Troca de experiências sobre ser host no Airbnb

Troca de experiências sobre ser host no Airbnb

Boa noite! Eu e mais dois colegas estamos participando de um programa de inovação com o nosso projeto final. Nesse programa a gente está buscando setores em que a gente possa aplicar o nosso projeto. Para isso, precisamos conversar com muita gente para poder ter uma visão variada das experiências com o Airbnb. Se você puder dedicar 15 minutinhos do seu dia para bater um papo com a gente e compartilhar qualquer experiência que já teve com Airbnb, vc vai deixar 3 universitários muito felizes!

12 Respostas 12
Ricardo85
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

Ajudaria se vocês colocassem as perguntas  listadas aqui.

Se você achou esta resposta útil não deixe de dar um "Like".

Meu Perfil.

Coloque "@Ricardo". Assim eu recebo uma notificação.

Opa, uma boa ideia, vou colocar elas agora. Obrigado

  1. Existe alguém que fica responsável pelo seu imóvel?
  2. Você fez algum investimento para colocar esse imóvel para alugar? 
  3. Qual é a sua maior preocupação ao alugar o seu apartamento?
  4. Como você recebe os seus hóspedes? Pessoalmente, deixa a chave com o porteiro, vizinhos? 
  5. O procedimento atual te causa algum transtorno ou gasto extra? 
  6. Como você vê o primeiro e último contato pessoa com o hóspede? Você acredita que esse contato traz algum benefício para a relação de confiança e hospitalidade?
  7. Quais equipamentos você possui no seu imóvel que consomem mais energia? Ar condicionado, geladeira, chuveiro elétrico? 
  8. Você sentiu um salto no consumo de energia ao colocar o imóvel para alugar? Já tomou alguma medida para reduzir esse consumo de energia? Qual foi a eficácia?
  9. É permitido fumar no seu apartamento? Já aconteceu de algum hóspede fumar? Qual foi a sua medida? 
  10. Você se sente seguro em deixar a chave do seu imóvel com um hóspede? Tem medo de que ele tire cópia ou acesse fora de horário.
  11. Você utiliza algumas dessas tecnologias: Fechadura eletrônica, contador de energia ou qualquer outra solução que parecia ser eletrônica/automática?
Caroline136
Level 3
Praia do Forte, Brazil

Olá Pedro,

 

Seguem as respostas.

 

  1. Eu sou a única pessoa responsável pelo imóvel
  2. Sim. Mobília, utensílios, roupa de cama e banho e eletrodomésticos
  3.   Possíveis danos ao imóvel e aos bens nele contidos
  4. Pessoalmente. Na minha ausência solicito a um amigo para fazer o check-in e check-out
  5. Hóspedes que se atrasam para o check-in causam transtorno na minha agenda.
  6. Acredito que o contato pessoal no check-in seja importante para estabelecer a confiança entre hóspede e anfitrião.  Receber o feedback do hóspede durante o check-out ajuda a melhorar a acomodação e as comodidades, pois algumas impressões não são passadas através dos comentários .
  7.    Geladeira, Tv, Ventiladores, Chuveiro elétrico 
  8.       Não houve grande variação no consumo de energia.  Acredito que o grande vilão do consumo seja o ar condicionado, no meu caso não instalei esse aparelho justamente para evitar gastos.
  9. É permitido fumar somente na varanda.  Já aconteceu dos hóspedes fumarem no interior no apartamento, como só notei o fato após o check-out acabei não comentando nada com o hóspede.  
  10.         Sinto segurança em deixar as chaves com os hóspedes. Como a grande maioria  deles são de outros estados ou  países, não tenho medo que façam cópias da chaves para acessar o imóvel depois da estadia.
  11.              Não.

Oi Caroline, muito obrigado pela resposta, foi muito útil. Se não for incomodar e vc puder pedir pra algum amigo ou amiga responder eu ficaria mais agradecido ainda. Mais uma vez muito obrigado!!

Tânia15
Level 1
Porto District, Portugal

1. Sou eu minha família que somos responsáveis, vivemos na casa mesmo.

2. Comprei toalhas, lençóis, melhorias nos wc

3. Preocupa-me que estraguei as minhas coisas e que abusem do consumo perdendo eu dinheiro com isto.

4. Recebo pessoalmente sempre que posso. Em último caso peço a um vizinho.

5. Não

6.  Sem dúvida que é muito importante o contacto pessoal.

7.  Frigorífico 

8. Sim. Maior consumo de água e eletricidade e gás. Assumi que valor do quarto  estava  baixo é aumentei preços

9. Não é permitido fumar dentro de casa. Ninguém quebrou a regra.

10.  Até hoje nunca me correu mal. Tenho confiado que nada de mal vai acontecer.

11.  Não tenho nada disso

Luana130
Level 10
State of Bahia, Brazil

  1. Eu mesma.
  2. Bastante, tive que transformar uma casa em varios apartamentos e decorar.
  3. Hospedes destruidores e aproveitadores.
  4. Pessoalmente
  5. Não
  6. Sim, o primeiro contato serve para conseguir mais informações e o ultimo para ter certeza que tudo correu bem.
  7.  Ar condicionado, geladeira, chuveiro elétrico
  8. Não muito. Coloco no manual sobre desligar luzes a aparelhos ao sair. A maioria não lê, e alguns são bem desleixados. Meus ultimos hospedes por exemplo fizeram o check-out deixaram as janelas abertas e o ar condicionado ligado.
  9. Não. Até agora todos parecem ter respeitado.
  10. Acho q todos ficam com uma pulga atras da orelha. Recentemente coloquei uma fechadura eletronica na entrada principal. O codigo muda depois de cada check-out.
  11. Fechadura eletrônica na entrada principal da casa, mas nao nos apartamentos, contador de energia para cada unidade.

Olá!

 

1. Moro em Brasília e possuo 2 acomodações em Jurerê Internacional. Eu sou responsável por todo o gerenciamento das reservas. Porém, contratei uma pessoa para que cuide da limpeza e organização dos meus imóveis. 

 

2. Sim. Estruturei tudo para que os meus hóspedes tenham praticidade e a melhor experiência possível.

 

3. A minha maior preocupação é a falta de cuidado e danos em meus imóveis.

 

4. Autorizo a entrada dos hóspedes junto ao condomínio e passo a senha de abertura da fechadura digital para entrada no apartamento. Nunca recebo os meus hóspedes pessoalmente.

 

5. Não. 

 

6. Sim, acho que o contato mesmo que de forma virtual ajuda bastante na construção da confiança de ambas as partes.

 

7. Ar condicionado, cooktop elétrico, forno elétrico, adega, aquecedor.

 

8. Não.

 

9. Não é permitido fumar nas dependências do apartamento e condomínio. Nunca tive problemas.

 

10. Não possuo chave e sim fechadura digital com senha. Não tenho medo de que aconteça pois a portaria remota do meu condomínio é bem eficiente na questão da segurança de entrada e saída de pedestres/hóspedes.

 

11. Fechadura digital.

 

 

Gladis3
Level 10
Rio Grande do Sul, Brazil

 

Olá Pedro, boa noite!

 

Segue cópia da sua pesquisa com minhas respostas. 

 

1. Existe alguém que fica responsável pelo seu imóvel?

- Sou eu a responsável pelo imóvel. 

 

2. Você fez algum investimento para colocar esse imóvel para alugar?

- Sim, fiz muitas melhorias e continuo fazendo. Logo no início contratei um pintor, comprei todo o enxoval, louça, talheres, panelas, alguns itens que não havia no apartamento como sofa, microondas, jarra elétrica...troquei a tv, a geladeira, cuba e torneira da pia do banheiro...mandei fazer uma tela de proteção maior e mais segura para a lareira...enfim, sempre que posso invisto em melhorias no espaço.

 

3. Qual é a sua maior preocupação ao alugar o seu apartamento?

- Que o hospede contrate para um casal e tente burlar as regras da casa e também pagar menos, levando um maior número de hospedes. Isso me causaria um aborrecimento muito grande,  pois me veria forçada a cancelar uma reserva em andamento. Seria uma tremenda dor de cabeça pra mim.

 

4. Como você recebe os seus hóspedes? Pessoalmente, deixa a chave com o porteiro, vizinhos? 

- Faço questão de recebe-los pessoalmente. 

 

5. O procedimento atual te causa algum transtorno ou gasto extra? - - Os gastos fazem parte. Mensalidade de internet, aluguel de vaga na garagem, benfeitorias, despesa de luz, gás, água...

 

6. Como você vê o primeiro e último contato pessoa com o hóspede? Você acredita que esse contato traz algum benefício para a relação de confiança e hospitalidade?

- Faz toda a diferença. O check in é o momento em que se tem a oportunidade de criar um vínculo de confiança e aproximação com o hospede, mostrando-lhe que ele não é só mais um número ou apenas cifras e que você realmente se importa com o seu bem estar, conforto e segurança.

E no check out se tem a oportunidade de ouvir o feedback sobre toda a experiência e aprender com isso. 

 

7. Quais equipamentos você possui no seu imóvel que consomem mais energia? Ar condicionado, geladeira, chuveiro elétrico? 

- Acredito que o chuveiro e a secadora de roupas, por ser antiga.

 

8. Você sentiu um salto no consumo de energia ao colocar o imóvel para alugar? Já tomou alguma medida para reduzir esse consumo de energia? Qual foi a eficácia?

- Sim, senti a diferença da taxa básica, pois esse espaço estava sem uso, para uma conta razoavel. 

Solicitei junto da Companhia de energia que nos abastace, a alteração de mono para bifásico. Não sei se isso me trará benefício de redução no valor final da conta, mas tornará a rede mais segura e me possibilitará instalar outros itens de conforto, como por exemplo, um aquecedor de água para a pia do banheiro.

 

9. É permitido fumar no seu apartamento? Já aconteceu de algum hóspede fumar? Qual foi a sua medida? 

- Não é permitido fumar. Não tive problema até o momento. 

 

10. Você se sente seguro em deixar a chave do seu imóvel com um hóspede? Tem medo de que ele tire cópia ou acesse fora de horário.

- Nunca tive esse receio. O prédio tem sistema de segurança por câmeras, o zelador mora no prédio e exatamente em cima do apartamento e o espaço tem passado maior parte do tempo alugado. Quando está disponível é o tempo que tiro pra fazer pequenos reparos e atender orçamentos, então vou muitas vezes no espaço. Fica bem difícil de alguém acessar sem eu ficar sabendo. 

 

11. Você utiliza algumas dessas tecnologias: Fechadura eletrônica, contador de energia ou qualquer outra solução que parecia ser eletrônica/automática?

- Ainda não, mas pretendo trocar em breve a fechadura comum por uma eletrônica. E se eu descobrir um contador de energia que possa mostrar o consumo exato de cada hóspede, além do contador normal que toda a residência tem, eu colocaria também. 

 

Espero ter ajudado na sua pesquisa.

 

Abraços

Gladis

 

 

Gladis Ola. Coloquei o sistema de fechadura com economizador de energia.

  Estou no Guarujá (SP).

igual hotel. Um cartão por reserva. Tem de sair com cartão para abrir a porta e poder entrar. Para liberar energia onde eu alinhei, deve colocar o cartão na caixinha. Quando tirar da caixinha, o ar condicionado desliga.

  Esse foi meu ponto principal.

Silvana83
Level 7
Guarulhos, Brazil

Ola @Pedro482 

Seu projeto é sobre o que? Do que se trata?Seria interessante você pontuar, talvez mais pessoas já veriam um interesse a mais.

Me corrijam se eu estiver errada.

Paulo-Emílio0
Level 1
Sobral, BR

Esquisito: 

nunca consegui alugar nada, como anfitrião,  por esse aplicativo.

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias