Pedido de alteração da reserva em função de mal tempo

Patricia1641
Level 2
Campinas, Brazil

Pedido de alteração da reserva em função de mal tempo

Boa noite! Tenho um apartamento na praia. Uma hóspede fez a reserva e na véspera do check-in ela pede alteração para o outro final de semana porque há previsão de chuva. Alguém já passou por algo parecido? O que me sugerem? Negar e correr o risco de retaliações ou aceitar e perder o final semana porque na véspera não temos tempo de realizar uma outra locação?

Patricia Beck Begnossi
3 Respostas 3
Denise583
Top Contributor
Carrancas, Brazil

Oi @Patricia1641 ,

Eu já passei por 3 situações como essas, em janeiro desse ano, naquele período de chuvas torrenciais em Minas, cada uma com um desfecho diferente.

Uma fez a solicitação com 1 semana de antecedência, aceitei o pedido e deu tudo certo. Está neste momento ocupando uma das acomodação e recebi novos hóspedes nas datas.

Outra fez o pedido tbm com cerca de 1 semana de antecedência e assim que aceitei ela cancelou a reserva. Minha política de cancelamento é rígida e, com essa manobra, ela driblou a política, levando reembolso integral. Agora só permito adiantamentos até 2 semanas, no máximo. 

A terceira foi exatamente como o seu caso, me pediu alteração na tarde da véspera do check-in pois ela e o namorado viriam de moto. Não aceitei o pedido, visto que seria impossível conseguir novos hóspedes em tão pouco tempo. Ela acabou cancelando e foi aplicada a minha política de cancelamento.

Nesse caso como o seu, tem-se um risco seja qual ação tomada. 

Difícil mesmo.

Mas como vê, não há receita pronta. 

Pois é, a minha também não vai mais. Ela mudou o argumento da chuva e me disse que mãe estava internada. Pedi um atestado e, com ele em mãos, eu faria a alteração sem problemas. Daí ela disse não tem nada que comprove, que prefere não ir. Sei.... sei..... Agora, o Airbnb disponbiliza uma ferramenta que coloca o anfitrião numa situação muito complicada. Divulga que o hóspede pode mudar a data da viagem quando quiser. Isso não está certo. Enviei a crítica para o suporte do Airbnb. Envie também para engrossar o coro. 

Patricia Beck Begnossi
Denise583
Top Contributor
Carrancas, Brazil

Oi @Patricia1641 ,

Essa informação de que o hóspede pode mudar a data da viagem qdo quiser, não procede. 

Salvo situações de força maior, devidamente previstas na "Política de Força Maior", o hóspede pode pedir alteração das datas sempre que quiser, ou mesmo do número de hóspedes. 

Mas este pedido depende do anfitrião aceitar ou não. Caso não aceite, fica como está. 

Não foi passado nenhum comunicado do Airbnb informando tal mudança. 

E em face de cancelamento por parte do hóspede, será aplicada a política de cancelamento definida pelo anfitrião. 

O que vc, como anfitriã, não deve fazer é cancelar, pois as penalidades serão aplicadas a vc. 

Espero ter ajudado. 

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias