Olá a todos Sejam muito bem-vindos à Central da Comunidade ...
Última resposta
Olá a todos Sejam muito bem-vindos à Central da Comunidade Este tópico foi criado como uma forma de unir os anfitriões que ...
Última resposta
O AirBnB é uma plataforma que me permitiu realizar vários sonhos mundo afora. E tão logo surgiu a oportunidade, cadastrei uma residência minha e me tornei anfitrião.
Nessa jornada descobri que o mercado é bem concorrido e eu precisava desenvolver algumas ideias para tornar meu negócio mais sustentável, tanto para eu poder deixar a minha contribuição, oferecer um ambiente mais agradável ao hóspede, quanto reduzir meu o custo de energia elétrica e água.
Tracei um plano em etapas, a primeira seria reduzir a vazão de água em todas as torneiras da casa e automatizar o ar condicionado para evitar do hóspede deixá-lo ligado desnecessariamente.
Para as torneiras, comprei um redutor de vazão e um bico que injetava ar na saída de água, assim, o volume de água era reduzido, mas passava a impressão de que tinha muita água. E com o ar condicionado, como ele é um modelo sem a função Wi-Fi, comprei um disjuntor da Tuya e o associei a alguns eventos para determinar quando desligar sozinho.
Inicialmente tive uma grande dificuldade em saber se de fato tem alguém na casa ou não, então optei por desligar caso ele ultrapasse 12h ligadas e, também, desligar sempre às 10am. E deixando um aviso ao lado dele que ele possui temporizador e, caso desligasse, bastasse apertar o botão e religá-lo sem problemas.
Por ser uma casa, diferente de quarto de hotel, não seria possível associar uma chave ou cartão à presença de alguém na casa, já que pode sair uma parte dos hóspedes e a outra ficar dentro da casa.
Só essas medidas do ar condicionado e das torneiras já consegui uma redução na conta de água em torno de 15% e de 20% na de energia elétrica, afinal, foram 7 torneiras e 2 ar condicionados.
Com o sucesso dessa primeira etapa, resolvi automatizar tudo que fosse possível na casa para deixar um ambiente mais sustentável, e foi onde comecei a investir na piscina por ser o meu maior custo na casa.
Minha piscina possui 4 bombas (hidromassagem, cascata, filtro e aquecimento), portanto, precisava de um sistema que gerenciasse o uso desses recursos a fim de minimizar seu uso, mas sem desagradar os hóspedes. Para tanto, instalei um controlador para melhorar a eficiência do aquecimento solar onde consigo adaptar a programação de acordo com a condição do tempo (céu claro, nublado, chuvoso, verão, inverno, etc), instalei um temporizador para as bombas de hidromassagem e cascata e também um sistema que consigo associar o sistema de filtragem ao controle de pH, cloro, volume, o qual posso gerenciar o melhor horário para encher a piscina e adicionar o cloro que minimize o desperdício e não incomode o hóspede.
Após concluir a etapa da piscina, comecei a investir em um sistema de irrigação automatizado que rega os mais de 30 vasos de planta espalhados pela casa além do jardim frontal e interno para que ocorra de madrugada afim de minimizar a evaporação.
E, a última etapa foi instalar sensores em todas as luzes externas permitindo ligar ou desligar pelo horário ou presença de alguém, e sensores que desligam alguns eletrodomésticos de consumo maior.
Esses sensores extras ajudam quando o hóspede encerra a estadia, assim consigo desligar o freezer, filtro, luzes, ventiladores e demais aparelhos tão logo eles saem, cortando o gasto elétrico dos mesmos e evitando que um funcionário se desloque até o local.
Somando todos esses investimentos, consegui uma redução de água e energia elétrica na faixa dos 30% a 40% mensalmente, o que, ao longo de 12 meses, será possível recuperar todo o gasto com a compra e instalação dos sensores, além de contribuir para uma estadia mais sustentável.
O próximo passo será investir em um sistema de geração própria de energia elétrica com placas fotovoltaicas já que minha residência localiza-se em uma região de intensa incidência solar grande parte do ano.
Olá @Leonardo798 , obrigada por compartilhar sua experiência aqui com a gente na Comunidade, são muitas dicas e conhecimento relevantes que podem ser úteis para outros anfitriões reduzirem também as contas de energia elétrica e água.
Acabei colocando uma foto do seu anúncio porque não tinha nenhuma outra.... se tiver alguma pra adicionar coloca aqui e eu faço as alterações 😉
Oi, , eu planejava ir até a minha residência semana passada e tiraria umas fotos melhores dos sensores, eles realmente não ficam muito visíveis e acabam não fazendo parte do anúncio, e eu não tinha fotos legais para adicionar.
Então, separei algumas do app que uso para gerenciar tudo a distânica.
Oi @Leonardo798 , caramba, que casa inteligente!!
Você realmente controla TUDO de longe!!
Não sei porque as últimas fotos não baixaram, as primeiras sim, teria como colocar de novo elas aqui?
@Laura na verdade, as fotos de baixo são as de cima, ficaram fora do lugar e sem os textos =/
Olá @Leonardo798 ,
Obrigado por compartilhar sua abordagem inovadora e suas soluções para se tornar um anfitrião sustentável. Muitos anfitriões achariam estas medidas inspiradoras e podem acrescentar tais medidas sustentáveis nos seus anúncios.
Mais uma vez, obrigada,
Catherine.
Oi @Leonardo798 ,a Catherine Powell, diretora Diretora de Hospedagens Global do Airbnb, fez o seguinte comentário sobre a sua publicação e eu o traduzi para português 🙂