Troca de titularidade de anúncios

Fernando491
Level 7
São Paulo, Brazil

Troca de titularidade de anúncios

Sou anfitrião desde 2015 e gostaria de sugerir que os anúncios possam ser transferidos de titularidade. Devo adquirir novo imóvel, mobiliado e que já está cadastrado e ativo no Airbnb. O desempenho, evidentemente, depende do imóvel e dos anfitriões. É bem difícil começar do zero, então, os comentários existentes são muito úteis. Criar um novo anúncio é desanimador, sabendo que há centenas de bons comentários às características do imóvel. Caso os novos anfitriões não consigam manter a qualidade, a pontuação será naturalmente rebaixada progressivamente pelos hóspedes em suas avaliações, de modo que é mais inteligente haver a possibilidade de troca de titularidade em respeito também aos anfitriões que querem empreender e ampliar suas participações por meio da plataforma. @Airbnb 

5 Respostas 5
Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Oi @Fernando491 

No Airbnb, o cadastro é do usuário, seja ele anfitrião ou hóspede.

No caso do anfitrião, ele pode anunciar qtas acomodações quiser, nesse caso, toda a experiência de reservas se dá numa relação anfitrião x acomodação. Quem define o "tom" da hospedagem é o cuidado e trato do anfitrião. Pode ser o espaço mais luxuoso e completo, mas é a "mão" do anfitrião que vai definir o sucesso ou a derrocada daquela acomodação. 
Se a acomodação troca de dono, não tem como toda uma experiência criada por um anfitrião migrar para um anfitrião diferente, até porque essa experiência pode ser desastrosa. 
Eu não gostaria de herdar maus comentários e avaliações negativas ao comprar um imóvel que estava anunciado no Airbnb, tampouco seria justo cair no meu colo todas as boas avaliações, fruto do trabalho de outro anfitrião. 
Minha opinião...

 

Porém todas as avaliações relativas ao anfitrião, o acompanham, inclusive o status de Superhost, mesmo ele se desligando da acomodação. Ficam lá como um histórico do seu desempenho.
A parceria é com o anfitrião, não com a acomodação. 
Espero ter esclarecido.

Agradeço a sua sugestão, minha colega colega Denise, mas penso de forma um pouco diferente da sua. Assim como você disse do espaço luxuoso e a "mão" do anfitrião, a analogia oposta mostra que esse pensamento é apenas parcial: se o anfitrião for maravilhoso, mas o espaço for ruim, pouco acessível, abafado, ter projeto arquitetônico incoerente, mal localizado etc., não adianta ser o mais gentil, prestativo, oferecer mimos, decorar bem... As avaliações são uma junção de ótimo espaço + ótimo anfitrião. Não só uma coisa, nem só a outra. O que estou sugerindo ao @Airbnb   é a manutenção do anúncio e a troca de titularidade, como dito. O anúncio não se manteria com bom desempenho se houvesse novo anfitrião que não fosse dedicado. Há uma condição aí. O status é dinâmico, não é definitivo. Outra opção seria manter o anúncio e os comentários, mas não o status de superhost, por exemplo, que seria adquirido com o novo desempenho.Não se trata de herdar o trabalho de outra pessoa, portanto, mas continuar fazendo um bom trabalho em parceria com a plataforma. Eu acharia muito natural e acurado transferir o meu desempenho a uma pessoa que, porventura, comprasse o meu imóvel mobiliado. O Airbnb é um modelo de negócio. Da mesma maneira, se fosse uma loja, ou uma parte de uma cadeia de serviços, a reputação da marca integraria seu modelo de negócio quando houvesse transferência de titularidade de gestores ou proprietários.  Isso não é nada fora da curva, ao contrário, integra o histórico da construção do patrimônio intangível em qualquer aquisição corporativa. O ambiente e a cultura de negócios lidam com esse modelo e o  @Airbnb  como um modelo disruptivo e inovador não pode ser ortodoxo nesse ponto, precisa apresentar uma solução mais inteligente e atrativa e em linha com a imagem de seu produto. Agradeço a troca de ideias. Abs.

Então @Fernando491 

Como vc mesmo disse, "As avaliações são uma junção de ótimo espaço + ótimo anfitrião", se um elemento deixa de existir, finda-se a equação. 

 

Pensa como ficaria para um hóspede ler os comentários de seu anúncio e se deparar com a menção à anfitrião Catarina, como ela recebeu bem, como são gostosos os biscoitinhos que ela faz e coisas do tipo...

Seria no minimo, estranho, né?

Um hóspede poderia pensar ser um anúncio falso ou algo semelhante.

Enfim, cadum... cadum... kkkk

Abraços!

 

 

Beatriz98
Level 10
São Paulo, Brazil

@Fernando491 , 

Bom dia ! 
Sobre começar do zero , o Airbnb coloca em destaque os anúncios novos , e mais ainda se o anuncio novo optar pelo desconto de 20 % para as três primeiras reservas, esse desconto fica ativo por 30 dias . 
Se o imóvel é bem localizado , novo anfitrião engajado e oferece ótimas comodidades, logo se consegue as primeiras avaliações.  
Outra sugestão é colocar nas fotografias, alguns prints das avaliações desse imóvel e na legenda mencionar que está no Airbnb desde X anos e agora com novo anfitrião. 

 

Beatriz

Olá, Beatriz, a ideia dos prints é interessante, realmente. Obrigado pelo toque! Acho ainda, contudo, que o @Airbnb deve apresentar uma solução mais satisfatória e estimulante para os seus parceiros. Quem sabe daqui um tempo sejam outros de nós que estejam na mesma situação, não é? Deveria haver alguma alternativa, como decidir permanecer com o anúncio anterior ou fazer um novo. Abs!

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias