Avaliações ou DETONAÇÕES???!!!

Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Avaliações ou DETONAÇÕES???!!!

Gente, novamente fui prejudicada por uma avaliação baixa!!!
A Ypotyra, minha acomodação que mais tem procura, teve novamente sua nota rebaixada, dessa vez não por retaliação, mas por algo bem peculiar e insensato.

O hóspede fez mil elogios durante a estadia e outros tantos no comentário, no entanto deu 3* para Localização e 4* na Classificação Geral.
Faz algum sentido isso???!!!

 

O que o Airbnb orienta sobre avaliação da Localização 👇🏻
"Localização. O hóspede foi informado sobre segurança, transporte, pontos de interesse e considerações especiais, como ruído ou outras situações que possam afetar a estadia?"

 

O mais espantoso da situação é que está tudo devidamente informado no anúncio e o próprio hóspede faz essa afirmação no comentário quando diz:
"Assim que confirmamos a estadia recebemos muitas informações sobre o local, o que fazer lá e como chegar à cabana.
Tudo muito bem explicado nos mínimos detalhes. A anfitriã é extremamente atenciosa"

 

O que explica então dar 3* na "Localização", se ele diz que tudo foi explicado nos mínimos detalhes???!!!

E ligando para o Suporte, ouço do atendente que o hóspede pode ter se enganado, que costuma acontecer.
Então uma das ferramentas mais importantes da plataforma é falha o suficiente pra permitir que haja "enganos" e, como consequência, que o anfitrião seja prejudicado???!!!E eles não podem apagar a avaliação pois não fere a Política de Avaliação.
Mas fere o anfitrião e todo um bom trabalho e dedicação.
Mas pelo visto isso não importa.

Apesar de dizer que primam por Avaliações justas e isentas, não apagam, mesmo estando claro a incoerência da avaliação. 

Não existe nenhum mecanismo que corrija esta incoerência.

Esse quesito da Avaliação (Localização), já foi alvo de um post aqui aqui mesmo na CC, pelo fato de ser um item que gera interpretações equivocadas no momento da avaliação.
Na verdade toda a Avaliação em si já foi alvo de inúmeros posts relatando falhas e seu uso para retaliação por aqueles de má fé com o consequente prejuízo ao anfitrião, não raras vezes com até a perda do seu status de Superhost. 
E nada muda...

101 Respostas 101
Loni56
Level 10
Santa Catarina, Brazil

Bom dia @Denise583. isso e muito desagradável

um convidado meu deu 4 na. localização

fiquei chateada, perguntei a ele

me disse q isso nao era para ter acontecido entro em contato com a plataforma

quis mudar

nao conseguiu!

perguntei queria entender o porque

se a localização e otima

ja percebi q na avaliação de estrela ,acontece sem ter intenção!

😘

Pois é querida @Loni56 

Todo mundo já percebeu e já aconteceu com muitos anfitriões, mas o Airbnb nada faz pra corrigir e melhorar essa questão.

O hóspede que fez a avaliação não consegue mudar a nota, mas consegue aapagar (outra coisa que tbm não faz muito sentido).

Enfim, qtos anfitriões mais precisarão ser prejudicados para que o Airbnb tome alguma providência???!!!

Desanimador...

 

 

Bem desagradável isso @Denise583 , sei a sua dedicação, esmero e comprometimento com as suas hospedagens, também acho bastante dúbio esse quesito de "localização ", gera uma confusão na cabeça dos hóspedes, pois muitos pensam que a avaliação da localização deve ser com base onde o imóvel está inserido, seus arredores, a vizinhança,  etc... só que não...

Então amigo @Fabricio50 

Ocorre uma sucessão de equívocos e más interpretações. 

O hóspede não entende o conceito e acha que é isso que vc falou, o que o leva a um critério subjetivo; outro erro.

No meu caso, quem não gosta de "mato", de natureza, vai achar incômodo até o silêncio. Escolhe uma acomodação na zona rural, e reclama do carro ficar empoeirado ou enlameado...

Complicado!!!

E vejo Erro até mesmo no critério correto 👇🏻
"Localização. O hóspede foi informado sobre segurança, transporte, pontos de interesse e considerações especiais, como ruído ou outras situações que possam afetar a estadia?"

Isso já está inserido no quesito "Exatidão do Anúncio", uma vez que toda a informação da localização consta do anúncio.

Creio que isso tbm acaba contribuindo para induzir ao erro de interpretação do quesito "Localização". 

Repito... DESANIMADOR!!!

 

Loni56
Level 10
Santa Catarina, Brazil

@Denise583. animo  amiga😘

Querida @Loni56 

É o que fazemos... juntamos os cacos e seguimos em frente.

Somos meio "Fênix", renascemos das cinzas

Mas que nos esmorece, isso sim...

Agradeço seu incentivo 🙏!

Bem sei que é desanimador mesmo @Denise583 , principalmente quando fazemos tudo em conformidade com as orientações da plataforma, deixando o anúncio claro, explicativo, objetivo, com fotos e descrições satisfatórias, além de se ter excelentes avaliações, tudo seguindo os ditames da boa hospedagem e dentro das regras colocadas pela plataforma.

 

Daí, depois de tudo isso que fazemos e temos, natural esperarmos sempre avaliações 5* e quando surge uma pessoa que parece não saber o sentido do que é se hospedar em um Airbnb ou da importância de uma avaliação para o anfitrião e o seu negócio, tascando uma avaliação distorcida e injusta, eivada de subjetivismo, nos deixam mesmo esmorecidos, incrédulos e desalentados.

 

Sabemos que todas essas plataformas de reservas on-line utilizam as avaliações como sendo o feedback dos envolvidos na hospedagem (anfitrião e hóspede), sendo o termômetro do negócio, notadamente para os terceiros (hóspedes em potencial e anfitriões que podem utilizar as avaliações para conhecer o comportamento do pretenso hóspede), então, entendemos que as avaliações fazem parte do negócio da hospedagem.

 

Todavia, penso que as políticas dessas avaliações deveriam ser mais criteriosas, deveriam ter filtros para o subjetivismo latente e deveriam ser atualizadas constantemente para evitar injustiças, para tanto, acho que deveriam levar em conta, com uma maior celeridade, os feedbacks dos seus maiores parceiros, os anfitriões.

É, amigo @Fabricio50 

É natural que esperemos boas avaliações uma vez que nos dedicamos para isso, porém o que nunca é esperado é recebermos uma rasteira da própria plataforma que nos chama de "parceiros".

São centenas de anfitriões prejudicados pela ferramenta de Avaliações!!!

O histórico é sabido por todos, mas nada fazem para corrigir a falha, pois É UMA FALHA (a ferramenta é toda uma falha) que, não só INDUZ AO ERRO, como permite que ele se propague, prejudicando mais e mais anfitriões. 

E a coisa fica ainda pior pois não é a única falha, sofremos as consequências de várias outras, todas devidamente alertadas por inúmeros feedbacks e queixas em sites do tipo "Reclame Aqui".

E o que faz o Airbnb???!!!

 

Agradeço suas palavras 🙏

 

 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Poxa @Denise583 , faço das palavras do @Fabricio50 as minhas, todos nós sabemos a sua dedicação e esmero com a plataforma, essa questão da localização e oque de fato é perguntado pelo hóspede no momento da avaliação é justamente para que ele diga se o que foi informado pelo anfitrião está de acordo com a localização do espaço.

Isso me lembrou desse artigo aqui da Central de Recursos citando das diversas formas que o Airbnb tem feito para evitar essa problemática com o erro dos hóspedes. Agora a pergunta que não quer calar: Mesmo com todas essas explicações e mensagens pela plataforma, porque o hóspede fez a avaliação de 3 estrelas?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Então @Laura 

Ele reclamou de alguns trechos da estrada de terra, que estava com carro baixo (Honda Fit) e disse que "deu sorte" por não estar chovendo (vem fazer turismo de natureza com carro baixo e depois reclama 🤦🏼‍♀️).

Mesmo com toda a informação presente no anúncio, escolheu a Ypotyra (poderia ter escolhido a Casa do Canto, estava disponível)

Só que o critério desse quesito "Localização", trata sobre informação.

E ISSO EU FIZ!!! (ele mesmo afirma no comentário).

Mas o que mais me chateia não é o equívoco ou má interpretação do hóspede sobre os critérios da avaliação, e sim a inércia e a falta de amparo do Airbnb que, mesmo constatando a inconsistência e o atendente afirmar que este tipo de "engano" costuma acontecer, nada fez (não apagou a avaliação) e, pelo jeito, nada fará para evitar que mais e mais anfitriões sejam prejudicados.  

É urgente que a ferramenta AVALIAÇÕES seja revista.

Nós, anfitriões, não podemos ficar a mercê dessa espada pendurada sobre nossas cabeças.

É isso... 

 

 

 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Poxa @Denise583 , é chato mesmo, vamos ver se nas próximas da plataforma eles vão revisar essa questão das avaliações que sempre dá pano para manga. 

O hóspede poderia entrar em contato com o suporte para pedir pra apagar a avaliação, não?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

É @Laura , poderia... mas não quer.

Ele afirma que deu sorte e que com isso está me "ajudando" a alertar futuros hóspedes (Misericórdia, ajuda como essa, dispenso!!!).

Só que no comentário foram só elogios, inclusive sobre a eatrada. A coisa foi mesmo na nota (*) da Localização e a Nota Geral, que nenhum hóspede irá entender como um "aviso".

Totalmente disfuncional!!

Cintia115
Level 2
Santa Catarina, Brazil

Olá, @Denise583 

Vou me meter aqui... mas estou achando tão interessante ver o entrosamento de vocês, que resolvi opinar.

Eu, por enquanto, somente como hóspede, sempre entendi que LOCALIZAÇÃO trata do local onde está situado seu imóvel, não da minúcia com que você o indicou ao hóspede. Uso o airbnb como hóspede desde 2009, e sempre, quando avalio, para mim 'localização' significa... o imóvel está situado num local interessante? Num local seguro? Num local de algum interesse?

Estou aqui vendo vocês, repetidamente, dizerem que o hóspede sabe que localização se refere à maneira como você indicou para ele como chegar a seu imóvel, mas, sinceramente, como hóspede, jamais pensaria nisso... e se a plataforma o indica, sinto muito... ninguém lê... rs...

Para mim o que você está descrevendo trataria mais da COMUNICAÇÃO com o anfitrião, não com a localização.

Talvez seja interessante sugerir à plataforma uma outra categoria (se bem que também estou vendo que vc, como eu, está tendo dificuldade em se comunicar com a plataforma.. hehehe), onde as pessoas pudessem descrever o que você quer ver avaliado. Entendo sua posição, mas, como hóspede, nunca sequer pensei assim. E, sinceramente, sou daquelas que realmente lê tudo que me enviam (até aquele questionário sem fim que o airbnb de vez em qdo nos envia quando perceber que gostamos de avaliar...).

Bom... daqui a uns dias me torno anfitriã tb... com certeza vamos nos encontrar nos fóruns por aqui.

Boa sorte.  E não culpe o hóspede... ele avaliou a localização do seu imóvel como um todo, e do ponto de vista dele.... (que talvez nem devesse tentar fazer off road... hehehe)

 

Oi @Cintia115!
Pode meter o bedelho mesmo, o espaço da CC é pra isso.
Concordo quando vc diz que o título "Localização" leva a pensar se "o imóvel está situado num local interessante? Num local seguro? Num local de algum interesse?"
É o mais óbvio, né?
Só que não!!!
Aquilo que vc "entendeu como hóspede" e a maioria dos hóspedes tbm o faz, infelizmente não é o critério a ser usado para a nota.
E isso não sou eu quem diz, é orientação do próprio Airbnb. (Veja o print - fiz uma colagem de dois Artigos)
Esta informação consta nos artigos sobre o tema e ficava disponível, como orientação, no momento do hóspede fazer a avaliação.
Mas é aquela coisa né? "Ninguém lê".

Contudo o Airbnb não se importa em dar mais clareza e objetividade à ferramenta,  
E o anfitrião é que leva a rebordosa!!!
Só que no meu caso, especificamente, entrei em contato com o hóspede para saber dele o porquê daquela nota, e mesmo depois de eu esclarecer o critério correto, ele continuou irredutível em não retirá-la.
Daí já há indícios que não era desconhecimento e sim que o motivo foi mesmo retaliação por ele ter seu lindo carrinho metido em barro e "costelas de vaca".
Portanto o culpo sim, pois ele sabia onde estava se metendo (como foi bem específico nos comentários ao dizer que "foi tudo explicado nos mínimos detalhes), e mesmo assim veio com um Honda Fit, um dos carros mais baixos que existem.
Mas sobretudo culpo o Airbnb por permitir uma ferramenta que tanto impacto causa ao anfitrião, ser tão dúbia e imprecisa.
Também concordo que esse critério já está subentendido em outro, só que pra mim, seria no "Exatidão do Anúncio".
E em específico a esse quesito "Localização" e mesmo à Avaliação na forma atual, já enviei vários feedbacks, além de postagens e comentários aqui mesmo na CC.

@Laura mesmo já levou essa questão às instâncias superiores, e acredito, 

tbm outros Managens de outros CCs mundo à fora.

Mas nada é feito!
A coisa toda já está errada ao fazer uso de notas (critério objetivo) para uma avaliação subjetiva.
Não tem como dar certo!
Para mim se eliminaria por completo as notas (estrelas) e ficariam somente os comentários.
A eles, se pode refutar.
Minha opinião...

 

20230202_002456-COLLAGE.jpg

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias