Avaliações ou DETONAÇÕES???!!!

Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Avaliações ou DETONAÇÕES???!!!

Gente, novamente fui prejudicada por uma avaliação baixa!!!
A Ypotyra, minha acomodação que mais tem procura, teve novamente sua nota rebaixada, dessa vez não por retaliação, mas por algo bem peculiar e insensato.

O hóspede fez mil elogios durante a estadia e outros tantos no comentário, no entanto deu 3* para Localização e 4* na Classificação Geral.
Faz algum sentido isso???!!!

 

O que o Airbnb orienta sobre avaliação da Localização 👇🏻
"Localização. O hóspede foi informado sobre segurança, transporte, pontos de interesse e considerações especiais, como ruído ou outras situações que possam afetar a estadia?"

 

O mais espantoso da situação é que está tudo devidamente informado no anúncio e o próprio hóspede faz essa afirmação no comentário quando diz:
"Assim que confirmamos a estadia recebemos muitas informações sobre o local, o que fazer lá e como chegar à cabana.
Tudo muito bem explicado nos mínimos detalhes. A anfitriã é extremamente atenciosa"

 

O que explica então dar 3* na "Localização", se ele diz que tudo foi explicado nos mínimos detalhes???!!!

E ligando para o Suporte, ouço do atendente que o hóspede pode ter se enganado, que costuma acontecer.
Então uma das ferramentas mais importantes da plataforma é falha o suficiente pra permitir que haja "enganos" e, como consequência, que o anfitrião seja prejudicado???!!!E eles não podem apagar a avaliação pois não fere a Política de Avaliação.
Mas fere o anfitrião e todo um bom trabalho e dedicação.
Mas pelo visto isso não importa.

Apesar de dizer que primam por Avaliações justas e isentas, não apagam, mesmo estando claro a incoerência da avaliação. 

Não existe nenhum mecanismo que corrija esta incoerência.

Esse quesito da Avaliação (Localização), já foi alvo de um post aqui aqui mesmo na CC, pelo fato de ser um item que gera interpretações equivocadas no momento da avaliação.
Na verdade toda a Avaliação em si já foi alvo de inúmeros posts relatando falhas e seu uso para retaliação por aqueles de má fé com o consequente prejuízo ao anfitrião, não raras vezes com até a perda do seu status de Superhost. 
E nada muda...

101 Respostas 101
Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Cumadi @Laura 

Concordo, realmente pode não haver uma só versão,  mas certamente há uma só verdade.

O Airbnb TEM que tomar um lado, O LADO CORRETO.

Ele é pago para intermediar, administrar e gerenciar as relações. 

Nos impõe termos e regras a seguir, nos orienta a não fazer nada "por fora", a manter as informações do anúncio atualizadas e COMUNICAÇÕES DENTRO DA PLATAFORMA.

Então por que não as analisam qdo se precisa?

É o que basta para tomar o partido da VERDADE.

Se não quer "fazer isso toda vez", se não quer "tomar um lado", então por que criou uma ferramenta disfuncional, cheia de brechas???!!!

Corrija-a!!!

Ele mesmo criou o monstro!!!

(Me lembra a história do Frankenstein) 🤦🏼‍♀️

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

KKKK pior que é verdade @Denise583 !

Parece a história do Frankestein....mas acho que como tudo na vida, quando algo é implementado para ajudar ou pensado em uma parcela da população ou público alvo sempre vai ter alguém "abusando" disso ou deturpando o verdadeiro valor e finalidade daquilo. 

Isso me faz pensar em todas as propostas feitas por exemplo aqui na Inglaterra pensando em ajudar a parcela da população que não pode trabalhar por diversos fatores, seja porque são mães solteiras, ou estão com algum problema de saúde, e sempre existem os que vão usar disso para o benefício próprio... eu vejo mais como uma coisa que foi pensada pra quem quer e sabe usar essa ferramenta da forma correta, mas que por uma pequena parcela ( vamos pensar que seja assim), ela acaba dando poder também aos que usam de forma deturpada 🧐 

'num' acha?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Cumadi @Laura , não justifica...

Evidente que uma empresa lança ferramentas e atualizações com o intuito de melhorar.

É certo tbm que nem todas darão os resultados esperados.

Daí existem os "grupos de testes" e o feedbacks para que ajustes e correções sejam feitas.

A questão problemática está no fato de que o Airbnb não faz isso.

Já é publico e notório a disfuncionalidade, as brechas que propiciam o mau uso (seja por maldade ou desconhecimento mesmo), os inúmeros prejuízos e insatisfações decorrentes.

Discordo que seja apenas "uma pequena parcela", com a inércia do Airbnb, os casos vêm se tornando cada vez meis frequentes.

Mas que ainda fosse, cumadi, as consequências disso não são nada "pequenas".

O Airbnb está se esvaziando dos seus anfitrião antigos e engajados que não se sentem nem um pouco valorizados ou amparados. No lugar tá entrando uma turma corporativista, PJs, com uma visão estritamente comercial,  anos luz distante dos princípios originais do Airbnb. 

Te digo, é só o tempo de outra empresa catar o que o Airbnb tá deixando pra trás e ocupar o lugar vazio.

Bjcão 💋

A fila anda...

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Ai, nem fala @Denise583 , eu sei que o mercado é sempre cíclico, quanto mais sucesso existe maior. vai ser a concorrência e novos entrantes no mercado, mas ainda sim acho que é possível os dois tipos de anfitriões coexistirem...você não acha? 

 

Sobre os lançamentos, eu sei que tem muita pesquisa e feedback sobre o que pode ser melhorado/ mudado/ implementado, não sei exatamente como funciona isso, mas não imagino que eles iriam chegar à esses resultados ou ideias somente do escritório gerencial.... ainda tem o grupo do conselho consultivo, que são anfitriões do mundo todo, então não tenho como afirmar, masque com certeza tem muita preparação para isso tem....

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

@Denise583 tua sugestão da avaliação ser apenas por comentários é excelente! Ridículo alguém te dar 5 em tudo, menos em um critério, e no geral nota 4. Caracas! Deixe-me te dizer que sou a Izabel, do grupo, desapareci, pois de repente eu tinha uma conta nova no app, etc. e acabaram, a meu pedido, deletando a nova e mantive a conta antiga, mas a conta da comunidade foi extinta e fiquei com este nome da nova, que nunca criei e com o qual não me identifico!!! Loucura, né? Bj 

A @Izabel88?

Menina, o que fi

zeram com vc?

Te rebatizaram?

Bem que senti sua falta.

Talvez a @Laura possa resolver essa situação do cadastro.

 

Sobre as avaliações, sabemos disso, né querida? Já sofremos na pele essa injustiça!!!

Nós e tantos outros...

 

Espero te ver aqui em breve como Izabel novamente .

Bjcão 💋

@Denise583 loucura, né? Rebatizada😊, sem acesso a privilégios concedidos ao nível 10 (trocar mensagens no privado, etc), sem contato com os amigos, e sem lenço e sem documento....ainda bem que mantiveram o link com os clientes😜

Loucura total mesmo @Maria17220 

Mas certamente nossa queridíssima @Laura poderá ajudar nisso.

Vamos ver...

@Karolla0 @Laura @Denise583  creio haver algo errado com o sistema de avaliação se ao recebermos uma avaliação injusta  tivermos que explicar ao hóspede as consequências desta, ou até mesmo que ele não entendeu como esta funciona, etc e pedir que a removam, por exemplo. Acho isso constrangedor, desgastante, e pode resultar em frustração. Creio que cabe ao app instruir os hóspedes a respeito, mas continuo achando que a subjetividade não permite uma avaliação justa.  Tive um hóspede que amou tudo, agradeceu demais, mas perdeu, na cidade,  a carteira com R$1800,00 e a esposa não soube separar as coisas. Amou o espaço mas achou a experiência frustante. E aí, faz o quê? É muiiiiita subjetividade!!!!

@Maria17220 , não é algo errado é tudo errado.

A começar por criar notas objetivas para critérios subjetivos. 

Por usar * (estrelas) induzindo o hóspede ao erro de achar que é a mesma qualificação de hotéis; 

Por apresentar ao hóspede numero inteiros de 1 a 5, e quando o hóspede nos tira 1, na verdade está nos tirando 100 centésimos de uma só tacada, dos quais vamos recuperando somente 1 centésimo de cada vez;

Por disponibilizar perguntas para orientar melhor o hóspede, mas em contrapartida, disponibilizar também o espaço "outros" em que o hóspede pode usar o critério que quiser, fugindo assim do critério correto pertinente àquele item;

Por esperar que as avaliações sejam verdadeiras, isentas e imparciais, mas não criar mecanismos para garantir tal lisura;

Por não verificar a veracidade das informações, mesmo diante de provas enviadas;

Por não analisar as notas, somente os comentários para apagar a avaliação por motivo de retaliação;

Por criar uma Política de Avaliações que só protege a ele, ali nada ou quase nada protege o anfitrião. 

O Airbnb criou o monstro, não dá conta de controlá-lo e nós é que pagamos o pato.

 

@Denise583 @Laura, creio que nunca entenderei a ferramente de avaliação do Airbnb e a total liberdade que os hóspedes têm para interpretá-la. Por exemplo, tive um verão muito bom, mas tive minha nota em um imóvel rebaixada por que o hóspede, apesar de achar tudo maravilhoso, alegou ter encontrado  uma sujeirinha no banheiro, assim, baixou a avaliação para 3. Outro, sabendo que viria para a área rural, queixou-se do acesso (boa estrada de chão, e tudo devidamente comunicado com antecedência) e avaliou com um 4. Como entender isso?! Não entendo os critérios.  Concordo com a  @Denise583 quando fala das corporações e etc estarem tomando a frente no aplicativo, e aquele modelo de negócio  inicial deixando de existir. Nós que atuamos mais na área rural temos a oportunidade de ter um diferencial oferecendo mais contato com a natureza, terra, plantas, mas também corremos o risco de sermos julgados pelo pó, acesso por estrada de chão, e ficarmos sujeitos à interpretação subjetiva dos hóspedes. Abraços.

Oi @Maria17220 

Acho que só o Airbnb entende...

Sabe aquela coisa que mãe nenhuma acha seu filho feio?

É bem por ai kkkkk...

 

Brincadeira à parte.

Essa irresponsabilidade do Airbnb já vai longe demais!!

Há muito, mas muito tempo que hóspedes inescrupulosos fazem uso da Avaliação como vingançazinha, há muito que anfitriões dedicados são prejudicados injustamente.

Há muito que o Airbnb sabe, pois milhões de feedbacks devem ter chegado a eles, fora o que se vê no Reclame Aqui e os processos na justiça.

Há muito que a @Laura já levou a questão ao "time superior" e, acredito outros gerentes de CCs de outras línguas tbm, visto que a queixa geralsl, não somente no Brasil.

E o Airbnb nada faz!!!

Entra ano, sai ano, chegam atualizações sobre atualizações, mas corrigir os erros e brechas advindos da disfuncionalidade de suas ferramentas, que é bom, NADA!!!

Frustante, desmotivante, decepcionante... somos irrelevantes!

 

 

 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Maria17220 !!

Agora fiquei confusa: você é a Izabel888 do nosso Petit Comitê? Se for fala comigo porque eu estava ROXA de saudades suas guria!!

Que bom que você apareceu por aqui 🥹

 

Acho que o motivo do sistema de avaliações não ter mudado ainda @Maria17220 , @Denise583 não é por eles não considerarem o feedback e opinião dos anfitriões não, parece até que e to puxando a sardinha pra eles, mas não vejo empresas assim tão empenhadas em saber como é a experiência dos usuários igual o Airbnb.

 

Mas principalmente depois do ano passado com as atualizações de Maio, eles estão muito mais. cautelosos com as mudanças, oque adianta introduzir um novo sistema também cheio de brechas? Ai é trocar 6 por meia dúzia... e como ficaria a qualificação do Superhost?

São muuuuitos detalhes que tem que ser levados em consideração, e se for pensar, quem é bom anfitrião pode ver outra 'sofrer' por uma baixa avaliação, mas mesmo assim terá uma nota média muito acima dos outros anfitriões, então parece que de certa forma isso é regulado naturalmente em comparação aos outros anfitriões (eu li isso uma vez em uma postagem aqui na CC e achei genial essa colocação).

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Cumadi @Laura 

Não é possível que após um ano inteiro eles não conseguiram meios de corrigir as brechas que eles mesmo criaram. 

Já foi tudo exaustivamente dito.

Pra começar é parar de lavar as mãos qdo o assunto é chamar o Airbnb à responsabilidade.

 

Criaram um sistema que permite mentiras e propaga injustiças. 

QUE ANALISEM AS PROVAS ENVIADAS PELO ANFITRIÃO!!!

 

Introduziram um sistema de avaliação objetiva, para critérios subjetivos, o mesmo critério que usa * (estrelas), fazendo confusão com o critério de hotéis. 

Este mesmo critério por notas é apresentado ao hóspede por números inteiros ocultando que, na verdade, são numeros decimais onde cada nota de 1 a 5 corresponde a cem centésimos, que nos são tirados de uma só tacada e o anfitrião necessita de CEM avaliações superiores para restaurar sua nota.

QUE PERMANEÇAM APENAS OS COMENTÁRIOS!!!

 

Criaram um SISTEMA DE AVALIAÇÃO constituído por NOTA  + COMENTÁRIO, mas pra apagar uma avaliação por retaliação, só analisam o que está nos comentários. 

QUE ANALISEM TODOS OS ASPECTOS QUE FAZEM PARTE DA AVALIAÇÃO.

OBS: MELHOR SERIA QUE TIRASSEM A AVALIAÇÃO POR NOTAS E DEIXASSEM SOMENTE OS COMENTÁRIOS 

 

Também apagam aqueles que vão contra a Política de Avaliações.

QUE USEM DE IDONEIDADE E INCLUAM ALI TERMOS QUE TAMBÉM PROTEJAM O ANFITRIÃO!!!

 

Não me parece ser assim tão difícil...

 

 

Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Complementando a outra parte da sua pergunta...

Me desculoe a franqueza cumadi @Laura  aí nao tem nada de genial, muito pelo contrário. 

Quem disse que um bom anfitrião pode, vez ou outra, "sofrer" uma bsixa avaliação, não É e nem NUNCA FOI um bom anfitrião; não faz ideia o tanto que envolve SER um bom anfitrião.

Minimizar o impacto que isso traz ao anfitrião é, no mínimo, uma afronta e um desrespeito a quem se dedica, dia a dia, a oferecer um espaço e experiência de excelência.

E essa pessoa não sabe o que está dizendo!!!

A nota geral do anfitrião é uma média aritmética. 

Eu que tenho na Ypotyra somente uma nota 4 em meio a 81 notas 5, ainda não recuperei a nota original. Agora imagina um anfitrião novo com cerca de 10 avaliações, em seu primeiro selo de Superhost e que venha a receber um simples 4* (que sabemos ser 4,00)!!!

Sua nota baixará a patamares que nem tão cedo verá a "cor" do selo do Superhost, quanto mais ver sua nota restaurada.

Quão "natural" é isso???

Qual a "regulação natural" presente em esperar 100 avaliações superiores, para que sua nota volte ao patamar anterior???!!!

E como esperar que o anfitrião tenha 100 reservas se a baixa avaliação e/ou comentário mentiroso estão lá, à vista de todos???!!!

Se ele perdeu o selo de Superhost (um dos filtros de buscas)???!!!

Se seu anuncio deixou de estar numa boa posição nas buscas???!!!

Aff!!!

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias