Prezados, boa noite! Recentemente minha mãe alugou uma casa ...
Última resposta
Prezados, boa noite! Recentemente minha mãe alugou uma casa pela plataforma para 3/4 diárias em Itaparica. Ao se deparar com ...
Última resposta
Me arrependi do comentario que fiz para a hospedagem que ocorreu em meu apartamento recentemente. Acabei escrevendo mais do que o necessário ao comentar sobre a estadia dessas pessoas, mas o site não permite a edição ou exclusão de um comentário. Ou seja, me arrependi e não quero "queimar o filme"desses pessoas com meu comentário, que já é público. Como posso solucionar isso?
Obrigado!
Respondido! Ir para Melhor Resposta
Oi @Joao4.
Quando você faz um comentário e o hóspede ainda não comentou você tem 2 dias para editar, esse prazo deixa de existir assim que o hóspede faz o comentário dele (e ambos passam a ser públicos). Depois disso não é mais possível editar ou apagar... 😕
@Bárbara5 Eu acho, por experiência própria, que isso é bem mais complicado do que parece. Comunidades como o Airbnb e outras que possuem mecanismos de qualificação acabam nos compelindo a apontar o dedo para situações que normalmente deixamos passar no dia a dia. A qualificação em uma comunidade virtual é equivalente à uma denúncia do mundo real, mas duvido que as mesmas pessoas capazes de descer o malho num hóspede exerçam mesmo nível de cidadania no entorno onde vivem.
Na vida real, se formos apontar o dedo para tudo aquilo que vemos de errado, vamos viver fazendo queixas na prefeitura, na associação de moradores, para o síndico do prédio e até mesmo na delegacia de polícia do bairro! E aqueles amigos que vivem deixando furo com a gente? Vamos começar a falar mal deles para todo o círculo de convivência? E no emprego, onde temos sempre aqueles colegas mais difíceis e até mesmo chefes complicados! Nem por isso ficamos nos queixando com supervisores ou gerentes por cada coisinha que nos incomoda. O que é muito natural, pois a gente sabe muito bem que não dá para viver dessa maneira, não é?
Então por que é que achamos normal fazer isso aqui? Simplesmente por causa da falsa sensação de estarmos "protegidos" pela Internet e no caso de comunidades como o Airbnb por estarmos lidando com pessoas que moram longe e que portanto muito dificilmente teremos que encarar novamente face a face.
Além disso, como o @Ricardo85 muito apropriadamente mencionou existe ainda o agravante de faltar equilíbro emocional na hora de fazer o comentário, e portanto não é raro que passemos da conta no pito.
É claro que aqueles que defendem a política do ferro e fogo irão afirmar que a qualificação negativa serve para proteger os anfitriões dos "maus hóspedes". Mas será que isso existe? Será que existe o "mau hóspede" ou será que existem os anfitriões que não sabem lidar com as situações? Será que a resposta ao erro de um hóspede é simplesmente bani-lo da comunidade? Sim, porque é o que efetivamente acabará acontecendo com aquele hóspede que foi detonado. Por incrível que pareça muitas vezes um hóspede comete deslizes não de propósito mas por simples falta de noção e sem sequer perceber que está fazendo algo errado. Daí o anfitrião intolerante detona o hóspede e esse por sua vez vai se sentir tão magoado que nunca mais quererá usar o Airbnb novamente. Resultado: todos perdem. Qual a vantagem nisso?
Depois da última experiência que eu tive, na qual acabei cometendo o erro de detonar um hóspede (depois me arrependi e consertei como deu) concluí que minha missão como anfitrião não é expor o hóspede mal-comportado mas sim educá-lo. Como? Tornando-me um anfitrião melhor, mais cuidadoso, mais antenado e acima de tudo mais exigente com o cumprimento das regras. A realidade é que uma pessoa só cometerá abusos dentro da minha casa quando e se eu permitir que ela faça isso.
Concluindo, eu não vou consertar o mundo e nem fazer bem algum à comunidade expondo publicamente as pessoas ou banindo aqueles que eu considero "maus hóspedes". Acredito que em vez de meter o pau em alguém na qualificação seja mais útil compartilhar no fórum a situação ocorrida e com isso enriquecer o acervo de experiências permitindo que outros anfitriões fiquem atentos a situações que possam ocorrer. Assim cada um poderá criar seus próprios mecanismos de proteção e evitar que sejam pegos de surpresa.
🙂
PS: Aliás, o sistema de qualificação do Airbnb por si só é bem sábio pois existe um campo onde podemos enviar uma mensagem que só o hóspede lerá e que pode ser usado para puxar a orelha daqueles que não se comportaram muito bem e sem com isso precisar queimar a pessoa. Falando honestamente, acho que quando alguém detona o hóspede no comentário público na maioria das vezes não o está fazendo pelo "bem da comunidade" mas sim porque está com raiva e quer se vingar da pessoa. Só que ninguém é sincero suficiente para admitir isso. Rsrsrsrs...
😉
Oi @Yan16
Tudo bem? Entendo o teu ponto e concordo em vários aspectos. Mas gostaria de esclarecer algumas coisas (até pra tu não tirares conclusões precicipitadas a meu respeito..hehe). Já tive 37 reservas até o momento e, até hoje, nunca precisei fazer uma avaliação negativa, só tive hóspedes excelentes (ou bons, pelo menos..hehe). Mas conheço, sim, anfitriões que passaram por situações bem delicadas, de alugar uma casa inteira e depois ir lá ver que a casa estava imunda, lixo espalhado por tudo, toalhas molhadas pelo chão (e até coisa pior, mas enfim). Concordo que se o erro for leve, um feedback privado é o suficiente. Mas quando o erro é mais grave, seja no quesito limpeza, barulho, quebra das regras da casa, acho importante sim colocar isso no comentário público.
Mas veja bem, nunca defendi o ato de "malhar" o hóspede, "detonar", etc. É preciso estar de cabeça fria na hora de escrever o comentário, e o importante é sempre começar elogiando, falando dos aspectos positivos e depois, acrescentar um "mas" e fazer a crítica. Por exemplo: Fulano foi um hóspede muito simpático, a comunicação foi boa, mas deixou bastante a desejar no quesito limpeza.
Você pode ter certeza que esse tipo de comentário não vai fazer um hóspede ser banido da plataforma. Sim, nós anfitriões, temos que estar atentos e aprender a lidar com certas situações, mas os hóspedes também precisam aprender a usar a plataforma e respeitar as regras. Ou você acha certo alguém dizer algo tipo "eu deixei tudo sujo pq paguei a taxa de limpeza"?
Uma coisa é certa: eu jamais faria um comentário negativo pra "me vingar" de alguém e eu só o faria se fosse algo realmente grave. Mas espero nunca precisar fazer isso..
Abraços
@Bárbara5 e @Ricardo85 vocês estão certíssimos!
Agradeço muito por compartilharem suas experiências... Eu estou apenas começando e com certeza tenho ainda muito que aprender.
🙂
Pessoal,
E quando você faz uma avaliação errada do anfitrião?
Confundi o anfitrião e fiz uma avaliação negativa injustamente.
Olá! Bom dia a todos! : ) Você podem ajudar a @Regina183?
@Ricardo85 @Shaw0 @Bárbara5 @Lucia34 @Priscilla---Gabriel0 @Telma-Regina0 @Brux0 @Marco688 @Antonio----Ton---0 @Davimar0 @Gladis3 @Isabel254 @Lia-E-Tonho0 @Sandra747 @Joana-Helena-Botelho0 @Ileane0 @Keila0 @J-Renato0 @Ricardo85
Bom dia a todos!
@Regina, só há uma maneira de corrigir/modificar/excluir um comentário, como o @Ricardo85 e @Brux citaram, ou seja, entrando em contato com a ajuda do Airbnb, por mensagem no airbnb.com/help ou telefone(21) 3958-5800.
Abraços
Obrigada a todos pelo auxílio.
Consegui a exclusão do comentário.
voce pode tentar ligar para airbnb e pedir para remover explicando a situacao
Entre em contato com o Airbnb e explique a situação.
Ricardo
Se você achou esta resposta útil não deixe de dar um "Like".
Meu Perfil.
Coloque "@Ricardo". Assim eu recebo uma notificação.
Pelo nome do comentários, ficará aparente que a crítica não é com ele. Nesse caso entre em contato com a Central de Ajuda e peça para inverter.
De preferência , envie número da reserva para facilitar a operação.
@Yan16 Gostei muito do seu comentário. Explica muito bem uma situação que muitas vezes é debatida em vários fóruns de anfitriões e é a meu ver o erro de comunicação. Entre Anfitrião e Hóspede. Anfitrião não definiu as Regras da Casa; Hóspede não leu; Anfitrião sabendo disso porque lendo ou não, temos o dever de informar sempre; Hóspede pode ter sido distraído. Há sempre uma razão. Mas também existem pessoas que mesmo avisadas são o que são. E nada melhor que as comunidades de anfitriões para se debater determinados comportamentos e chegar a bom porto. Ninguém é perfeito! E ainda bem que a plataforma tem o comentário privado ao hóspede e tinha ou tem um comentário que se fazia só para a plataforma sem o hóspede ter conhecimento. Tem de haver também uma protecção e uma comunicação interna exclusiva entre anfitriões e Airbnb. Se a plataforma vai tratar esses dados?! Pelo menos uma triagem deverá fazer. Vivemos num mundo global. Se eu não gosto de determinado hóspede ou do comportamento dele, penso, no que foi que eu errei? Se vir, que o hóspede tem necessidade de aborrecer porque sim, muito diplomáticamente faço ver que está equivocado. E muitas vezes assim é. Nem todos temos que agradar a todos mas com educação podemos conviver tranquilamente.
Legal @Joana-Helena-Botelho0, que bom que gostou! Apenas reforçando tudo o que eu falei antes quando mencionei a necessidade do anfitrião ser mais cuidadoso, fato é que isso não é muito fácil e somos testados a todo instante!
Dois dias atrás, tive uma consulta de uma possível hóspede que queria vir passar um final-de-semana com mais duas convidadas mas impôs como condição que eu flexibilizasse meus horários de check-in e check-out.
Confesso que fiquei "balançado" e cheguei a cogitar por um momento dar uma amolecida pois seriam R$ 500 que eu poderia garantir. Mas logo depois me lembrei de uma situação muito chata que passamos em casa com um casal de hóspedes totalmente sem noção. Eles abusaram tão descaradamente da nossa hospitalidade e boa vontade que chegou ao ponto de eu ter que bater na porta e dizer com todas as palavras que eles precisavam fazer as malas e ir embora imediatamente. Olha só que situação constrangedora. E isso aconteceu somente por um motivo: porque eu abri mão de uma regra que eu mesmo tinha estabelecido.
Depois disso eu jurei para mim mesmo que nunca mais quebraria nenhuma norma novamente e sendo assim foi com muita dor no coração (e no bolso) que tive que dizer a essa nova hóspede que NÃO poderia ser flexível em relação aos horários. Infelizmente perdi a reserva mas garanti minha paz de espírito. Afinal de que valem as experiências se não aprendemos nada com elas e continuamos errando?
Mas então fica aquela pergunta: será que temos mesmo que ser tão rígidos? Será que algumas vezes não dá para aliviar um pouco? Honestamente, a minha natureza é de sempre querer facilitar as coisas, no entanto, a Vida tem me ensinado que quase sempre que eu abro a guarda acabo sendo sacaneado de alguma forma. Portanto, como não sou burro nem nada, prefiro agir com cautela e me proteger. Claro que cada cabeça é uma sentença, e portanto cada um deve decidir de acordo com o caminho que seu próprio coração indicar.
Pelo visto, todo mundo já expos a opinião.
Se o comentário foi feito ontem ou hoje, ainda da pra adulterar,
todos os comentários tem um período de 48 horas para serem revisados.
Depois disso, só entrando em contato com a AirBnb Brasil. No entanto, eu acho
improvável que eles mudem, se abrirem o precedente, todo mundo vai pedir para mudar um
comentário antigo " que não era bem assim".
ALGUEM TEM UMA IDEIA-
Gente, então estou aqui no mor dilema. Meus últimos hospedes são estreantes no airbnb. Aceitei e recebi como sempre faço com todos os meus hospedes. Sempre tive gente legal, deixo tudo impecável. Chegaram elogiaram o capricho e meia hora depois me chamaram por que não tinha agua na caixa do banheiro. Fui lá... enfartei povo. Eu aceito pets, então o meu edredom que eu deixo limpo, lindo, cheiroso arrumadinho em cima da cama, estava amontoado no sofá e o cachorro dormindo em cima. Contei ate 2025 e sai. No dia seguinte abriu um solzão ( quando chegar e dois dias antes estava caindo o mundo), lá saio eu pra dar uma voltinha e o que vejo - (surtei de novo, contei ate 4557), o hospede com meus travesseiros lindos maravilhosos deitado na grama, e como se não bastasse do outro lado a mãe da criatura, com meu lençóis limpinho que ela pegou da gaveta e claro meus travesseiros esticada na grama. Não sei o que falar desses seres sem noção. Ainda quebraram uma taça, que eu cobrei, mas o absurdo dos absurdos, levaram minha faca de churrasco. E agora como faço um comentário sem ser grossa: Socorro