Prezados, boa noite! Recentemente minha mãe alugou uma casa ...
Última resposta
Prezados, boa noite! Recentemente minha mãe alugou uma casa pela plataforma para 3/4 diárias em Itaparica. Ao se deparar com ...
Última resposta
Ainda não percebi, se é a Aibnb que passa o recibo da totalidade ao cliente ou não? E nós a quem é que passamos o recibo do valor que nos foi transferido?
Nota: estou em Portugal.
Atentamente,
Rui Pereira
Respondido! Ir para Melhor Resposta
Olá Rui,
o titular do alojamento é que é responsável por facturar o alojamento ao hóspede.
A airbnb é apenas uma intermediária. Não factura alojamento, factura apenas taxas de utilização da plataforma (ao hospede e ao proprietário).
Na imagem-resumo - o que está a laranja é facturado pela airbnb, o que está a azul é facturado pelo anfitrião / titular do alojamento:
Aqui tem um resumo das principais obrigações fiscais do titular dos alojamentos:
Pode ler mais sobre isto em: www.alesclarecimentos.pt
- mas é imprescindivel consultar um contabilista antes de iniciar qualquer actividade comercial.
#PORTUGAL
#LISBOA
#IMPOSTOS
#ESCLARECIMENTOS
Oi Rui!
O hospede tambem recebe o recibo de faturamento depois que realizou a reserva.
Pra vc poder visualizar acesse Seus Anúncios > Suas Reservas para imprimir um recibo para cada uma de suas reservas. Clique em Imprimir Confirmação para visualizar as informações. Salve a página em seu computador como um arquivo PDF para imprimir o layout da página.
Sobre a prestaçao de contas em Portugal nao sei lhe informar pois cada pais adota uma pratica. Sugiro que se voce tomar conhecimento publlique e compartilhe a informaçao com teus conterraneos! 🙂
Paula 🙂
Olá, sou anfitria (Brasil) e um hóspede veio me solicitar recibo de hospedagem do ano passado para declarar este ano no imposto de renda. Se o pagamento é feito para o Airbnb, o mesmo não emite recibo na hora do pagamento? Tentei verificar os dados em Minhas Reservas, mas nada tem além de informações sobre o itinerário do hóspede.
Como proceder?
Grata e no aguardo.
Olá Rui,
o titular do alojamento é que é responsável por facturar o alojamento ao hóspede.
A airbnb é apenas uma intermediária. Não factura alojamento, factura apenas taxas de utilização da plataforma (ao hospede e ao proprietário).
Na imagem-resumo - o que está a laranja é facturado pela airbnb, o que está a azul é facturado pelo anfitrião / titular do alojamento:
Aqui tem um resumo das principais obrigações fiscais do titular dos alojamentos:
Pode ler mais sobre isto em: www.alesclarecimentos.pt
- mas é imprescindivel consultar um contabilista antes de iniciar qualquer actividade comercial.
#PORTUGAL
#LISBOA
#IMPOSTOS
#ESCLARECIMENTOS
Oi @Carla3,
Tenho visto que tu está sempre usando a # nos teus posts. Bem legal, assim ajuda o pessoal a encontrar informações específicas. Acho muito bom, principalmente para vocês portugueses se encontrarem, trocarem ideias e discutirem coisas locais.
Eu espero que tu não te importe, pois eu editei o teu post para marcar o Rui corretamente, usando @ antes do nome, o usuário recebe uma notificação via email e vai poder responder mais rápido 😉
Obrigada!
Ainda estou a descobrir as funcionalidades aqui da comunidade! 😄
A ideia é os portugueses sentirem que não estão sozinhos neste universo airbnb e que há colegas com os mesmos problemas - e que juntos conseguiremos ultrapassar essas dificuldades que vao surgindo 😄
Oi @Ellen0
Desculpe invadir essa conversa, mas como vi que você trabalha no Airbnb e estou com um problema e não sei como resolver, achei que poderia conversar com você por aqui. Pode ser?
É que meu anúncio está como "temporariamente indisponível" a 3 dias e não sei o que fazer. =/
Eu te aconselho a ligar para o telefone do time do Suporte ao Anfitrião - (21) 3958.5800
Eles poderão acessar a tua conta e descobrir o que pode ter ocorrido. Eu não tenho acesso aos dados de vocês.
*Tu pode também enviar mensagem pelas redes sociais do Airbnb (Facebook e Twiter). O pessoal faz atendimento de segunda a sabado das 7h as 14h (se não estou enganada).
🙂
Obrigado @Ellen0!
Entrei em contato, estão com um "bug" no sistema e tentarão resolver o mais rápido possível.
Felizmente não sou só eu que estou tendo este problema.
Mesmo assim lhe agradeço 😃
Bom dia Carla,
Tenho tentado sem sucesso o envio do Modelo 21-RFI por parte da Airbnb ...
A Airbnb remeteu o mesmo para si?
Cumprimentos
Olá - essa questão do 21-RFI com a airbnb não está fechada.
Não enviam e, creio que é possível que nem tenham de enviar.
As comissões cobradas pela airbnb são por conta do processamento dos pagamentos, e as transações bancárias isentas da entrega do modelo 30 - é fiscalmente defensável a não apresentação do RFI21 com esse argumento.
Esta não é, contudo, uma questão clara.
Boa tarde a todos,
Em primeiro lugar, parabéns @Carla3 pelo seu post. É dificil encontrar na comunidade, utilizadores tão bem informados.
Em segundo lugar queria apenas uma confirmação.
Se bem entendo, o ponto 5 é exclusivo para quem tem iva a pagar. Correcto?
Quem está isento de iva, não terá que preencher nenhum daqueles documentos. Penso que estou certo... Confirma?
Agradeço antecipadamente,
Olá @André15,
a que ponto 5 se refere? Ao do ABC do Alojamento Local, que coloquei no site alesclarecimentos.pt?
"5. Se não passar factura directamente no portal das finanças, deve apresentar nas finanças (através de upload, no e-fatura, do ficheiro SAF-T), até ao dia 25 de cada mês, os recibos emitidos no mês anterior; "
?
Se sim, esta obrigação é transversal a todas as pessoas que exerçam actividade, independentemente de estarem sujeitas a iva ou não.
Caso não seja a isto que se refere, pf indique. 😄
Olá @Carla3 e obrigado mais uma vez.
Eu não sei porque a minha resposta veio parar aqui...!
Eu respondi no link abaixo
Passo a citar uma parte da sua resposta a outro utilizador:
"Aqui tem um resumo das principais obrigações fiscais do titular dos alojamentos:
Este é o seu ponto 5 a que me refiro.
Tenho lido muita informação pela "internet fora" sobre tudo o que se refere a AL e nunca tinha visto a obrigação destes modelos (30 e RFI21).
Daí que eu tenha deduzido que eles servem para quem tem iva a apresentar.
Será que tenho razão?
Ou não?
Cumprimentos,