atençao a alguns pedidos de reserva

Ana937
Level 1
Luanda, Angola

atençao a alguns pedidos de reserva

Bom dia, Ontem fui contactada por um hospede (chamado Viktor) que queria fazer reservas, mas as pessoas não iriam aparecer!! Ele fazia a transferência e depois eu devolvia para ele uma parte do dinheiro!!! Poderão confirmar pela troca de mensagens trocadas através da vossa plataforma. Melhores cumprimentos Ana ***

5 Respostas 5
Ricardo85
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

@Ana937

 

Isso é golpe.

 

Ricardo

 

Se você achou esta resposta útil não deixe de dar um "Like".

Meu Perfil.

Coloque "@Ricardo". Assim eu recebo uma notificação.

Renan72
Level 2
Paraíba, Brazil

Aconteceu comigo hoje.... Estou curioso. Qual é o golpe? 

May
Former Community Manager
Former Community Manager
London, United Kingdom

@Renan72  quando for responder alguém, menciona a pessoa usando o "@" assim a pessoa recebe uma notificação, no caso o @Ricardo85  😉 

 

Aproveito para compartilhar um tópico que ele próprio criou sobre o assunto e vale a leitura por que tem vários exemplos de. golpes e informações úteis! Clique aqui.

Leonardo591
Level 2
Rio de Janeiro, Brazil

Oi @Renan72  e pessoal.

 

@Ricardo85 conta no post dele uns golpes que rolam por aí e eu vou contar aqui (tentar resumir) um outro tipo que parece muito com o caso da @Ana937.

 

O suposto hóspede faz a reserva. O AirBnb cobra no cartão que tá na conta dele. Ninguém aparece e vc não tem custo nenhum (só as taxas mas ele faz parecer isso pouca coisa). E por você receber uma grana sem ter custos, ele te pede uma parte dessa grana que você recebeu do AirBnb. Ele faz parecer que é "dinheiro grátis". Ele não leva em conta que teu imóvel fica preso na reserva, como se estivesse em um aluguel real, e por isso você não pode alugar para outra pessoa. Ele argumenta que você poderia alugar por outra plataforma.

 

Só que isso é feito ou com cartão clonado ou com cartão do próprio golpista. De um jeito ou de outro, a operadora do cartão é solicitada a estornar a compra por não ser reconhecida (conforme o caso, o dono real do cartão ou o golpista, que obviamente não vai pagar).

 

Se a operadora não quiser dor de cabeça e colocar isso na conta do seguro (que elas têm), você só foi parte de um golpe na operadora do cartão - e pode ser preso pelo crime de estelionato.

 

Se a operadora levar a frente, pode avisar ao AirBnB que vai "despagar" por se tratar de fraude, e aí o AirBnB pode "despagar" você. Aí você perdeu a grana toda, sendo que metade dela você tinha dado para o golpista e ainda ficou com o imóvel preso durante a falsa reserva. Nesse caso você ainda é conivente com o crime e ainda tomou golpe do golpista.

 

Esse golpe existe desde quando os cartões de crédito não passavam em maquinha online, e sim naqueles boletinhos de carbono nas maquinas chamadas de "reco-reco". O alvo eram pessoas que compravam no Ponto Frio, Casas Bahias, essas coisas. Cansei de ouvir variações dele, cada vez que chegava uma nova tecnologia e uma nova geração de pessoas.

 

Espero que as pessoas consigam reconhecer o cheiro do golpe e evitá-lo!

May
Former Community Manager
Former Community Manager
London, United Kingdom

@Leonardo591 obrigada por compartilhar aqui com a gente! Infelizmente, os golpistas também se atualizam com as novas tecnologias, não é mesmo?! 😫

 

 

 

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias