospede que fica bravo quando cobramos, eu até recebi ameaças para vocês terem ideia. O airbnb tem que excluir do aplicativo de imediato esses hospedes que passa do limite ou punir com multas. 

Oi @Melissa-Elaine-Campos0
A proposta do Airbnb é justamente essa. Uma comunidade baseada na confiança, focada nos mesmos interesses e procedimentos. 
Mas é o que vc disse, para isso os desonestos, arruaceiros e todos os que não se encaixam, deveriam ser punidos ou mesmo banidos.
Infelizmente tem havido muita leniência e casos como o narrado por vc, só tem aumentado. 
Ao longo de mais de meio século de vida, já vi de tudo, e ao construir e preparar meus espaços para hospedagens, tive a preocupação de simplificar ao extremo. eliminando tudo o que possa ser mau usado e vir a quebrar.
Aqui brincamos dizendo que é "anti hóspede".
Levamos na brincadeira, mas a coisa é séria. 
Estando numa cidade rural do interior de Minas, me foi fácil adotar o estilo de "casinha do interior"
E seguindo esse princípio, nos meus espaços não tem portão automático, tv (digo que é uma oportunidade de deixar a "cidade" pra trás e aproveitar pra ler, conversar, cantar, dançar, namorar...) ou qqr eletrônico.
Fogão portátil de 2 bocas SEM FORNO (sei o horror que podem deixar um forno), pelo mesmo motivo não tem microondas, forno elétrico, cafeteira elétrica (apenas um mancebo de madeira e coador de pano) ou sanduicheira elétrica (somente daquelas de fogão e de ferro fundido).
O clima dispensa ar condicionado (🙏) e tenho aquecimento solar pra água do banho (pia da cozinha e lavabo somente água fria)
Os únicos "elétricos" que tem é liquidificador, secador de cabelo, ventilador e o chuveiro que tem apoio elétrico pros dias sem sol.
Vasilhas e utensílios de cozinha de preferência em aço inox. Nada de cerâmica ou vidro (exceção para taças de vinho), canecas e pratos esmaltados (ágata), copos reutilizáveis de geleia ou requeijão.
Móveis e luminárias alternativos feitos de caixotes, pallets, bambu ou usados (muitos garimpados em lixeiras), no qual reformamos e eu faço a pátina.
A Banheira é antiga de ferro esmaltado (sem hidro).
O modo construtivo seguiu a mesma premissa. Nada de granitos ou porcelanatos de custo e manutenção elevados. Nas diferentes áreas fiz uso de chão de cimento queimado, lajotas de cerâmica e saldos de pisos e azulejos (faço uma combinação com cores e modelos diferentes, quase um "mosaico").
A grande maioria das portas e janelas são usadas (demolição) ou garimpadas no lixo.
Cortinas apenas onde é necessário e de tecido resistente e de fácil lavagem, o mesmo para as capas das almofadaa. Dispense paninhos de crochet, jogou de banheiro, tapetes felpudos e/ou de difícil cuidados. Restrinja ao mínimo indispensável. O mesmo para badulaques e enfeites.
MAIS É MENOS!
E assim minimizamos os danos.
Até hoje só tive taças quebradas que os hóspedes fizeram questão de avisar e deixar um valor para cobrir o prejuízo.
E olha que os hóspedes acabam gostando pois lhes fica fácil manter e deixar a casa limpa e organizada (como diz as regras) com poucos e simples utensílios.
E não se furte em deixar uma avaliação e comentário honestos sobre a conduta do hóspede.
Só assim poderemos manter a Comunidade livre desses hóspedes sem noção, mesmo que os resultados atuais não sejam tão positivos como poderiam ser.
Espero ter contribuído com alguma ideia que possa ser aplicada para te ajudar.

Fabrizio165
Level 3
São Paulo, Brazil

Oi Pedro tudo bem, tenho visto muitas reclamações sobre estes ocorridos com diferentes anfitriões e nos grupos do facebook. Parece que o Airbnb agora vai passar a "reter" o valor do depósito de segurança igual as locadoras de veículos para eventuais transtornos e o extorna em caso negativo. Em meu caso eu moro em um espaço que loco e o outro eu tenho uma co anfitriã. No meu caso os prejuízos foram muito pequenos e nem sei quem os causou pois na epoca minha co anfitriã era um pouco relapsa com o check out. Mas uma coisa que fiz que ajudou muito foi colocar avisos sobre a limpeza do espaço o respeito e zelo do mesmo e também fotografar tudo o que cada comodo possui e fazer um invetário visível. Depois disso nunca mais. Espero te ajudado.

Pedro741
Level 1
Rio de Janeiro, Brazil

Oi Fabrizio! Tudo bem?

 

Hmmm, boa ideia heim! Adorei a sugestão, cara! Muito obrigado pela sua opinião!

 

Pra variar, apenas mais trabalho pra gente (anfitriões) né. Mas realmente acho que terá um efeito positivo neste sentido de "assustar" os hóspedes para com os cuidados, sim. 

 

Se não se importa, gostaria de saber quais são os cuidados ou checks que vocês fazem no seu check-out, conforme mencionou ali em cima. 

 

Eu não estou presente nos meus check-outs, meus hóspedes fazem self-check-out. Eu apenas vejo o estrago após a saída deles quando vou recolher a rouparia suja, e quando minha faxineira vai fazer a limpeza, onde ela acaba se atentando com mais precisão ao estado do apartamento de forma geral. 

 

Mais uma vez, obrigado pela colaboração! Gd abc, 

Marcos185
Level 6
Rio de Janeiro, Brazil

Olá @Pedro741 

 

Eu preparei uma lista de orientações para o check-in com as recomendações sobre limpeza e cuidado do apartamento. Imprimi versões em português, inglês e espanhol, plastifiquei e coloquei no quarto. 

 

Eu recebo mais brasileiros do que estrangeiros em meu espaço. A minha impressão é que a maioria dos estrangeiros não se importa com os cuidados básicos de limpeza e arrumação do apartamento. Nesse sentido a minha experiência com os brasileiros tem sido muito melhor.

 

Gostei muito da ideia do inventário. Vou preparar um para mim também.

Um abraço, 

 

Marcos.

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias