Taxa de limpeza - Dúvida!

Respondido!
Brenda178
Level 1
Maceió, Brazil

Taxa de limpeza - Dúvida!

Boa tarde, vocês poderiam tirar minha dúvida? O anfitrião da casa cobrou a taxa de limpeza, mas nos pede a casa limpa como entregue. Então fiquei com certa dúvida... A taxa de limpeza inclui a faxina na hora de check-out? Ou nós que devemos fazer a faxina para entregar? Mesmo com a taxa de limpeza paga?

1 Melhor Resposta
Bárbara5
Level 10
Gramado, Brazil

Oi @Brenda178

 

Cobrar taxa de limpeza é de praxe. Mas independente se a taxa vá custear a faxina na hora da entrada, ou na saída, o espírito do Airbnb é que o hóspede cuide do espaço como se fosse dele. Até porque você vai receber um espaço limpinho e preparado pra você. Obviamente você não vai precisar faxinar tudo, mas é de bom tom que você entregue  espaço organizado (da mesma forma que encontrou), que lave a louça e recolha os lixos (caso isso esteja especificado nas regras da casa). A taxa de limpeza é para cobrir custos da faxineira, lavagem de roupa de cama, toalhas, mas aquele espírito de "paguei taxa de limpeza e posso deixar tudo sujo" não é bem vindo no Airbnb (e acredito que em nenhum lugar). Se coloque no lugar do anfitrião e imagine como você gostaria de receber o espaço (se fosse você a anfitriã), por exemplo.

 

Boa sorte e boa hospedagem.

 

Abraços

 

Bárbara

Exibir Melhor Resposta no post original

28 Respostas 28
Bárbara5
Level 10
Gramado, Brazil

Oi @Brenda178

 

Cobrar taxa de limpeza é de praxe. Mas independente se a taxa vá custear a faxina na hora da entrada, ou na saída, o espírito do Airbnb é que o hóspede cuide do espaço como se fosse dele. Até porque você vai receber um espaço limpinho e preparado pra você. Obviamente você não vai precisar faxinar tudo, mas é de bom tom que você entregue  espaço organizado (da mesma forma que encontrou), que lave a louça e recolha os lixos (caso isso esteja especificado nas regras da casa). A taxa de limpeza é para cobrir custos da faxineira, lavagem de roupa de cama, toalhas, mas aquele espírito de "paguei taxa de limpeza e posso deixar tudo sujo" não é bem vindo no Airbnb (e acredito que em nenhum lugar). Se coloque no lugar do anfitrião e imagine como você gostaria de receber o espaço (se fosse você a anfitriã), por exemplo.

 

Boa sorte e boa hospedagem.

 

Abraços

 

Bárbara

Muito obrigada! Já estávamos certos de limpar a louça e outras coisas do genero, mas ficamos confusos sobre a faxina completa.

 

Independentemente de se cobrar ou não a taxa de limpeza, é de bom tom que os hóspedes mantenham minimamente o espaço limpo e organizado, na medida do possível. É um absurdo se exigir dos hóspedes que eles façam faxina no apartamento, mas que pelo menos recolham o lixo que produziram durante a estadia, lavem as louças que usarem. A faxina completa, após o check-out e a lavagem das roupas é tarefa que cabe ao anfitrião, podendo ser feita por ele mesmo, ou por profissional de limpeza. 

@Brenda178 

Olá! minha dúvida a Você  já até respondeu que seria na saída o hospede deve ou não lavar a louça. Mas a pergunta agora seria. Não seria bom mencionar detalhadamente que a tx de limpeza  ( A taxa de limpeza é para cobrir custos da faxineira, lavagem de roupa de cama, toalhas e colocaria a louça) . ? 

Mas cobrarem mais que o dobro da estadia por ''limpeza'' é abusivo.

Algumas estadias não oferecem nada e querem cobrar valores estratosféricos de limpeza. Sendo assim, que limpem a própria casa. Não acho que a pessoa tenha que deixar a casa imunda, mas também não é justo deixar tudo feito, sendo que há uma taxa grande muitas vezes. E como disse, até mais cara que a estadia.

Um desses anúncios está cobrando 170 de limpeza e 90 a diária.

Aonde está essa lógica???


Captura de Tela 2021-10-29 às 13.35.43.png

Eu como anfitrião, se cobrei taxa de limpeza não tenho que exigir o meu hospede a fazer pelo que cobrei.

@Bárbara5 

 

 

@Anderson187 Cobro um valor baixo (70) pela limpeza e peço para retirar o lixo e deixar a louça limpa. Tirar lixo e lavar louça não tem a ver com faxina

Gaby
Administrator
Administrator
London, United Kingdom

@Brenda178, boa noite! Tudo bem? : )

 

Sua pergunta está em Ajuda da Comunidade como um novo tópico.☺ Aqui vc recebe mais atenção para sua pergunta e também pode marcar uma resposta útil.

 

 

-----

 

Por favor consulte as Normas da comunidade

Patricia1411
Level 2
La Plata, Argentina

@Gaby0, boa noite!

Gostaria de saber como proceder em um caso como este: Acabou de sair um hóspede que não pagou a taxa de limpeza combinada no anúncio, deixou a casa com lixo esparramado por todo lado (comentário da faxineira que saiu para comprar mais cândida) e quebrou um copo e não avisou na saída.

Ele contratou a faxineira para limpar na metade do tempo de locação, de 10 dias, e disse que a limpeza da saída era por minha conta.

Você poderia me ajudar por favor?

É a primeira vez que uso este recurso de ajuda e nem sei como recebo as respostas.

Atenciosamente,

Patricia, (Casa na Barra do Sahy)

 

Otávio2
Level 3
Maceió, Brazil

Gente, sou novo por aqui e já fiz duas reservas. Tive agora uma consulta de uma terceira reserva que me diz que apareceu um valor de 400 e poucos reais para taxa de limpeza, no entanto, eu estipulei R$50,00 para a mesma. Os outros hóspedes não me falaram sobre isso. Alguém saberia me dizer o que pode estar acontecendo?
Desde já, muito obrigado.

Gladis3
Level 10
Rio Grande do Sul, Brazil

 

Bom dia @Otávio2! : )

 

Verifique nas configuração do seu anuncio o valor que foi salvo a título do taxa de limpeza. Veja se está correto. 

Se estiver tudo ok e o erro persistir, entre em contato com a Central de Ajuda no ‭0800 878-7918‬.

 

Bom trabalho!

 

Gladis

Nagirley0
Level 3
São Carlos, Brazil

Olá a todos os anfitröes...minha sugestão é que no proprio site do Airbnb fique claro o que significa taxa de limpeza. Comigo tenho tido hospedes que usam mal os espaços, mantem por exemplo em especial o banheiro com a pia suja de pasta de dente todos os dias. A cozinha com pratos acumulados na pia, nunca limpam o fogão embora tenha sujado, levam copos pra o quarto até acabar todos os copos disponíveis. A limpeza acontece uma vez por semana em que há uma troca de lençois na cama, toalhas de banho, limpeza no quarto poeira etc, limpeza na cozinha tirando pó e lavagem do banheiro teto chão. Com o mal uso dos espaços tenho que limpar a casa todos os dias. Especialmente cozinha e banheiro. Ainda sugiro uma multa para que respeite as dicas que o anfitriáo recomende, porque sem mecher no bolso aqui não tem funcionado.

Ricardo85
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

@Nagirley0

 

Acho que fazer uma avaliação honesta e educado sobre o Hóspede tem um efeito mais impactante nele do que cobrar simplesmente uma multa. No caso da aplicação da multa você precisará comprovar o ocorrido e ele terá direito de se defender. No caso de uma avaliação bem feita, você já alerta para os futuros Anfitriões a situação vivenciada.

 

 

Eu suas regras da casa está explícito que o Hóspede deverá manter o local arrumado? Muitos confundem Airbnb com Hotel.

 

Ricardo

 

Se você achou esta resposta útil não deixe de dar um "Like".

Meu Perfil.

Coloque "@Ricardo". Assim eu recebo uma notificação.

Ricardo,

Não sei verificar no site onde isto está escirto.

Poderia me ajudar por gentileza onde encontro essa definição?

Obrigada

Nagírley

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias