Qual é a sua opinião sobre hóspedes que fazem a reserva em nome de terceiros?

May
Former Community Manager
Former Community Manager
London, United Kingdom

Qual é a sua opinião sobre hóspedes que fazem a reserva em nome de terceiros?

Oi pessoal, 

 

Sabemos que o Airbnb exige que reservas para viagens pessoais sejam feitas pela pessoa que ficará na acomodação. E, para viagens a trabalho, o Airbnb permite que agentes de reservas das empresas inscritas no Airbnb for Work reservem viagens em nome de outras pessoas. 

Porém, nesses 
mais de dois anos participando aqui da Central da Comunidade, eu li muitos relatos de anfitriões que receberam hóspedes reservados por terceiros. Muitas experiências relatadas foram casos negociados via chat entre anfitrião e hóspede, mas também muitas surpresas (nada boas, em sua maioria) de pessoas burlando as regras.

Eu gostaria de saber qual é a sua opinião sobre hóspedes que fazem a reserva em nome de terceiros? Você teve alguma experiência? 

Obrigada,

May

49 Respostas 49
Carol6155
Level 2
São Paulo, Brazil

Se a pessoa estiver ok com as regras da casa e for verificada pelo Aibnb ok, mas deixando ciente que quaisquer eventualidades ela quem ficará responsável. 

Loni56
Level 10
Santa Catarina, Brazil

@Carol6155

Concordo desde que passa pelo airbnb de acordo com as normas da casa 

e quem fez a reserva fica responsável ! e que seja mencionado o nome de quem vai vir

não acho legal fazer reserva para estranhos 

mais quando é da mesma família tudo bem Att Loni

Leninha2
Level 2
São Paulo, Brazil

Já aluguei dessa forma e não tive problemas, pedi a documentação de cada um que iria ocupar meu apartamento e o comprovante de endereço do responsável pela locação. Foi uma locação super tranquila. O viajante que fez a reserva tinha boas avaliações, e no meu caso , acomodo somente 5 pessoas , incluindo crianças.

Silvia1757
Level 2
Florianópolis, Brazil

Eu tive um caso deste em que foi a empresa que fez a reserva, e não tive problemas, mas acho que seria interessante a plataforma criar uma forma de expor quem é a pessoa que está efetivamente usufruindo da locação para que pudéssemos incluir comentários para conhecimento de futuros anfitriões dessas pessoas, a exemplo do que ocorre com as locações diretas.

Celso54
Level 2
Atibaia, Brazil

A reserva deve estar sempre no nome de quem será o responsavel durante a estadia, então ele precisa estar presente . Não aceito reserva em nome de terceiros.

Laura4655
Level 2
São Francisco Xavier, Brazil

Nunca me aconteceu, porém não vejo problema sempre e quando essas pessoas se conheçam.

Do contrário, seria muito estranho e pouco provável, mas nada é impossível.

 

Rober4944
Level 4
Petrópolis, Brazil

Infelizmente tuvebpessimas experiências com reservas feira por terceiros. Pode até sido feito por confiança porém eles infringiram as regras, depredaram o imóvel, deixaram muita sujeira acumulada.  Desde que o pagador se responsabilize inteiramente por eventuais danos... Mas de verdade. Que depois não diga que não sabia que seria assim. Que não tem condições financeiras de arcar com os possíveis danos. Foi minha experiência. Acabei arcando com os prejuízos imprevistos.

Heloisa62
Level 5
Tiradentes, Brazil

Todas as respostas que li me ajudaram. Acabo de receber um pedido de reserva para terceiros e estava em dúvida. Decidi não aceitar, expliquei o motivo e me sinto aliviada. Obrigada, comunidade!

 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Que bom que os comentários foram de ajuda para você @Heloisa62 , fico feliz de saber que a CC tem sido uma ferramenta útil para você! 😊

@Cristina1875 também passou por uma questão similar recentemente em que um menor de idade,  fez o cadastro no nome dele, porém usando os dados do pai. O link para o tópico é esse aqui .

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

@Laura Inclusive Laura, por coincidência, estão nesse momento (21/10/2022) no meu apartamento MAS depois do pai ter feito o cadastro no Airbnb e feito a reserva no nome dele (pai). PORÉM, se não pedisse os dados de todos e não tivesse feito as perguntas que sempre faço logo na consulta, teria passado. Complicado isso...

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Essa questão do aluguel por terceiros é complicada mesmo @Cristina1875 , @Denise583 , porque se não tiver um controle rígido por parte do anfitrião é muito possível que exista a possibilidade do hóspede fazer uma reserva por terceiros, mas no caso das reservas com  check in automático, essa possibilidade é ainda maior. 

Caso haja um problema ou dano na acomodação, o anfitrião fez o seu papel e acho que parte muito mais do hóspede nesse sentido de ser responsável com o oque coloca nos dados da reserva. Nesse caso vocês acham que a plataforma não protegeria o anfitrião?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Oi @Laura 

Não tem como o anfitrião ter um controle rígido.

Esse nível de controle deveria vir por parte do Airbnb pois é ele que tem acesso aos documentos e dados do hóspede; a nós anfitriões só nos é repassado o contato cel/WhatsApp, nome (que pide ser um "nome fantasia" e foto do perfil (que pode ser qqr foto), nada mais.

Então essa se torna mais uma incongruência e inconsistência do Airbnb. 

Ele não permite reservas de terceiros, mas ao mesmo tempo não nos dá mecanismos de segurança para controlar isso.

Muito pelo contrário, ainda incentiva o selfcheck-in. 

E caso haja problema, meu receio é que o anfitrião ainda seja acusado de conivência e perca seu direito ao ressarcimento por ter infringido os "Termos e Serviços".

Complicado...

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

No caso do anfitrião seguir todos os protocolos de acordo com as informações dadas pela plataforma, ainda mais no self check in, e descobrir que a reserva foi feita para outra pessoa, o anfitrião tem o direito de cancela a reserva e até pedir pra avaliação ser removida @Denise583 ....como tudo, são necessárias provas que mostrem isso, mas parece que o Airbnb realmente preza esse tipo de conduta do hóspede e se for provado que eles infringiram essa regra básica dos termos de uso, então a balança vai a favor do host!

 

Vou marcar o @Fabricio50 que pelo oque eu lembre é o único que faz self check in....ou a @Beatriz98 faz também?🧐

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Oi @Laura 

Eu realmente torço para que o Airbnb pese a balança em favor do anfitrião porque, na maioria das vezes, o anfitrião não vai descobrir, ou só o fará qdo der algum problema.

Abraços!

Oi @Laura , não tenho self-check-in, tenho uma pessoa que recebe o hóspede, fazendo o check-in e o check-out.

 

Nas minhas regras da casa digo que a reserva é pessoal e intransferível, não acho legal reservar para terceiros, eu sabendo não aceito, além do que, a avaliação e outras coisas devem ser feitas pelo titular da reserva.

 

O princípio do Airbnb é que a pessoa tenha uma experiência, única, individual, diferente, humanizada, familiar, então, se a pessoa loca para terceiros, perde tudo isso, além do que, é tão fácil se inscrever no site, quantos não fazem isso para locar pela primeira vez, né?

 

Inclusive, com a novidade lançada pelo Airbnb que é o cartão de presente (Gift Card), espero que diminua ou acabe esse tipo de situação, já que as pessoas vão poder comprar um cartão e presentear alguém para uma reserva ou experiência no Airbnb, estimulando as pessoas a abrirem sua própria conta no Airbnb. 

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias