Prezados, boa noite! Recentemente minha mãe alugou uma casa ...
Última resposta
Prezados, boa noite! Recentemente minha mãe alugou uma casa pela plataforma para 3/4 diárias em Itaparica. Ao se deparar com ...
Última resposta
Ainda não percebi, se é a Aibnb que passa o recibo da totalidade ao cliente ou não? E nós a quem é que passamos o recibo do valor que nos foi transferido?
Nota: estou em Portugal.
Atentamente,
Rui Pereira
Respondido! Ir para Melhor Resposta
Olá Rui,
o titular do alojamento é que é responsável por facturar o alojamento ao hóspede.
A airbnb é apenas uma intermediária. Não factura alojamento, factura apenas taxas de utilização da plataforma (ao hospede e ao proprietário).
Na imagem-resumo - o que está a laranja é facturado pela airbnb, o que está a azul é facturado pelo anfitrião / titular do alojamento:
Aqui tem um resumo das principais obrigações fiscais do titular dos alojamentos:
Pode ler mais sobre isto em: www.alesclarecimentos.pt
- mas é imprescindivel consultar um contabilista antes de iniciar qualquer actividade comercial.
#PORTUGAL
#LISBOA
#IMPOSTOS
#ESCLARECIMENTOS
Tive problema semelhante ao seu. Resolvi-o com a alteração do nome no anuncio no site da airbnb.
Apenas mantive os contatos iguais - telemovel e email para facilidade de gestão.
Seu pai deverá ter acesso ao mesmo email ou então criam um totalmente novo para efeitos da gestão comum das vossas reservas.
Agora a Airbnb já permite convidar uma segunda pessoa para ajudar na gestão de reservas. Pode indicar a si própria.
Não entendo porque dizem que devemos emitir a factura ao hóspede.
Se, por cada reserva, o Airbnb emite uma factura ao hóspede com o valor total pago pela transação online (que inclui taxa serviço e iva) e outra factura ao anfitrião com a taxa de serviço (com iva ou sem iva se NIF europeu), só faz sentido que o alojamento local emita uma factura à Airbnb e não ao hóspede. Com o valor da reserva antes de subtraída a taxa de serviço cobrada aos anfitriões.
Só assim me parece que as contas ficam equilibradas:
> factura airbnb ao hóspede: valor reserva + taxa
> factura airbnb ao anfitrião: taxa
> factura anfitrião ao airbnb: valor reserva com taxa incluída
Se optarmos pela emissão da factura ao hóspede teríamos que saber qual o valor total pago por ele, informação à qual não temos acesso. Além disso, o hóspede estaría a receber dois documentos relativos à mesma transação e valor.
Eu até agora tenho emitido facturas mensais ao Airbnb com o valor total das reservas de cada mês (tenho em conta o dia em que recebo o pagamento) e, porque é uma transação internacional (e porque tenho o NIF validado pelo VIES), esse valor está isento de IVA.
Esta foi a solução que encontrei e que optei.
A única dúvida que tinha até agora era saber qual das datas associadas a uma só reserva devia ter em conta no momento da facturação mensal: o dia da transação (data das facturas emitidas pelo Airbnb ao hóspede e ao anfitrião), o dia de check-in ou o dia de pagamento do Airbnb ao anfitrião.
É dificil saber qual a forma correcta. Finanças, contabilistas, call centre da airbnb, outros anfitriões, ninguém sabe responder concretamente.
Boa noite,
Penso estar na situação de muitos.
Para resumir: o meu pai aluga casas pelo airbnb e quer declarar os rendimentos. Para isso quer passar factura.
O contabilista disse que para passar factura, tem de se ter o NIB do cliente.
Pelo que li, a factura tem de ser passada ao airbnb e não ao cliente. Até aqui tudo bem.
Mas para se passar a factura ao airbnb, como se procede? o airbnb tem algum numero de contribuinte?
Cria-se uma factura com o valor mensal reebido sendo o nome do cliente "airbnb"?
Obrigado e cumprimentos
Boa noite,
O que fez é o absolutamente correto.
Em circunstância alguma devemos passar uma fatura ao hóspede.
O hóspede pagou à Airbnb. É a Airbnb quem tem de passar a fatura e efetivamente passa.
O Host passa uma fatura a quem lhe paga. Como quem paga é a Airbnb é à Airbnb que passamos a fatura.
Nada mais simples.
Quem diz que temos de passar fatura ao hóspede está absolutamente enganado.
Fatura ao hóspede passa-se quando o hóspede nos paga diretamente a nós. Fora isso, não.
Boas
Passando a factura ao AIRBNB qual o numero de contribuinte que mete ?