hospede quebra copo, deixa fezes do cachorro na cozinha e airbnb não libera o aircover

Respondido!
Gisela81
Level 4
São Paulo, Brazil

hospede quebra copo, deixa fezes do cachorro na cozinha e airbnb não libera o aircover

Sou anfitriã do airbnb desde 2011 e nunca acionei o aircover. Em fevereiro tive uma péssima experiencia com um hospede que reservou a casa para 3 pessoas e acabou aparecendo em 6 pessoas, fora a criança, o bebê e os cachorros. Além disso, quebrou copo, deixou fezes dos cachorros na cozinha e na varanda, xixi nas almofadas dos sofás e no tapete. Resolvi, pela primeira vez, acionar a tão anunciada cobertura do airbnb, o "aircover", solicitando o valor de R$ 267, que foi o que tive que investir para comprar novos copos, pagar uma faxina extra, lavar o tapete e comprar novas almofadas. O hóspede saiu da casa no dia 28/2 e no dia 3/3 eu fiz a solicitação. Preenchi o formulário enviando todos os detalhes do caso, e também as provas que eu tinha em mãos. Depois de 30 dias, e inúmeras trocas de emails, tive a resposta que eu não iria receber os meros R$ 267. Fico imaginando se a perda tivesse sido maior, e gostaria de informar a todos que o aircover do airbnb é um engodo. Perdi um tempo enorme e sequer recebi o valor que tive que investir depois da péssima experiência que tive com o hóspede. Ainda por cima, a empresa alega que eu não fiz o pedido de pagamento de proteção de danos no prazo de 30 dias após a perda. Ora, o pedido foi feito 3 dias depois da saída do hóspede, como podem ver nos anexos! Minha decepção com a empresa foi completa.

1 Melhor Resposta
Fabricio50
Level 10
Recife, Brazil

Olá @Gisela81 !

 

É de ficar de boca aberta isso tudo que vc nos relata, inclusive, tem outros relatos na CC nesse mesmo sentido, de que falta clareza, transparência, objetividade e rapidez para que o AirCover se posicione ou pague um sinistro.

 

Pelos reclamos nessa CC, o AirCover está parecendo como essas seguradoras que temos por aí no mercado, prometem mundos e fundos e na hora H, te negam as coisas mais simples prometidas, vêm com aquelas desculpas: mas vc não leu aquelas letras pequenininhas ali... 🔎

 

O AirCover diz que estamos segurados de mazelas em uma hospedagem, pelo jeito, só que não...😳

 

CC, vamos ficar alertas, feedbacks para a plataforma denunciando esses engodos, @Airbnb , clareza por favor, é o mínimo dos mínimos pedidos pelos parceiros. 🤨

 

Fabrício:)

Exibir Melhor Resposta no post original

21 Respostas 21
Beatriz98
Level 10
São Paulo, Brazil

@Gisela81 ,

Você cobrou primeiro do hóspede ? 

Beatriz

sim

Beatriz98
Level 10
São Paulo, Brazil

@Gisela81 

Bom dia !
Gostei muito do seu anúncio no litoral norte ! Perguntei se cobrou antes do hóspede porque esse eh um dos requisitos para acionar o Aircover . Temos que provar que cobramos e foi ignorado ou recusado. 
Vou fazer uma sugestão, a de configurar um valor de taxa pet , essa possibilidade está em cobranças adicionais. Vejo que vc aceita animais mas não aparece a cobrança de taxa quando aplicamos o número de hóspedes e animais.

A taxa pet ajuda a cobrir os gastos extras com limpeza. Pelo menos para as próximas reservas você terá assegurado um valor a mais diretamente do hóspede. 
Vi tbm que o hóspede em questão tinha uma avaliação baixa (2,5) é outro ponto super importante para mim Gisela… prefiro deixar os meus estúdios vazios do que aceitar alguém com uma avaliação baixa assim , vejo como sinal de “ problema “…mas isso é muito particular. 
Ainda bem que os problemáticos são minoria! 
Boa sorte com as próximas reservas ! 

Beatriz
Elton13
Level 2
Jaboatão dos Guararapes, Brazil

Eu também estou com enormes dificuldades de receber o Aircover. Fiz a solicitação antes dos 30 dias, tentei primeiro resolver direto com o hóspede e só depois pedi para o Airbnb entrar no caso, mas não obtive nenhuma resposta até. Faz dois meses e nada. Não me dão sequer uma justificativa. Estou profundamente decepcionado com o Airbnb que promete o Deus e o mundo, mas na prática é totalmente diferente. Um descaso com os superhost. 

Oi Elton, boa noite! Realmente, o airbnb anuncia uma coisa em relação ao aircover e entrega outra. A outra é que não pagam!

Nos encorajam a receber hospedes com cachorros, colocam até no anúncio do aircover que o seguro cobra danos causados por pets e quando isso realmente acontece, preenchemos todos os formulários e tudo o que recebemos são emails dizendo que não temos provas suficientes. Muito pouca consideração com hosts que estão no airbnb há 11 anos!

É muito desgastante!
Além dos prejuízos materiais, do tempo que se perde chamando profissionais de manutenção, procurando os itens quebrados para reposição e depois o tempo novamente investido em provar, argumentar e praticamente implorar para ser reembolsado, você recebe um e-mail de alguém que não tem nenhum respeito com seu problema, nem mesmo é cordial e educado respondendo na língua nativa do local do problema, simplesmente encerra o assunto dizendo que o Airbnb tem todo o direito de ignorar seu pedido, mesmo com todas as evidências enviadas, pois é isso o que está publicado nos termos de serviço da plataforma, ainda que ela também tenha publicado que reembolsará um anfitrião, vítima de um hóspede que não se portou dentro das regras!
Ou seja, quem dá a palavra final é a plataforma e assim encerra-se o assunto!
Entendo que este tipo de comportamento não é aceitável, deixando de lado a arrogância e prepotência de quem atende o caso, isso parece ser um critério estabelecido, o que não podemos deixar passar em branco.
Temos aqui no Brasil, assim como em outras localidades, regras e conduta para serem seguidas, talvez a falta de fiscalização de autoridades que deveriam cobrar enquadramento das plataformas às nossas regras de regulação desta atividade, também de órgãos de proteção dos locadores e também dos locatários, não aconteça por desconhecimento do enorme número de ocorrências, não encontrei nenhum caso que tenha recebido tratamento legal, ninguém judicializou a questão.
Tenho certeza que está faltando isso, denunciar este comportamento abusivo e discrepante com o prometido no momento da adesão à plataforma.
Temos várias bancas de direito internacional e outras especializadas em direito imobiliário, pelo volume de pessoas lesadas e pelas circunstâncias do ocorrido com várias evidências disponíveis, não seria difícil criar jurisprudência e banir definitivamente esta insegurança das locações temporárias.
Entendo que o Airbnb tem uma excelente audiência e traz muitos negócios para muitos anfitriões, mas qual é o real custo X benefício de estar totalmente sem proteção?
O Airbnb é o meu menor canal de negócios, não dou, nunca dei preferência para o Airbnb, tenho acordos com corretores locais, temos aqui em minha cidade uma associação que representa a locação temporária como categoria, investimos em redes sociais como forma de divulgação não apenas dos imóveis, mas das garantias e segurança em locar um imóvel que realmente existe, e está em condições de atender a cada anseio ou necessidade diferente de quem faz uma locação de curta duração. Fazemos contrato, estabelecemos regras previamente informadas antes de fechar a locação, é retido um valor de garantia para cobertura de danos e funciona muito bem, nunca houve nenhum problema sem solução.
Tudo o que se trata antes, não tem que ser rediscutido quando não existe a figura do intermediário. Se existe um intermediário remunerado para isso, é ele quem deve estabelecer o acordo prévio com todos os envolvidos. 
Em nosso caso, não é o que está acontecendo!
Já houveram casos diversos que o hóspede também foi enganado, uma propriedade que não existia para locação de fato, ou era muito diferente de um anúncio publicado. Ainda que a plataforma realize uma realocação, é muito decepcionante para quem chega com a família no destino de férias e descanso, e descobre que caiu em golpe.
Entendo que se estamos nos sentindo lesados, devemos buscar mediação, iniciando com uma consulta e em seguida denúncia ao Ministério Público de cada estado.
Se alguém aqui nesta comunidade se interessar em iniciar uma discussão sobre o tema, estou a disposição, este é o fórum mais adequado para o tema, aqui temos interesses em comum, aqui entre nós existe acompanhamento da plataforma em tudo o que publicamos, o que considero saudável, porque devemos ouvi-los também, o que nos coloca em situação de total transparência de nossas ações e críticas como anfitriões. Afinal, sem nossas propriedades, também sem os hóspedes, a maior empresa de hospedagem não é nada, somente uma ideia, somente uma bolha sem ativos.
 

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias