Taxa de ocupação

Respondido!
Thania-Regina0
Level 3
São Paulo, Brazil

Taxa de ocupação

Olá ,alguém pode me informar está novidade 

TAXA DE OCUPAÇÃO 

 

o suporte informa que e um problema do app,mas ai o hóspede irá 

Consultar o link do imóvel e aparece mais está cobrança com isso irá migrar pra outras plataformas concorrentes.

 

JÁ está baixa a procura isso só irá afastar ainda mais as efetivações de reserva .

 

 

1 Melhor Resposta
Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Oi @Thania-Regina0,

Isto é uma cobrança?

A Taxa de ocupação de que tenho conhecimento é a que consta na parte de "Ganhos", e  refere-se à porcentagem de ocupação das estadias naquele mês (app) ou no ano (site), em relação às noites disponíveis. 

É uma informação estatística, não uma cobrança. 

Desconheço cobrança nesse sentido. 

Espero ter ajudado. 

 

Exibir Melhor Resposta no post original

89 Respostas 89
Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Oi @Thania-Regina0,

Isto é uma cobrança?

A Taxa de ocupação de que tenho conhecimento é a que consta na parte de "Ganhos", e  refere-se à porcentagem de ocupação das estadias naquele mês (app) ou no ano (site), em relação às noites disponíveis. 

É uma informação estatística, não uma cobrança. 

Desconheço cobrança nesse sentido. 

Espero ter ajudado. 

 

Olá Denise, de uma olhadinha na configuração de seu anúncio , faça uma simulação e vc verá a taxa que me refiro IMG_20220403_200534.jpg

Oi @Thania-Regina0 ,

Fui conferir os detalhes de uma reserva fechada hj e realmente tem a cobrança dessa Taxa de Ocupação. 😱

Foi cobrado tbm o IVA, junto da taxa de serviço do anfitrião.

@Laura e @Fabricio50 , o que será que está havendo???!!!

Por que não fomos avisados disso?

Ou será mais um dos tantos bugs que a plataforma vem apresentando ultimamente?

Tensa com tudo isso!!!

 

 

Screenshot_20220404-231005_Airbnb~2.jpg

Eita lasqueira, né não @Denise583 , olha a :bomba:, mais uma, será???? Falei em outro post da @Thania-Regina0 , do IVA, mas até aqui que eu saiba não é cobrado no Brasil.

 

Mas, vê só Denise, printei agora uma consulta que me foi feita agora a pouco e não tem essas taxas ou impostos não, lembrando que no momento estou utilizando o PREÇO SIMPLIFICADO. 

 

Screenshot_20220404-232343_Airbnb.jpg

 

O mistério continua, espero que seja um bug mesmo.

 

Falaí @Airbnb .

 

Fabrício:(

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Será que o que a @Thania-Regina0 perguntou é sobre a taxa de hóspede @Denise583 ?

@Thania-Regina0 , é essa a sua dúvida?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Oi @Laura.

Não acredito,  pois ela se referii à uma novidade.

A taxa de serviço é cobrada desde sempre.

A taxa de hóspede extra é opcional, assim como as demais

Vamos esperar que ela esclareça

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Vamos ver o que a @Thania-Regina0 diz....

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Simulei uma estadia em meu anuncio e de alguns concorrentes e observei está nova taxa onde o hóspede sera cobrado de mais está IMG_20220403_200534.jpg TAXA ? Porém ninguém ainda do suporte soube me responder, fui orientada a desinstalar o app do Android pois parecia um erro de aplicativo , porém  isso ainda  continua aparecendo,  se estamos perdendo clientes para outras plataformas e melhor revermos isso junto ao AIRBNB

 

Simule como se vc fosse um hóspede e verá a taxa que me refiro , ABS IMG_20220403_200534.jpg

Fabricio50
Level 10
Recife, Brazil

Estava falando com a @Thania-Regina0 sobre isso em outro post, aliás, igual a esse, lá levantei algumas hipóteses, mas, tem uma informação aqui que não tem no outro post, de que a Thania falou com o suporte e o mesmo desconhecia dessa cobrança, achando que era problema no app, bom, espero que seja problemas no app, não mais uma coisa sinistra instituída pela plataforma. 

Boa noite Clube,

Vocês devem ter observado uma alteração na composição dos valores relacionados às operações realizadas na plataforma Airbnb e mostrados aos hóspedes a partir da última sexta-feira.

Segue abaixo uma explicação do que mudou.

Conforme informado nos termos de serviço e em email enviado à comunidade em 11 de fevereiro de 2022, a partir de 1º de abril de 2022, o Airbnb Plataforma Digital Ltda. é a Entidade Contratante para todos os membros da comunidade cujo local de residência ou estabelecimento seja no Brasil.

De acordo com a legislação tributária existente no Brasil, os valores pagos pelos serviços prestados pelo Airbnb estão sujeitos aos seguintes impostos: ISS (imposto sobre serviços), PIS e COFINS.

Com isso, se você é um usuário (hóspede ou anfitrião) da plataforma Airbnb no Brasil, as taxas de serviço do Airbnb estão sujeitas a 2,9% de ISS - 7,6% de COFINS - 1,65% de PIS.

De acordo com a legislação, estes são tributos que devem ser cobrados de seus usuários pelo Airbnb (e por qualquer outra plataforma digital).

O que muda no valor pago pelo hóspede? As taxas de serviços cobradas dos hóspedes pela plataforma sobre reservas efetuadas ou alteradas após 1 de abril de 2022 estarão sujeitas aos tributos indicados acima. Ou seja, o hóspede pagará tributos exclusivamente sobre as taxas de serviço que lhe são cobradas pela plataforma. Tais tributos serão recolhidos pelo Airbnb para as autoridades fiscais. Nenhum outro tributo sobre o valor da acomodação será cobrado do hóspede, quando reservar imóveis no Brasil.

O que muda no valor pago ao anfitrião? As taxas de serviços dos anfitriões pelo uso da plataforma, cobradas sobre reservas efetuadas ou alteradas após 1 de abril de 2022, estarão sujeitas aos tributos indicados acima. Ou seja, o anfitrião pagará tributos sobre as taxas de serviço do anfitrião, que serão recolhidos pelo Airbnb para as autoridades fiscais. Nenhum outro tributo sobre o valor da acomodação será cobrado ou retido do anfitrião, quando estiver recebendo reservas de imóveis no Brasil.

A tabela abaixo é meramente exemplificativa, mas demonstra essa dinâmica.

 

 

 

 

Estas informações foram passadas por um anfitrião de São Sebastião, região onde tenho o imóvel IMG_20220404_231629.jpg

Eita que os tributaristas vão ter que explicar isso direitinho e digo mais, tem julgado no STF que o ISS (imposto municipal sobre serviços) não cabe ser aplicado nas locações via plataformas, porque a grande maioria dessa locação está abarcada pela lei do Inquilinato, por isso não cabe a cobrança do ISS, como também, a qual município esse tributo vai beneficiar? Porque há uma disputa jurídica, não é de hoje, que diz que o imposto deve ser recolhido na sede da empresa, ou seja, onde a empresa está instalada, e outros que dizem que o imposto cabe aonde foi prestado o serviço, já imaginaram o imbróglio?

 

Vide link: https://diariodopoder.com.br/brasil-e-regioes/stf-ja-decidiu-que-e-inconstitucional-cobrar-iss-sobre...

 

Outra coisa, todas as taxas ou impostos devem vir discriminados a sua cobrança e porcentagem,  Pis e Confins devem vir separados e com suas alícotas, vide conta de luz por exemplo.

 

Essa história tem que ser melhor explicada pela plataforma, a mesma tem que dizer qual a base legal dessa cobrança, sim, porque para toda taxa ou imposto criado, tem que existir lei que a determine. Vamos aguardar maiores esclarecimentos. 

 

Fabrício:(

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Thania-Regina0 obrigada por trazer essa questão da taxa de ocupação aqui na CC, eu vou checar sobre essa taxa e já volto aqui para comunicar todos vocês, @Fabricio50 , @Denise583 !

Eu fui conferir para saber se isso também é cobrado dos hóspedes em outros países e parece que não...

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias