Qual é a sua opinião sobre hóspedes que fazem a reserva em nome de terceiros?

May
Former Community Manager
Former Community Manager
London, United Kingdom

Qual é a sua opinião sobre hóspedes que fazem a reserva em nome de terceiros?

Oi pessoal, 

 

Sabemos que o Airbnb exige que reservas para viagens pessoais sejam feitas pela pessoa que ficará na acomodação. E, para viagens a trabalho, o Airbnb permite que agentes de reservas das empresas inscritas no Airbnb for Work reservem viagens em nome de outras pessoas. 

Porém, nesses 
mais de dois anos participando aqui da Central da Comunidade, eu li muitos relatos de anfitriões que receberam hóspedes reservados por terceiros. Muitas experiências relatadas foram casos negociados via chat entre anfitrião e hóspede, mas também muitas surpresas (nada boas, em sua maioria) de pessoas burlando as regras.

Eu gostaria de saber qual é a sua opinião sobre hóspedes que fazem a reserva em nome de terceiros? Você teve alguma experiência? 

Obrigada,

May

49 Respostas 49
Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Também concordo com oque você disse sobre a experiência do Airbnb de ser algo que o hóspede curte e é uma experiência única se hospedar em um lugar com uma proposta diferente @Fabricio50 , e sempre vejo em todas as reuniões de lançamentos eles frisando muito como eles levam isso à sério de que se o hóspede não respeitar esses termos (assim como a questão das festas), o Airbnb vai estar do lado do anfitrião.

 

Agora com as acomodações com self check in é muito mais difícil mesmo @Denise583 !

 

@Cristina1875 mesmo disse que se não fosse pelas perguntas que ela faz, o hóspede teria feito a reserva no nome de outra pessoa, mas nesse caso a culpa não seria doo anfitrião que não teria ciência disso.

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

@Laura, muito bonito de se falar, mas na prática...

Vide minha experiência com o casal que tentou simular entupimento ao botar uma toalha no vaso sanitário...

A tal fez denuncia e iniciou disputa cujo resultado foi a meu favor.

Ainda assim o comentário e a nota baixa por retaliação (1* em tudo), que rebaixou minha nota da acomodação e teria me feito perder o status de Superhost caso eu não tivesse muitas avaliações 5*, ESTÃO LÁ,  NÃO FORAM APAGADOS.

E continuo com a nota rebaixada que custa uma eternidade pra voltar ao patamar original.

Assim como outros episódios já relatados aqui por mim em que o hóspede se safou, mesmo constatando a má fé do mesmo ou seu uso "equivocado".

Portanto falo com conhecimento de causa.

O Airbnb é otimo qdo tudo vai bem, mas deixa muito a desejar frente a algum problema. 

Aguardo mudanças concretas e produtivas!!!

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Estou com os dedos cruzados com as próximas atualizações em relações às avaliações @Denise583 , esse é um assunto extenso e extremamente controverso, vamos ver qual será a pauta em relação à isso mas estou confiante de muitas dessas brechas serão contornadas! 🤞🏼

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

🙏

Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Então @Laura 

Essa é outra situação "brecha" da plataforma. 

Pelas regras o Airbnb não permite que se faça reserva em nome de terceiros. 

Descobri isso qdo ganhei meu primeiro bônus de Superhost e, como não conseguiria usá-lo dentro do prazo, pensei em dar uma reserva de presente para o filho, usando o bônus. 

Contudo é uma situação de difícil domínio.

Veja como exemplo a Casa do Canto onde ofereço selfcheck-in (ferramenta amplamente incentivada pela plataforma), sendo uma casa independente numa cidade pequena onde não há portaria ou a necessidade prévia de envio dos dados para autorização de acesso, e ainda pelo fato de morar longe, na grande maioria da vezes os hóspedes que lá se hospedam chegam e saem e eu nem vi sequer a ponta do cabelo deles.

Como saber se quem está lá é quem efetivamente fez a reserva?

Simplesmente impossível!!!

Apesar do hóspede disponibilizar ao Airbnb, RG e demais identificações, nós anfitriões só temos acesso ao nome e à foto do perfil, que nem sempre é uma foto nítida e real (eu sou um exemplo).

Até mesmo aqui na Ypotyra, que fca na propriedade onde moro e tenho a possibilidade de contato pessoal com os hóspedes, muitas vezes não tenho a certeza de que um deles é mesno o hóspede que fez reserva. 

É uma situação delicada na medida em que ficamos vulneráveis para receber hóspedes que não coadunam com os princípios do Airbnb, para receber avaliações de quem nunca esteve na acomodação e até o risco de sofrermos sanções por "não seguir os Termos de Serviços".

Penso que, como não há mecanismos para que o Airbnb nos dê garantias do real hóspede, que então seja permitido ao hóspede fazer reservas para terceiros.

Que sejam criados ferramentas e critérios para cobrar desses hóspedes toda e qqr responsabilidade sobre os indicados e assim dar legitimidade ao processo e segurança ao anfitrião.

Minha opinião...

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias