@Silvia567
"Meu hóspede me mandou uma mensagem hoje dizendo que na fatura do cartão de crédito dele aparece a cobrança de IOF, pois quando o valor da hospedagem ultrapassa os US$3.000 as reservas são cobradas em dolar."
Até onde eu sei este valor se aplica ao parcelamento no cartão de crédito apenas.
"Ele então consultou o Airnb e foi orientado por eles a solicitar ao anfitrião que cancelasse a reserva ."
Leia-se: "Como fugir da Política de Cancelamento."
"Depois ele deveria efetuar a reserva novamente dividindo o período total em 2 e reservando o segundo período em nome de outra pessoa."
Oi?
"Gostaria de saber se isso procede, uma vez que o valor que estipulei no meu anuncio esta em Real."
Veja que na hora que ele faz o pedido de reserva o Airbnb avisa em qual moeda ele será cobrado (rodapé). Então, acho que não existe espaço para surpresas.
"Como vcs me sugerem proceder em relação ao cancelamento ?"
Resposta simples. Quem deu causa ao cancelamento? ;o)
"Sei que pela política do site sofro punições e já li aqui nas mensagens que para o anfitrião é sempre um problema cancelar."
Fato!
"Estou sem saber como agir , pois não quero me indispor com o hóspede , mas tb não quero me prejudicar."
Quem gerência os pagamentos é o Airbnb (Termos de Pagamento de Serviços, item 1.1). Logo, o Anfitrião não tem qualquer gerência sobre esta questão.
Você não precisa se indispor com seu Hóspede. Apenas diga que você, como Anfitriã, não tem como resolver estas questões de pagamentos. E quanto a "sugestão" de cancelar a reserva, eu acho meio complicado, uma vez que você não contribuiu em nada para esta situação da cobrança em dolar.
Bom, esta foi a explicação longa.
Agora a explicação curta: ele achou outro lugar melhor que o seu e quer ter 100% do dinheiro de volta e está jogando na sua conta todo o prejuízo por ter que cancelar a reserva. Simples assim.
Ricardo
Se você achou esta resposta útil não deixe de dar um "Like".
Meu Perfil.
Coloque "@Ricardo". Assim eu recebo uma notificação.