DANO CAUSADO AO MEU IMÓVEL E NÃO RESOLUÇÃO DO PROBLEMA

Felipe803
Level 2
Florianópolis, Brazil

DANO CAUSADO AO MEU IMÓVEL E NÃO RESOLUÇÃO DO PROBLEMA

O meu hóspede causou um dano à minha propriedade, ao adentrar ao condomínio em um carro conduzido por um motorista uber, danificaram completamente o portão de entrada. O automóvel bateu no portão e seguiu andando, não só quebrando todo o portão como motor e acionamentos. O hóspede que estava utilizando o serviço do uber, por sua responsabilidade, e que fez a abertura do portão. 

 

O condomínio fez a solicitação do pagamento ao dano ocorrido no valor de mais de 5.000,00 e eu abri um processo na central de resoluções para reaver o dinheiro. O hóspede, apesar de reconhecer o dano, não aceitou o pagamento alegando não ser responsável por um erro do condutor (uber). O airbnb, por sua vez, retornou que também não poderá conceder a cobertura ao dano, de forma sucinta, citando o item II do termo que diz que: "perdas cobertas" signfica e está limitada a perda física direta ou ao dano físico à propriedade coberta de um anfitrião causada por seu hóspede responsável ou um convidado do hóspede responsável durante uma estadia do airbnb.

 

Ora, seguindo o mesmo item II, houve dano físico à propriedade coberta - uma vez que as áreas comuns do condomínio são propriedade das unidades autônomas, inclusive constando na matrícula do meu imóvel, ou seja, houve dano à minha propriedade - e causada pelo hóspede responsável e seu convidado (hóspede e motorista uber) durante a estadia do airbnb. Estou extremamente desapontado com o retorno negativo da central de resoluções, pois não sou responsável por um dano causado pelo meu hóspede durante a sua estadia, e que deveria ser coberto pelo airbnb. Como o airbnb não se responsabilizará por isso? Onde estão as garantias do anfitrião e de sua propriedade?

17 Respostas 17
Adriana1290
Level 1
São Paulo, Brazil

Felipe, estou com um chamada aberta no Aircover desde 14.01.22, e até agora nada!!!! Eles enrolam, protelam e não indenizam.Já juntei todos os comprovantes solicitados, o responsável pelo processo disse que ia me ligar outro dia, marcou dia e horário e não ligou e até o momento não retornaram! Já liguei para cobrar e eles não dão qualquer posição! Isso é uma propagandoa enganosa, pois na verdade eles falam que têm cobertura de Um milhão, mas não indenizam ninguém

Felipe803
Level 2
Florianópolis, Brazil

Sim Adriana, infelizmente é isso. O anfitrião não tem nenhuma segurança e garantia que seu patrimônio estará protegido. Além da demora no retorno (já estou tendo que arcar com o dano), as alegações e justificativas usadas são rasas. Infelizmente nem todos os anfitriões se dão conta disso. Uma pena. Estou entrando na justiça contra o airbnb que é co-responsável pelo dano. Solicitei os documentos do hóspede e eles tampouco disponibilizaram, ou seja, o hóspede alugou meu apartamento, gerou um dano a propriedade, o airbnb diz que não tem culpa e responsabilidade e que é do hóspede e do uber (motorista) e eles não fornecem nem os dados do hóspede para eu poder fazer uma cobrança judicial. Estou extremamente decepcionado.

Denise1365
Level 6
State of Santa Catarina, Brazil

@Felipe803 Lamento dizer que não irão receber. Não pagam absolutamente nada. Pura falácia. O meu cado já está mais avançado. Todos os registros simplesmente não existem mais depois de 7 meses. Já assumiram o calote. O problema Felipe é que a justiça no Brasil é podre. Não sei se terá sucesso. E se tiver vai ser daqui uns 10 anos com sorte.

Felipe803
Level 2
Florianópolis, Brazil

Olá Denise, infelizmente é o que eu acho que irá acontecer mesmo. As falsas garantias ao anfitrião são meramente para enganar, eles encerraram todos os chamados em aberto que eu fiz e não aceitam mais chamados meus. É uma vergonha.

Fabricio50
Level 10
Recife, Brazil

Olá CC!

 

Bem preocupante esses relatos de dificuldade em receber um sinistro do AirCover. 

 

A plataforma nos oferece uma cobertura de 1 milhão de dólares para danos à propriedade, como também,  1 milhão de dólares para danos por responsabilidade civil.

 

O relato de @Felipe803 , de @Adriana1290  e da @Denise1365 , nos causa perplexidade. Pelos relatos, nos parece que vcs se encaixam perfeitamente ao recebimento de um sinistro que faça frente aos danos sofridos e não valores irrisórios recebidos.

 

O seguro AirCover para danos cobre:

 

  • Danos ao seu espaço ou aos seus pertences causados por um hóspede (ou outros)
  • Custos de limpeza inesperados devido ao comportamento de um hóspede (ou outros) durante uma estadia reservada através do Airbnb
  • As perdas de ganhos causadas pela necessidade de cancelar reservas confirmadas através do Airbnb devido a danos causados por um hóspede (ou outros)

O AirCover não cobre:

 

  • Danos causados por desgaste habitual
  • Perdas causadas por desastres naturais (como terremotos e furacões)
  • Lesões ou danos à propriedade dos hóspedes ou de outros (que podem ser cobertos pelo seguro de responsabilidade civil para anfitriões)
  • Outras exclusões se aplicam.

Pela proposta do AirCover, os eventos de vcs deveriam estar cobertos integralmente.

 

Fabrício:)

Felipe803
Level 2
Florianópolis, Brazil

Fabrício, isso mesmo. Se você é anfitrião, imagine um hóspede seu chamar um uber e o mesmo quebrar o portão da sua propriedade. O airbnb está dizendo que não pode se responsabilizar por isso, e eu enquanto anfitrião vou ter que arcar com o prejuízo. Não faz o mínimo sentido e demonstra totalmente que o aircover não dá nenhuma garantia. 

 

Estou extremamente decepcionado e certamente retirando os anúncios da plataforma. E espero que a justiça de alguma forma funcione. Mas o desgaste para isso é muito grande, fiz inúmeras ligações, perdi muito do meu tempo para isso. A maioria dos atendentes do airbnb reconheciam que o dano causado pelo hóspede ou seu convidado a minha propriedade deveria ser coberto pelo aircover. 

Inicialmente o setor responsável justificou que o dano não havia sido causado em minha propriedade, então anexei a matrícula onde mostra que sou dono da fração ideal das áreas comuns que incluem o portão, e que também o código civil é claro em expressar que o acesso de uma propriedade à rua pública é parte da propriedade através de fração ideal, indissociável dos imóveis pertencentes.

 

Como viram que isso incluia o dano a cobertura, alegaram que o motorista do uber não era convidado do hóspede. Ora, se o hóspede chamou o uber, fez uso do serviço, estava dentro do automóvel conduzido pelo motorista do uber no momento do dano, fez a abertura do portão para o mesmo adentrar ao imóvel, como pode ele não ser o convidado do hóspede? Ele estar prestando um serviço para o hóspede não o exclui de neste caso estar se configurando como convidado do hóspede. 

 

Enfim, muito decepcionado. 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Olá @Felipe803 , eu verifiquei com a equipe de suporte do Airbnb e não tem um ticket aberto no momento para avaliar o seu caso. Você teria como entrar em contato para que eles possam analisar mais uma vez os danos causados pelo Uber no portão?  Nos deixe informados em relação ao andamento do caso para que a gente possa saber qual foi a resolução.

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Felipe803
Level 2
Florianópolis, Brazil

Olá @Laura tudo bem? Eu tentei novamente contato com a equipe do airbnb. No setor responsável pela análise do aircover (que se comunica apenas por email) o retorno que eu tive foi: "Observe que este será meu e-mail final relacionado a essa reivindicação e teremos que nos desvincular de outras comunicações. Obrigada. Tenha um bom dia."

 

Já nos chamados normais do airbnb, todos os que eu havia feito foram encerrados, muitos deles até sem ter resposta de questões que eu havia levantado, simplesmente encerraram. Tentei contato novamente e informaram que essa é a decisão do setor. Ou seja, uma vergonha pois a justificativa está totalmente equivocada e frágil.

 

Pelo que eu entendi, não tenho mais para onde recorrer. Apenas judicialmente. 

@Felipe803 , acho que vc tem panos para a manga para seguir em frente, a negativa de um sinistro tem que ser fundamentado, negativas evasivas não funcionam. 

 

A plataforma ao utilizar o AirCover como seguro a garantir um sinistro causado por um dano de responsabilidade do hóspede ou de outro, desde que tenha a ver com a hospedagem, tem sim responsabilidade para pagar o sinistro até o limite de 1 milhão de dólares. 

 

É prática bem comum de seguradoras se eximirem das garantias dadas aos segurados, note que o judiciário,  notadamente, os que tratam das relações de consumo, estão abarrotados com esse tipo de demanda. 

 

Insista, mesmo com a negativa do site, exija um motivo por escrito da negativa do ressarcimento pelo dano sofrido, se não houver respostas, busque todos os meios lícitos para fazer valer o seu direito.

 

  O que deve prevalecer é a força da lei e não a lei da força. 

 

Fabrício:)

Denise1365
Level 6
State of Santa Catarina, Brazil

@Fabricio50 É Fabricio, no papel é tudo perfeito, mas a realidade passa longe. Eu sou anfitriã há quase 3 anis, Contabiliza mais de 1000 hospedagens. Raramente utilizo esses recursos. Ontem tive que cancelar uma reserva para daqui 10 dias porque deu um probleminha no encanamento de gás do apartamento e terei que revisar todo o sistema. Mesmo explicando isso, foi multada em $50 e tive meu imóvel bloqueado por uns dias. É uma relação sinistra, Que temos com o AirBnb.Você como advogado sabe bem que são questões que a justiça deixa muito a desejar. Não valendo a pena sequer recorrer a ela. E parece que a plataforma está confortável com isso.

@Denise1365 , não devemos calar, por mais infausto que seja reivindicar um direito que nos parece evidente.

 

Vejo o site em uma zona de conforto, são inúmeros anfitriões entrando ou saindo da plataforma, então, se vc sai, entra outros tantos, causando uma situação bem confortável e tranquila para o Airbnb que não precisa mudar sua relação com os parceiros. 

 

Mas isso tudo não pode me fazer calar, ou buscar, ou reivindicar o que acho correto e justo nas tratativas com o site.

 

Denise, mesmo desgastante e demorado, eu acredito no judiciário, vejo como a única seara que temos para fazer valer um direito que está sendo violado e que não está sendo reconhecido de forma amigável. 

 

Precisamos urgentemente de sermos tratados com o devido respeito, com mais dignidade e mais diligência pelo site.

 

Afinal, somos ou não somos parceiros?

 

Fabrício:)

 

 

Denise1365
Level 6
State of Santa Catarina, Brazil

@Fabricio50 Acho que somos apenas ferramenta de monetização. Não é parceria isso. Eu acreditava, me recusava a fazer reservas por fora. Achava que seria valorizada se agisse com fidelidade à plataforma. Infelizmente fui traída. É assim que me sinto. 

@Denise1365 , entendo perfeitamente seus sentimentos e por vezes, penso assim. Mas uma coisa é certa, não me calo.📣

 

Saudações e bons negócios para vc sempre...👍😉👍

Denise1365
Level 6
State of Santa Catarina, Brazil

@Fabricio50 Quanto ao judiciário, eu diria que é o principal responsável por tudo isso. A inércia a ineficácia, e a corrupção, faz com que grandes corporações fiquem tranquilas em quebrar regras. 

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias