Uso de demais cômodos em reservas para apt. inteiro

Respondido!
Joelia0
Level 2
Salvador, Brazil

Uso de demais cômodos em reservas para apt. inteiro

Olá communidade AirBnb!

Alugo meu apartamento em Salvador para uso exclusivo de hóspodes já que nao moro no Brasil. Estou com algumas dúvidas com respeito ao uso de alguns comodos do apartamento e ficaria grata pela ajuda de vcs aqui na forum.

1) Meu apt. tem tres quartos e comporta 6 pessoas. Em reservas para grupos pequenos, como posso determinar quais os quartos a serem usados? Gostaria de manter os quartos nao utilizados fechados para evitar trabalho com limpeza desnecessário e evitar também o uso por visitas que nao reservaram já que nao moro no prédio e minha Co-Anfitria também nao e por isso nao podemos monitorar a entrada e saida de pessoas. Por exemplo, em um grupo de tres pessoas onde duas sao um casal, nao é necessário disponibilzar os tres quartos. Acham que devo perguntar durante o processo de reserva e especificar no anuncio ou criar anuncios diferentes para diferente numeros de pessoas?

2) Estou renovando o segundo banheiro do apt. que será em breve incluido no anuncio. Para grupos de até 3 pessoas gostaria de mante-lo fechado. Devo criar um segundo anuncio especificando ou comunicar aos hospedes durante a reserva.

Agradeco em antemao pelas dicas!

Joelia

Melhor Resposta
Ricardo85
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

@Joelia0

Interessante suas colocações. Praticamente um desafio. 🐵

Então vamos lá!

"1) Meu apt. tem tres quartos e comporta 6 pessoas. Em reservas para grupos pequenos, como posso determinar quais os quartos a serem usados? Gostaria de manter os quartos nao utilizados fechados para evitar trabalho com limpeza desnecessário e evitar também o uso por visitas que nao reservaram já que nao moro no prédio e minha Co-Anfitria também nao e por isso nao podemos monitorar a entrada e saida de pessoas. Por exemplo, em um grupo de tres pessoas onde duas sao um casal, nao é necessário disponibilzar os tres quartos. Acham que devo perguntar durante o processo de reserva e especificar no anuncio ou criar anuncios diferentes para diferente numeros de pessoas?"

#Custos

Na ótica do Anfitrião você deve pensar sempre em termos de custos. Pensando assim, não importa se os Hóspedes utilizarão 1, 2 ou 3 quartos. Mas se usarão 1, 2 ou 3 jogos de cama e banho, pois é aí que reside seu custo real.

Suponha o seguinte cenário:

1. Grupo A: 2 casais + 3 quartos disponíveis
  2. Grupo B: 1 casal + 3 quartos disponíves
  3. Grupo C: 2 solteiros + 3 quartos disponíveis

O Grupo A utilizará 4 jogos de banho + 2 jogos de cama.

O Grupo B utilizará 2 jogos de banho + 1 jogo de cama.

O Grupo C utilizará 2 jogos de banho + 2 jogos de cama.

Repare que o custo de limpeza das roupas de cama e banho variam entre os Grupos independente de quantos quartos eles utilizarão.

custo (A) > custo (C) > custo (B)

Acredito que o custo da limpeza de um único quarto não irá impactar tanto quanto o custo das roupas de cama e banho. Imagino que o valor que você paga para a responsável pela limpeza seja para limpar o apartamento inteiro e não por cômodo limpo.

Outra questão é que se realmente o reserva for feita por casais, eles não irão dormir em quartos separados. ;o)

#Visitas

Para o Airbnb não existe o termo "visitas". Veja o que diz os Termos de Serviço item 8.3.3:

"8.3.3 Você não pode levar quaisquer indivíduos adicionais para uma Experiência, um Evento ou outro Serviço de Anfitrião, exceto se o referido indivíduo for adicionado por você como um hóspede adicional durante o processo de reserva na Plataforma Airbnb."

Ao abrir uma conta no Airbnb TODOS aceitaram estes termos. Então, uma vez constatado que um termo foi violado você pode solicitar o cancelamento da reserva sem reembolso. Esta informação pode, e deve, constar em suas Regras da Casa. Isto afasta os mal intecionados. ;o)

Outra informação que você pode adicionar em suas Regras da Casa é a exigência de RGs para acesso ao prédio. Lembre-se: minha casa, minhas regras. Assim, você pode montar uma lista de pessoas autorizadas a acessar o seu apartamento.

Acho que você pode usar destas estratégias antes de pensar em instalar câmeras (+custos).

#Anúncios

Tecnicamente você pode criar quantos anúncios desejar para cobrir todas as possíveis combinações de reservas (1 solteiro, 2 solteiro, 1 casal + 1 solteiro, etc.). Porém, isso pode se tornar um problema para gerenciar.

O que você pode fazer é ter apenas um único anúncio (mais facil gerenciar) e configurar os preços para Hóspedes extras e oferecer descontos (os mais variados possíveis) privilegiando grupos maiores ou estadias maiores. A plataforma do Airbnb já dispoibiliza todos estes recursos para o Anfitrião. Basta você conhecê-los e utilizá-los.

Colocar o valor da diária correspondendo a ocupação máxima acabará penalizando grupos menores, o que siginifica que você afastará Hóspedes em potencial.

"2) Estou renovando o segundo banheiro do apt. que será em breve incluido no anuncio. Para grupos de até 3 pessoas gostaria de mante-lo fechado. Devo criar um segundo anuncio especificando ou comunicar aos hospedes durante a reserva."

Pense no seguinte: se meu anúncio oferece mais comodidade eu posso cobrar mais!!! ;o)

Se coloque na posição do Hóspede: o que seria mais interessante para ele? Um apartamento com 1 ou 2 banheiros. Provavelmente ele decidirá pelo apartamento com dois banheiros, pois este oferecerá mais comodidade.

Raciocina comigo: você pode cobrar uma diária maior de um grupo de 3 pessoas do que grupo de 6 pessoas utilizando os mesmos dois banheiros. No grupo de 3 pessoas apenas 1 pessoa terá que aguardar para usar o banheiro, enquanto que no grupo de 6 pessoas 4 pessoas terão que aguardar. Por isso você poderá cobrar mais do grupo de 3 pessoas, afinal você está oferecendo mais comodidade para ele. ;o)

Forte abraço e espero  tê-la ajudado!

Ricardo

Se você achou esta resposta útil não deixe de dar um "Like".

Meu Perfil.

Coloque "@Ricardo". Assim eu recebo uma notificação.

Exibir Melhor Resposta no post original

11 Respostas 11
Gladis3
Level 10
Rio Grande do Sul, Brazil

Joelia, bom dia!

Você pode e deve perguntar quem fará parte da reserva. Pode solicitar cópia de documento oficial de cada hospede. 

Você também pode trancar os quartos que não serão utilizados. 

Mas se o hospede estiver com intenção de levar outros extras,  isso não o impedirá. 

Você pode mandar instalar uma camera espiã no corredor do prédio ao lado de fora do apartamento.

Sugiro que coloque-a bem próximo da entrada do seu apartamento. 

Há uma gama de cameras no mercado que atendem por monitoramento remoto. Você poderá acompanhar tudo por seu celular de onde estiver!

Será necessário wi-fi no apartamento e deixar o roteador o mais próximo possível da porta de entrada para que a câmera consiga captar o sinal. 

Existem câmeras sem fio e há uma que é lâmpada e super fácil de instalar!

Entrei com uma solicitação na última assembleia do condomínio onde fica nosso studio para que nosso sistema de segurança seja atualizado com câmeras modernas e monitoramento remoto pelo celular. 

Minha solicitação foi aceita e semana que vem os três orçamentos serão entregues para analise do conselho e execução da instalação.

Se você puder fazer o mesmo em seu condomínio, será interessante para todos, inclusive aos hospedes que se sentirão mais seguros!

Uma outra sugestão é de que você calcule um valor de diária que atenda a ocupação máxima, ou seja, 6 hospedes, sem cobrança adicional. Nesse caso você deixaria todos os cômodos disponíveis. 

Penso que a procura por imóvel como o seu, seja bem maior por famílias ou grupos grandes. 

E se for o caso aplique desconto para um grupo menor. 

Vamos aguardar as dicas de outros anfitriões mais experientes. 

Eu também gostaria de saber mais sobre esse tema. 

Espero ter ajudado : )

Abraço

Gladis

Olá Gladis!

Obrigada pela resposta e dicas! A possibilidade de pedir documentos de identificao me parece uma boa idéia e acredito que a mais razoável no momento devido aos custos. Vou também adicionar a pergunta sobre quem sao os hóspedes que acompanharao o hóspede principal no processo de reserva. Enquanto à camera, acho uma ótima opcao para o condomínio e irei sugerir no nosso. Grata!

Abraço

Joelia

Beatriz98
Level 10
São Paulo, Brazil

Olá Joelia! 

Se vc cobra por hóspedes adicionais não vejo problema para esse fechamento de quartos mas mesmo assim acho interessante  constar em algum lugar do seu anúncio.

Se o seu preço for para o apto inteiro , ( não importando se vão 1 ou 6) vc deve na minha opinião deixar todos os cômodos a disposição. Até porque podem ir 03 que tem o direito e o desejo de ficarem  sozinhos  em cada quarto.

Ótimas as dicas da Gladis, e concordo q quando o hóspede está mal intencionado em levar extras , nada impedirá.

Boas reservas !

Beatriz

Olá Beatriz!

Obrigada pela resposta! Para o aluguel do apt. inteiro para grupo de até 4 pessoas deixo todos os quartos abertos. Porém, recebo também muitas propostas para duas e tres pessoas e neste último caso, quando nao forem tres individos que precisem de quartos separados, estou procurando a melhor forma para comunicar ao hospede já durante a reserva e quando chegarem. 

Abraço

Joelia

Ricardo85
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

@Joelia0

Interessante suas colocações. Praticamente um desafio. 🐵

Então vamos lá!

"1) Meu apt. tem tres quartos e comporta 6 pessoas. Em reservas para grupos pequenos, como posso determinar quais os quartos a serem usados? Gostaria de manter os quartos nao utilizados fechados para evitar trabalho com limpeza desnecessário e evitar também o uso por visitas que nao reservaram já que nao moro no prédio e minha Co-Anfitria também nao e por isso nao podemos monitorar a entrada e saida de pessoas. Por exemplo, em um grupo de tres pessoas onde duas sao um casal, nao é necessário disponibilzar os tres quartos. Acham que devo perguntar durante o processo de reserva e especificar no anuncio ou criar anuncios diferentes para diferente numeros de pessoas?"

#Custos

Na ótica do Anfitrião você deve pensar sempre em termos de custos. Pensando assim, não importa se os Hóspedes utilizarão 1, 2 ou 3 quartos. Mas se usarão 1, 2 ou 3 jogos de cama e banho, pois é aí que reside seu custo real.

Suponha o seguinte cenário:

1. Grupo A: 2 casais + 3 quartos disponíveis
  2. Grupo B: 1 casal + 3 quartos disponíves
  3. Grupo C: 2 solteiros + 3 quartos disponíveis

O Grupo A utilizará 4 jogos de banho + 2 jogos de cama.

O Grupo B utilizará 2 jogos de banho + 1 jogo de cama.

O Grupo C utilizará 2 jogos de banho + 2 jogos de cama.

Repare que o custo de limpeza das roupas de cama e banho variam entre os Grupos independente de quantos quartos eles utilizarão.

custo (A) > custo (C) > custo (B)

Acredito que o custo da limpeza de um único quarto não irá impactar tanto quanto o custo das roupas de cama e banho. Imagino que o valor que você paga para a responsável pela limpeza seja para limpar o apartamento inteiro e não por cômodo limpo.

Outra questão é que se realmente o reserva for feita por casais, eles não irão dormir em quartos separados. ;o)

#Visitas

Para o Airbnb não existe o termo "visitas". Veja o que diz os Termos de Serviço item 8.3.3:

"8.3.3 Você não pode levar quaisquer indivíduos adicionais para uma Experiência, um Evento ou outro Serviço de Anfitrião, exceto se o referido indivíduo for adicionado por você como um hóspede adicional durante o processo de reserva na Plataforma Airbnb."

Ao abrir uma conta no Airbnb TODOS aceitaram estes termos. Então, uma vez constatado que um termo foi violado você pode solicitar o cancelamento da reserva sem reembolso. Esta informação pode, e deve, constar em suas Regras da Casa. Isto afasta os mal intecionados. ;o)

Outra informação que você pode adicionar em suas Regras da Casa é a exigência de RGs para acesso ao prédio. Lembre-se: minha casa, minhas regras. Assim, você pode montar uma lista de pessoas autorizadas a acessar o seu apartamento.

Acho que você pode usar destas estratégias antes de pensar em instalar câmeras (+custos).

#Anúncios

Tecnicamente você pode criar quantos anúncios desejar para cobrir todas as possíveis combinações de reservas (1 solteiro, 2 solteiro, 1 casal + 1 solteiro, etc.). Porém, isso pode se tornar um problema para gerenciar.

O que você pode fazer é ter apenas um único anúncio (mais facil gerenciar) e configurar os preços para Hóspedes extras e oferecer descontos (os mais variados possíveis) privilegiando grupos maiores ou estadias maiores. A plataforma do Airbnb já dispoibiliza todos estes recursos para o Anfitrião. Basta você conhecê-los e utilizá-los.

Colocar o valor da diária correspondendo a ocupação máxima acabará penalizando grupos menores, o que siginifica que você afastará Hóspedes em potencial.

"2) Estou renovando o segundo banheiro do apt. que será em breve incluido no anuncio. Para grupos de até 3 pessoas gostaria de mante-lo fechado. Devo criar um segundo anuncio especificando ou comunicar aos hospedes durante a reserva."

Pense no seguinte: se meu anúncio oferece mais comodidade eu posso cobrar mais!!! ;o)

Se coloque na posição do Hóspede: o que seria mais interessante para ele? Um apartamento com 1 ou 2 banheiros. Provavelmente ele decidirá pelo apartamento com dois banheiros, pois este oferecerá mais comodidade.

Raciocina comigo: você pode cobrar uma diária maior de um grupo de 3 pessoas do que grupo de 6 pessoas utilizando os mesmos dois banheiros. No grupo de 3 pessoas apenas 1 pessoa terá que aguardar para usar o banheiro, enquanto que no grupo de 6 pessoas 4 pessoas terão que aguardar. Por isso você poderá cobrar mais do grupo de 3 pessoas, afinal você está oferecendo mais comodidade para ele. ;o)

Forte abraço e espero  tê-la ajudado!

Ricardo

Meu Perfil.

Gladis3
Level 10

Bom dia Ricardo! 

Suas considerações são sempre muito úteis com certeza nos ajudam bastante aqui na comunidade.

Muito obrigada!! : )

Com relação as despesas na utilização de todos os quartos, imagino que não seja somente a roupa de cama e banho a onerar, mas em especial o uso de ar condicionado e/ou ventilador, pois suponho que na praia acabe por aumentar consideravelmente o custo com energia elétrica. 

Se contarmos ainda com os banhos sendo chuveiro elétrico - grande vilão em consumo de energia - a conta fica bem maior. 

O valor da diarista também varia de acordo com o tamanho do espaço a ser limpo e gasta-se mais com material de limpeza e mais energia com o uso do aspirador de pó.

Entendo a preocupação da Joelia que é também a mesma de muitos de nós anfitriões. 

Por isso considero importante nos cercarmos de todos os cuidados para atender bem aos hospedes, sem acabarmos no prejuízo. 

Concordo com você que caso ela opte por um valor único para 6 hospedes, isso possa diminuir a procura por seu imóvel.

Tudo tem que ser muito bem avaliado. 

Gratidão pelas dicas!

Que venham mais.

Abraço e boa continuação de domingo. 

Gladis

Ricardo85
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

@Gladis3

"Com relação as despesas na utilização de todos os quartos, imagino que não seja somente a roupa de cama e banho a onerar, mas em especial o uso de ar condicionado e/ou ventilador, pois suponho que na praia acabe por aumentar consideravelmente o custo com energia elétrica. 

Se contarmos ainda com os banhos sendo chuveiro elétrico - grande vilão em consumo de energia - a conta fica bem maior. "

Imagino que o custo de ar-condicionado e ventilador já esteja dentro do valor da diária.

Acho mais válido deixar alguns instruções no apartamento com relação ao uso consciente do ar-condicionado. Deixar a porta do quarto fechada para não ter acesso ao ar-condicionado não é garantia de que o hóspede irá deixar o ar-condicionado do outro quarto ligado o dia inteiro.

Se pensarmos no uso do chuveiro elétrico ele independe do número de banheiros, mas do número de pessoas que irão tomar banho. É mais cômodo para os Hóspdes terem mais banheiros à disposição, assim não precisam ficar esperando alguém terminar o banho. (+comodidades)

Mesmo mantendo um cômodo fechado sempra há acúmulo de poeira, o que faz necessária uma limpeza.

Ricardo

Meu Perfil.

Gladis3
Level 10

Sim Ricardo é justamente com relação ao número de hospedes e custos maiores que  acabam causando, que aqui estamos discutindo.

A questão é como impedir que

o hospede pague pra 3 e leve 6, o que geraria um prejuízo em consumo geral.

Sim, concordo que 2 banheiros é bem melhor que 1 em comodidades. Um diferencial e tanto na hora de decidir

por um bom espaço. 

Abraço

Olá Ricardo!

Muitíssimo obrigada pelas suas colocacoes detalhadas! 

Em relacao aos custos, a consideracao sobre a roupa de cama é realmente a principal. Mas também considero o tempo a mais de limpeza para a diarista, que será diferente em um quarto usado mesmo que levemente, do que de um quarto fechado onde ela so precisa limpar a poeira por cima. Gostaria de evitar tb que hóspedes usassem o quarto para descansar, ler etc., pois entendo que é tentador ter outros comodos vazios à disposicao...Com isto quero me assegurar que a roupa de cama estará realmente limpa e fresca para o próximo hóspede sem precisar trocá-la. 

A exigencia de RG é uma ótima idéia!

Anúncios: justamente, se colocar a diária para a ocupacao máxima, perco a oportunidade de alugar para grupos menores. No momento cobro uma diária de 100 reais para até 2 pessoas e 25 para cada hóspede extra e configurei para desconto semanal e mensal. Nao sabia que é possível configurar para outros tipos de desconto, ex. número de pessoas? Vou me informar na página. 

As consideracoes sobre os usos do banheiro sao interessantes. O único problema é que estou receiosa de aumentar a diária para tres pessoas (no momento 100 + 25), pois acredito que estou me movimentando no limite considerando que nao tenho ar condicionado por enquanto (o apt. é bastante ventilado com brisa do mar), e tb considerando que estou ainda pouco a pouco opitimizando o apt. (decoracao, movéis etc.). Estou no momento preparando o apt. para fotos profissionais e melhorando alguns aspectos, talvez possa experimentar com novos precos despois disso. Ótima idéia sim. 

Muito grata, Ricardo. Foi de grande ajuda.

Abraco,

Joelia

Gladis3
Level 10

Joelia, veja como ideia a camera lâmpada. Ótimo custo benefício, sem fio, fácil instalação e assim você monitora quem entra e sai do seu apartamento. 

No Mercado Livre.No Mercado Livre.

21DC1997-AA6B-4793-A9A4-2DB8A846B41E.png

Parece muito prático mesmo, Gladis! Vou considerar...

Abc, Joelia

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias