Cancelamentos e política de atribuição de SuperHost

Roberto1065
Level 2
Brasília, Brazil

Cancelamentos e política de atribuição de SuperHost

Gostaria de registrar aqui na comunidade meu protesto por perder este ano o status de SuperHost.  Houve um cancelamento da minha parte, mas com trocas de mensagens que atestam que foram de comum acordo e não trouxe prejuízo ao hóspede. Apenas um cancelamento!! 

E seguem os números:

a) Entrei no Airbnb em 2016

b) Desde aquela época tive 480 reservas 

c) 307 avaliações - nota 4.94

c) Cancelamentos: 32 pelos hóspedes, 7 pelo Airbnb (clientes suspeitos, entre outros) e apenas 1 cancelamento meu (este citado acima).

A avaliação corrente que me retira o status de SuperHost avalia o período de 01/04/2021 a 31/03/2021, onde:

a) Nunca retemos valores de clientes, mesmo com cancelamentos de última hora - sensibilidade pela pandemia

b) Tivemos 35 reservas com 189 noites - apenas 1 reserva de 1 noite que foi cancelada e de comum acordo com o hóspede!!!

c) Taxa de resposta de 97%

d)  Nota geral: 5 *****

E fomos retirados do SuperHost...e todos sabemos que trabalhamos sérios para isto, para manter um status que é favorável ao negócio e dá mais prazer de trabalhar.

Infelizmente regras são regras, mas se elas penalizam que realiza um bom trabalho, então algo está errado!!! Não entendemos o que é para ser feito!!!????

Realmente triste e procurando outros caminhos.

Abraço a todos.

10 Respostas 10
Adelmo6
Level 2
Cabedelo, Brazil

Boa noite,

Eu  li o seu relato e acredito que apesar do seu desempenho favorável sob determinados aspectos, foi a taxa de resposta que lhe prejudicou e isto depende exclusivamente de nós anfitriões e não podemos transferir esta responsabilidade ao Airbnb.

Adelmo de Medeiros

Meu caro Adelmo,

Taxa de resposta? Em 97%? Onde as únicos poucos atrasos na resposta em função da pandemia...e nunca deixei de responder!

....além do mais, o próprio Airbnb exige 90%...até concordo que se fosse por isto eu aceitaria, pois não respondi 100% das perguntas em tempo hábil...mas não foi isto.

E não estou transferindo responsabilidade para o Airbnb...gostaria de critérios justos e bem dimensionados...

Mas respeito sua opinião e obrigado pela sua resposta.

Roberto.

Denise583
Top Contributor
Carrancas, Brazil

Oi @Roberto1065 ,

Se vc tem certeza de ter alcançado todos os índices e critérios, corre atrás e vai à luta.

Realmente os cancelamentos são muito prejudiciais.

É importante vc arrumar alternativas para solucionar as diversas situações que se apresentem.

Havendo a necessidade de cancelamento a pedido do anfitrião, mesmo sendo em comum acordo, deixe que o hóspede faça a solicitação e através da Central de Resoluções vc reembolsa os valor devidos. 

Assim ninguém sai prejudicado.

Daqui pra frente analise melhor cada ação a tomar e, na dúvida, entre em contato com a Central de Ajuda e se informe de todas as consequências daquela ação, antes de tomá-la.

E não esmoreça...

Já já vc estará aqui na CC comunicando sua reconquista do status. 

Abraços!!!

Oi @Denise583,

Obrigado pela força e incientivo.

Vou continuar insistindo sim, não apenas por mim, mas para a plataforma ser mais justa possível.

Abraço.

Roberto.

Denise583
Top Contributor
Carrancas, Brazil

Corrigindo um trecho do meu comentário 👇🏻

Havendo a necessidade de cancelamento a pedido do HÓSPEDE, mesmo sendo em comum acordo, deixe que o hóspede faça a solicitação e através da Central de Resoluções...

Oi @Denise583 

Entendi...faz sentido...somente não havia percebido o impacto e as consequencias.. senão teria feito isto sim... obrigado mais uma vez.

Por isto que entendo que a avaliação tem ser analisada em caso de ponderação, pois é nítido esta situação neste caso.

Abraço.

Roberto.

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Roberto1065 , como mesmo dito pela @Denise583 , se o cancelamento foi de comum acordo, você pode tentar entrar em contato com o suporte para ver se eles conseguem reavaliar o seu status de Superhost.... Com 35 reservas, e com a taxa de cancelamento de 1% ou inferior, com 1 cancelamento isso já interfere no seu título 

-----

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Oi @Laura,

Entrei em contato e a primeira coisa que a pessoa que atendeu foi "não posso fazer nada"... sem mesmo ver e ouvir que foi de comum acordo com o hóspede.

Obrigado pela sua mensagem.

Roberto.

Bem desagradável essa atitude por parte do suporte, essa falta de interesse e empatia em resolver ou, ao menos, investigar o que vc narra @Roberto1065 , é muito triste e desalentador. 

Se foi consensual o cancelamento da reserva e vc consegue provar isso, mesmo sendo um algoritmo que faz toda uma verificação para conceder ou confirmar o status de superhost, não importa, deve ser corrigido quando se comprova um equívoco. 

Além do que, algoritmos são manipulados por seres humanos e sendo assim, as falhas podem ser corrigidas, o que estou dizendo é que, se a perda do superhost se deu por esse cancelamento da reserva e esse cancelamento foi consensual e há prova disso, cabe ao suporte corrigir e conceder o superhost perdido, aliás,  o suporte também tem essa função, de corrigir equívocos e erros na relação anfitrião e hóspede.

Bom, vamos à luta Roberto, não esmoreça. 

Fabrício:)

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Coincido com o @Fabricio50 , @Roberto1065 , não deixe de insistir com o Suporte, mostre as mensagens trocadas entre você e o hóspede, imagino que eles devem estar com um número muito grande de solicitações para reavaliar a decisão de Superhost, mas mesmo assim continue entrando em contato e nos deixe informados sobre o seu caso 🙂

-----

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias